Conselhos de nabi luqman p seu filho
﷽
Algumas das advertências dadas por Luqman a seu filho são:
1 – O meu filho ! Desde o dia em que você chegou ao mundo passe a virar as costas para o mundo e, na verdade, vire o seu rosto e preste atenção para a Outra Vida “a eternidade” (desde que voçê nasceu, começou a sua jornada em direcção a outra vida ) , e você está passando várias etapas desta jornada
Daí que a casa em direcção para a qual você virou o seu rosto está chegando cada vez mais perto de você e da casa em que você está agora, está ficando cada vez mais longe de você todos os dias.
Ó meu filho! Seja um companheiro dos sábios e sente-se com eles e não discuta com eles que eles podem impedir o seu conhecimento de você.
Tome deste mundo apenas aquilo que é essencial e suficiente para você. Também não desista ganhar neste mundo que você pode tornar-se necessitado (e outros podem ter para cuidar de você ) . Também não se envolva tanto neste mundo que você pode perder sua outra vida.
Jejue a uma extensão para controlar as suas paixões. Não jejue tanto que você pode não ter força suficiente até mesmo para a realização da sua oração, porque Deus ama mais as orações de que o jejum.
Este mundo é um oceano profundo. Inúmeras pessoas se afogaram na mesma e se destruíram devido a ele. Por isso, é essencial para que você faça a sua fé o navio para salvar -se dos perigos deste mundo . Você deve ter da confianca de apenas um Deus ” a vela do seu navio”. A sua provisão no navio deve ser “evitar o ilegal e o indesejável”.
Depois disso, se você estiver salvo , é devido à misericórdia de Allah SWT. e se você for destruído é por causa dos seus pecados .
De acordo com outra narração :
“Ó filho! Faça do temor a Deus o seu navio e que o capital que você deve colocar devera ser a fé em Deus, seus Profetas e suas palavras. A vela do seu navio devera ser a dependência de Allah , o capitão devera ser a inteligência que deve dirigir o seu curso , o seu guia devera ser o conhecimento e sua âncora devera ser “abster-se do que e proibido e ter paciência para suportar as dificuldades em obedecer a Allah”.
2 – O Filho! Se você aprender a disciplina (boa educação) na infância você se beneficiará com ele depois de crescer. Aquele que conhece a graça do bom comportamento tenta alcançá-la e aquele que se importa por alcançá-la também tolera as dificuldades desse caminho e aquele que consegue virtudes como estas, também fará grandes esforços em mantê-los e quando ele obtém estas virtudes ele adorna -se com eles e quando ele se torna a personificação das virtudes, ele terá seus benefícios , tanto nesta vida e como no além.
Então, esteja habituado com bons hábitos de modo que você poderá vir a ser o herdeiro dos virtuosos e beneficiar a aqueles que virão depois de você , para que possam seguir seus passos e os seus amigos poderam esperar o bem de você e seus inimigos permaneceram com medo de você .
Nunca deia folga na questão de alcançar a virtude , nem preste atenção em nada a não ser o bom comportamento e hábitos.
Se as pessoas te derrotarem e arrebatarem o mundo (coisas materiais) de você, não se preocupe. Em vez disso, tenta assegurar que você não foi derrotado nas questões sobrenaturais (espirituais); que ninguém pode ser capaz de arrebatar o “Além” de você , ou seja, você não pode obter o conhecimento de onde ele deve ser obtido.
Você deve reservar algumas horas do dia e da noite para conseguir o conhecimento , porque não há nada que possa destruir o conhecimento do homem . O exemplo é o de desistir da aprendizagem. Isso significa que , desistir da aprendizagem é o resultado de perder qualquer conhecimento que você poderia aprender. ( Portanto, procure e continue a aprender ) .
Não discuta com o confuso nem discutam com qualquer pessoa sábia e culta . Não crie inimizades com o rico e não faça companhia aos opressores e não cultive a fraternidade com um pecador , nem sente-se com uma pessoa sem honra e com má fama e mantenha o seu conhecimento oculto , assim como você esconde a sua riqueza.
3 – Meu precioso filho ! Temei a Deus , como Ele merece ser temido. Tenha medo DELE , mesmo que tenha em seu crédito todas as virtudes e boas obras feitas por todos os homens e os gênios se você tem que estar diante dele para dar conta dos seus actos. Você sempre deve ter medo do seu castigo.
Da mesma forma , também continuem esperançosos da Sua Misericórdia , mesmo se você pecou , totalizando os pecados de todos os homens e gênios e tenha esperança que Ele vos perdoará .
Ouvindo isso, o filho disse: Meu pai respeitado ! De onde eu posso conseguir força suficiente para entreter esperança e medo juntos quando eu tenho apenas um coração no meu peito ?
Luqman disse: Meu filho ! Se um coração fiel for cortado por dois raios sairá o dele. Uma luz do temor a Allah e a outra luz da esperança de Allah. Se ambas as luzes são ponderadas nem vai pesar mais ou menos o mesmo pelo peso de um átomo. Então, aquele que crê em Deus, também atesta as suas palavras e aquele que atesta suas palavras também age de acordo com seus mandamentos e se alguém não agir de acordo com a palavra de Deus , então certamente ele não entendeu (acreditou) as palavras de Allah porque algumas das virtudes daram testemunho de algumas outras virtudes.
Então, aquele que verdadeiramente e sinceramente acreditou em Allah certamente agira honestamente para Allah com uma esperança para o bem.
Aquele que age desta forma realmente crê em Deus e aquele que crê em Deus também teme e quem teme O ama e aquele que O ama também obedece e quem obedece torna -se elegível para seu prazer e Paraíso e aquele que não quer que o prazer de Deus faça a Sua rápida punição sobre ele e eu buscarei a proteção de Deus da Sua punição.
4 – O meu querido filho! Não tenha desejo para o mundo e não envolva-se nele, porque nenhuma criação de Deus é mais inútil do que o mundo aos olhos de Dele.
Você não vê que Deus não fez os beneficios mundanos a recompensa do Seu obediente nem as dificuldades mundanas do castigo dos seus desobedientes e os pecadores?
De acordo com outra tradição confiável, Imam Sadiq AS. disse que Luqman disse (como um testamento) para o seu filho:
Ó meu filho! Você deve manter uma arma pronta pelo qual você podera sentir (a derrota) do seu inimigo e tal arma (tática) é que você deve apertar as mãos dele e mostrar prazer para ele sem separar-se dele, sem mostrar inimizade com ele para que ele possa revelar para você o que está escondido no seu coração sobre o plano de te prejudicar.
5 – Meu filho ! Tenho levantado ferro e pedra e todas as coisas pesadas e ter sido capaz de suportar o seu peso, mas não encontrei nada mais pesado de que um vizinho mau.
Eu provei coisas amargas , mas não encontrei nada mais amargamente do que a inquietação e a necessidade dos outros.
Ele é mencionado em outro hadith que Luqman disse: Ó meu filho! Faça mil amigos , porque mesmo que mil amigos são menos, mas não faca mesmo um inimigo, porque até mesmo um inimigo é suficiente.
Ele é narrado a partir do mesmo Imam em outro hadith :
‘Ali AS. disse: ” Uma das admoestações de Luqman a seu filho é :
Aquele cuja fé em atributo de Deus de ser o provedor é menor, deve tirar uma lição de conselhos e aquele que é fraco em pedir provisão do Todo-Poderoso deve tirar uma lição do conselho, porque ele só é Deus, que ele trouxe da não-existência à existência e lhe deu provisão em três estados e não havia nenhuma fonte de obtenção de qualquer provisão em qualquer das referidos três estados.
Assim, ele tem muita certeza de que Ele irá fornecer-lhe a manutenção no quarto estado da sua vida também .
Um dos acima mencionados três estados é quando ele estava no útero de sua mãe. Foi só Deus, que lhe deu sustento e abrigo a ele em um lugar tranqüilo onde sofreu nem calor nem frio .
Em outro estado, ele foi levado para fora do ventre de sua mãe por Deus e ele forneceu sua prestação de leite do seio da mãe . Foi uma pura e limpa e suficiente para ele naquele estado. Allah nutrido e ressuscitou nesse estado onde não havia outra fonte de nutrição e treinamento , sem força para ganhar e nenhum poder de afastar malefícios .
O terceiro estado foi quando seu suprimento de leite acabou . Em seguida, ele foi fornecido manutenção através de ganhos dos seus pais que passaram sobre ele com amor e prazer máximo e compaixão , tanto assim que, às vezes , deram-lhe preferência sobre si mesmos.
Isto continuou até que ele cresceu e teve força e inteligência suficiente para ganhar o seu próprio fornecimento . Então ele se tornou as coisas difíceis para ele por entreter pensamentos indesejáveis sobre seu Senhor e não gastar para cumprir e observar os direitos de Deus e começou a dar menos para os seus familiares , temendo perda de riqueza perdendo assim a fé em Allah.
Apesar disso Deus sempre recompensa-o para passar em seu caminho neste mundo e no Além. Tão ruim , na verdade é como um escravo. “
6 – Meu filho ! Tudo tem um sinal pelo qual é reconhecido. Esse sinal testemunha pela essa coisa. Então a religião também tem três sinais : Fé
(Iman), Conhecimento (ILM) e acções ( A’mal ) .
A fé tem três sinais : testemunho dos Livros de Allah .
Conhecimento também tem três sinais: Conhecendo o seu Senhor , determinar o que seu Senhor gosta e o que ele não gosta . Mais uma vez há três sinais de quem age de acordo com seu conhecimento : orações diárias, jejuns e Zakat taxa dos pobres.
Além disso, existem três sinais de um homem que feicha a porta do conhecimento de si mesmo e não se torna conhecedor: Ele briga com aquele que é mais sábio do que ele, menciona as coisas que são mais elevadas do que o seu nível de inteligência que ele age contra ele , oprime os fracos e auxilia aos opressores.
E há três sinais dos hipócritas : Sua língua não colabora com o seu coração , seu coração não colabora com o seu carácter e a sua aparência é diferente do seu eu interior .
Há três sinais de um pecador : Ele rouba a riqueza das pessoas , diz mentiras e actos contrários às suas palavras.
Há três sinais de ostentação (exibicao) : ele é negligente na sua adoração enquanto ele está sozinho, mas faz um show de atenção integral em adoração , enquanto em público e ele faz isso para que as pessoas possam louvá-lo .
A inveja também tem três sinais : Ele fala mal das pessoas por traz e agrada-os no rosto, se sente feliz quando as pessoas estão em apuros.
Há três sinais do extravagante (esbanjador, gastador) : Ele come coisas que estão além da sua capacidade e por isso também veste o mesmo, e ele alimenta os outros cruzando os limites da capacidade .
Há três sinais de um indolente (preguicoso) : Ele é preguicoso em fazer boas ações e adia as boas obras e até ao menos que ele é ameaçado e ele se torna tão preguiçoso que o trabalho se estraga e, assim, ele se torna um inadimplente (faltoso) .
Há três sinais de um homem negligente : Ele é duvidoso em seu culto, torna-se descuidado em questão de lembrar o seu Senhor e ele esquece as boas ações .
7 – Ó meu filho! Não peça por coisas que não estão ao seu alcance e para a qual você não tem recursos e deixe de lado (pegue) as coisas que você pode alcançar e para as quais você tem recursos de modo que você possa não parecer vacilar (a gaguejar) e sua sabedoria não vá em vão.
8 – Meu filho! Enfrente o inimigo, desistindo do proibido, ajude-se através da realização da graça em sua religião através de magnanimidade (generosidade).
Mantenha sua alma limpa de desobediência de Allah.
Mantenha seus segredos ocultos e seu eu interior, puro.
Quando você fizer isso você será direccionado ao segredo de Allah SWT., não terás medo dos seus inimigos de se tornarem conscientes da sua fraqueza e defeitos.
Não se torne destemido (descuidado) de conspirações do inimigo, para que não te encontre inconsciente e domina-lo e, em seguida, não haverá desculpa.
Você deve sempre mostrar-lhe a sua felicidade.
9 – Meu filho! Trabalho duro para alcançar uma coisa útil deve ser considerado leve;
E menos esforço para alcançar uma coisa prejudicial deve ser considerado pesado.
10 – Ó meu filho! Não fique contra a prática predominante da sua companhia, enquanto com as pessoas e não espere deles as coisas que são difíceis para eles, de outra forma os seus companheiros vão te detestar para sempre e os outros vão também se afastar de ti e você vai ficar sozinho. Não haverá nenhum companheiro para simpatizar com você e nem amigo para ajudá-lo. Quando você se tornar sozinho , vais ser desrespeitado e sem valor.
Não peca desculpas a uma pessoa que não podera aceitar o seu pedido de desculpas e que podem não reconhecer qualquer um dos seus direitos.
Não procure ajuda de ninguém para servir o seu propósito se não aquele que podera cobrar alguma coisa para esse serviço , porque , nesse caso, ele vai fazer o seu trabalho , assim como ele faz algo para si mesmo. Desta forma, depois de cumprir essa necessidade , ele será beneficiado , tanto neste mundo de passagem , bem como obter alguma recompensa no Além e, portanto, ele vai fazer um bom esforço para fazer esse trabalho .
Você também deve selecionar pessoas compassivas (humanas, piedosas) , ricas , sábias e respeitadas para fazer amigos ou para procurar ajuda em seus negócios , de modo que se você der-lhes qualquer benefício , eles poderam agradecer-lhe e se você fizer parte com eles poderam lembrar de você.
11 – Ó meu filho! Se as pessoas letradas (com conhecimento) com quem você fez amizade são leais a você, então você deve pensar em melhorar a si mesmo . Se eles se afastam de você, então mantenha distância deles , porque a sua inimizade será mais prejudicial para você do que a inimizade dos outros, porque , as pessoas vão acreditar no que vão dizer sobre você, como eles te conhecem .
12 – Ó meu filho! Se você não gosta de algo em seus amigos, não fique impaciente e não fique nostálgico ou comportar-se mal com eles, porque a amizade não pode ser mantida dessa forma.
Torna-a um ponto de agir com moderação e sem pressa . Não tenha pressa em fazer algo sem pensar corretamente sobre as suas consequências. Seja tolerante se tiver qualquer dor dos seus irmãos e amigos e tente fazer a sua personagem o mais nobre de todos.
13 – Ó meu filho! Se precisares de ajuda de um rei em qualquer assunto, peça com muito respeito, seriedade e humildade. Não peça nada a menos quando o tempo for apropriado. Este tempo é quando ele está satisfeito com você e quando ele está despreocupado.
Não se desespere se você falhar em obter qualquer coisa necessária, pois a sua realização está no controle de Allah SWT. e ela será cumprida apenas em um tempo determinado. Quando este tempo chegar o trabalho estará feito. Lembre-se sempre de Allah e peça só a ELE e mantenha os dedos movendo-se com humildade total, enquanto orando a Allah SWT.
14 – Ó meu filho! O mundo é pequeno e sua idade é curta. Não liga muito para conseguir qualquer coisa a partir dum mundo limitado em um curto tempo de vida.
O meu filho! Nunca tenha inveja. Considere a inveja contra a sua postura. Nunca se comporte mal com os outros. Não torne o seu desejo de fazê-lo.
Estes dois males não prejudicaram a ninguém se não a ti .
Quando você prejudicar a si mesmo você realizou o negócio do seu inimigo por si mesmo, porque a sua inimizade consigo mesmo é mais prejudicial do que a inimizade dos outros.
15 – Ó meu filho! Faça o bem para a pessoa que merece, e seu propósito por trás dele devera ser para agradar a Allah SWT. e não para qualquer interesse mundano. Seja moderado nos gastos para os outros. Não seja tão mesquinho que não possas dar, mesmo que você pode, e não deia tanto que você possa tornar-se carente dos outros.
16 – Ó meu filho! O melhor comportamento é a sabedoria , a aquisição de que é muito essencial . É a religião de Deus e ele é semelhante a uma árvore crescida.
Sua água é a crença em Deus , o que a mantém viva e de pé.
Sua raiz é a oração, que a mantém em linha recta e firme .
Seu tronco é o imposto para o pobre imposto (Zakat) e seus ramos são os esforços para a manutenção das relações fraternas com o irmão da mesma fé apenas para o prazer de Allah .
Suas folhas são os bons costumes .
Seus frutos são abandonando desobediência de Allah.
Nenhuma árvore é completa se o seu fruto não for agradável é semelhante a religião de um homem em que não está completa até que ele não desista de todas as coisas proibidas por Deus .
17 – Ó meu filho! A pior inquietação é a interrupção do intelecto. O maior pecado é um pecado contra a religião e a maior calamidade é o perigo para a fé e a riqueza mais rentável é a riqueza do coração.
Então enriqueça o seu coração com o conhecimento, fé , boa moralidade e o resto contenta-te em tudo o que você tem no mundo. Fique satisfeito e feliz com o que Deus fixou para si, porque , aquele que preferir a propriedade das pessoas não terá provisão legal e permissivel , como Deus o impede , como fixado por Ele, e essas pessoas ganham apenas pecados.
Um homem que é paciente, obtem provisão halal ( permitida ), ele é protegido do castigo de ambos neste mundo e da outra vida .
18 – O meu filho ! Não envolva a uma pessoa ignorante para transmitir qualquer mensagem em qualquer lugar. Se você não encontrar um homem sábio , em seguida, transmita a sua mensagem tu proprio .
19 – Amir al- Mu’minin disse:
” As pessoas perguntavam ao Luqman quem era o melhor das pessoas .
Ele respondeu: ” A rico fiel. “
Eles perguntaram: ‘ Você quer dizer riqueza de dinheiro ? “
Ele disse, ‘ Não, de conhecimento , de modo que, quando necessário as pessoas podem se beneficiar do seu conhecimento .
Se as pessoas não precisarem do seu conhecimento , então ele pode puxar com o seu próprio conhecimento. “
As pessoas perguntaram : ‘Quem é o pior entre nós ? “
Ele respondeu: ” Aquele que não se importa se as pessoas vê-lo a pecar .”
20 – Ȯ meu filho ! Faça a sua obediência pura e não deixe que seja contaminada por qualquer acto de pecado e adorne a sua obediência , seguindo a verdade porque seguindo a verdade segues a Allah SWT. Embeleze-a com conhecimento e sabedoria.
Proteja o seu conhecimento através da tolerância , que não devera ser sem sentido.
Recolha o seu conhecimento através da humildade , que não deve ter nele a tolice .
E reforçe a sua porta através da clarividência (clareza), que não deve ter mansidão e misture a sua clarividência com bondade , que não deve ter dureza e rigidez na mesma.
21 – Meu filho ! Mantenha-se longe do mal , de modo que ele pode -se permanecer longe de você.
22 – Luqman disse a seu filho : Ó meu filho! Sempre que viajar com um grupo de pessoas tome os seus conselhos muitas vezes a respeito dos seus problemas e assim também sobre seus assuntos. Não sorria muito na frente deles e seja generoso nas suas custas.
Aproxime-os sempre que chamá-lo e deia-lhes assistência sempre que eles precisarem e esteja em diante deles em três assuntos . no silêncio, na oração e na generosidade da riqueza e na masculinidade. Sempre que eles pedirem o seu testemunho sobre o direito de alguém , então, deia o seu testemunho e sempre que buscarem o seu conselho faça maiores esforços para o seu benefício , e o bem.
Não se apresse em dar a sua opinião a favor deles até que penses sobre isso profundamente e não deia a sua resposta sem que consultes, se desloques do local, durmas, oferecas orações e gastes toda a sua inteligência na sua consulta , porque, se um homem não faz o seu simpatizante puro , Allah leva a sua inteligência e remove a sua honestidade .
22.1 – Meu filho ! Quando você ver os seus companheiros de viagem a pé você também devera andar com eles. Quando eles estiverem ocupados , você também deve participar nos trabalhos deles.
Também acompanhá-los quando eles testemunharem algo ou darem empréstimos a alguém. Ouça aquele que é mais velho do que você em idade e não se recuse , se lhe pedir para fazer alguma coisa ou pedir algo de você , porque recusa é uma doença da alma e um sinal de incompetência.
Pare de viajar quando você perder o seu caminho e faca a consulta mútua . Se você encontrar uma pessoa solitária e perguntar-lhe o caminho não confie em sua resposta , porque uma pessoa sozinha coloca as pessoas em dúvida em uma floresta.
Às vezes acontece que uma pessoa é um espião de ladrões ou é um Satanás ( diabo ), que quer desencaminhar-te e colocar-te em problemas. Além disso, evite se eles são dois a menos que você encontre sinais de veracidade neles, que não posso descrever. Então, confie neles , porque quando um olho observa algo descobre a verdade e quem está presente e observa, sabe o que uma pessoa ausente não pode saber e ver.
23 – Meu filho! Quando o tempo da oração chega não adie-a por causa dum outro trabalho. Primeiro termine as orações de forma satisfatória porque a oração é a base da religião e não perca uma oração congregacional, mesmo sob uma espada e não durma no dorso (costas) dum animal, pois ele pode machucar e não é um acto sábio.
Claro que você pode dormir num cesto (sob um animal) , se você gostar, mas mantenha o seu corpo e articulações rectos e quando o destino estiver próximo, desca do animal e ande a pé. Depois de chegar lá primeiro alimente os animais.
Quando você pretender acampar, selecione uma terra que é boa na cor, mais suave e tenha mais grama e quando você estiver prestes a acampar, primeiro ofereca dois rak’ats de oração. Quando você tiver que responder a uma chamada da natureza va longe das pessoas (necessidades).
Quando você sair daquele lugar sauda (dizer ‘salaam’) aos moradores daquele lugar, porque há anjos em cada pedaço de terra e, se possível, não coma antes de dar qualquer coisa como esmola.
É necessário recitar o Livro de Deus, desde que você estiver montando e mantenha se a lembrar e louvar (santificação) a Allah em cada trabalho.
Também é necessário rezar na conclusão de cada trabalho e nunca iniciar a sua viagem na primeira parte da noite. Você deve viajar a partir de meia-noite até o amanhecer e não deve levantar a sua voz no caminho.
24 – Está registrado em fontes confiáveis que o Imam Al-Baqir AS. disse:
“As pessoas perguntavam Luqman: que entre os seus problemas e as suas acções sábias em que você tem maior fé e que você nunca as deixou ?”
Ele disse: “Eu não assumi qualquer problema em que o próprio Allah já se tornou um fiador em meu nome e eu não estrago uma obra que ELE deixou para mim. “
25 – De acordo com a mesma fonte Luqman disse a seu filho:
Meu filho! Seja amigável com uma centena de pessoas, mas não faca mesmo um único inimigo.
Meu filho! Nada, excepto o seu moral e bom comportamento ira beneficiar a você.
Sua personagem entre vós e Deus é a sua religião.
Seu comportamento entre você e seu povo é o seu contacto (com eles). Portanto, não crie inimizade com os outros, mas sempre apresente um comportamento agradável.
O meu filho! Torne-se um escravo de pessoas boas, mas nunca se preparar para ser o filho das pessoas más.
Meu filho! Se alguém lhe der qualquer coisa como uma confiança, devolvê-lo, pois é assim que o seu mundo e no outro poderá ser protegido.
Seja honesto para que você possa ficar rico e não-dependente.
26 – Foi mencionado em uma tradição de confiança que Imam Al-Kazim AS. disse, Luqman disse ao seu filho:
“Ó meu filho! Como é que as pessoas não temem o castigo divino que foi prometido a eles, mesmo que eles estão se tornando cada dia mais fracos e inferiores dia apos dia ?
Como eles não permanecem prontos para a promessa de Allah da hora da morte, embora sua idade está rapidamente chegando ao fim.
Meu filho! Não adquira conhecimento para mostrar o orgulho sobre o aprendido e os sábios, nem brigar com os tolos e os imprudentes nem para fazer uma exibição de si mesmo em reuniões.
Mas também não desista de aprendizagem, porque elas advertem.
27 – Ó meu filho! Participe em reuniões e encontros e olhe ao redor e com olhos prontos a tirar liçoěs e se você ver um grupo ocupado em recordação de Deus, em seguida, sente-se com eles, porque, se você for aprendido, o seu conhecimento vai beneficiar a você e seu conhecimento vai aumentar e se você não tiver conhecimento, você vai ganhar conhecimento deles. Talvez a Misericórdia de Deus desca sobre eles e pode envolvê-lo também.
28 – Ė mencionado em uma tradição confiável do Imam Muhammad Al-Baqir AS. que uma das admoestações dadas por Luqman a seu filho é que:
“Meu filho! Se você tiver alguma dúvida em tudo sobre a sua morte iminente, em seguida, remova o sono de você. Você não pode fazê-lo.
E se você tiver alguma dúvida sobre o surgimento novamente após a morte entao evite despertar após o sono. Você não pode sempre fazê-lo.
Então, se você reflectir sobre essas duas coisas, você vai perceber que sua vida está nas mãos de outra pessoa; que o sono é como a morte e o despertar é como levantando-se após a morte.
29 – Meu filho! Não desenvolva relacionamentos com as pessoas mais do que o necessário, para que elas não possam causar separação e criar inimizade. Nem fique longe dos outros se não você se tornará desrespeitado e desonrado.
Todo ser vivo ama sua categoria, mas o homem não ama o homem. Não seja o tipo extra para ninguém, somente para aqueles que o desejam. Assim como uma ovelha não pode ser amigável com um lobo da mesma forma que um bom homem não pode ser amigável com uma pessoa má.
Aquele que se aproxima do mal também desenvolve alguns males dentro de si. Da mesma forma que um homem que faz companhia a um mau caráter também aprende alguns dos males deste último.
Aquele que gosta de brigar com os outros fica abusado e aquele que entra na reunião (companhia, encontro) de pessoas ruins fica com tretextos. Um homem que se mistura com os malfeitores permanece seguro dos seus males.
Aquele que não controla a sua língua se sente envergonhado.
Meu filho! Seja sempre honesto e confiável, porque Deus não ama os desonestos.
Meu filho! Apresenta-te diante dos outros, como se o seu coração fosse pecador e que você estivesse aterrorizado com a ira de Allah “.
30 – De acordo com outra narração Luqman disse: “O homem que diz que o mal pode ser removido por maldade e corrupção por corrupção não é correto. Se ele pensa que é correto, então ele deveria acender uma fogueira e ver se o fogo apaga o fogo. (Nunca).
Mas paciência, tolerância e bom comportamento supera a corrupção e o mal assim como a água apaga o fogo.
O meu filho! Venda seu mundo para a outra vida (eterna), para que você possa ser beneficiado tanto neste mundo e no outro. Não venda a outra vida para este mundo de outra forma você vai sofrer perda em ambos os lugares. “
31 – Diz-se que Luqman morava sozinho a maior parte do tempo.
Uma vez um homem foi até ele e disse:
“Senhor, você permanece maioria do tempo na solidão. Se você juntar-se com outras pessoas irá aumentar a afeição.
“Ele respondeu:” A solidão dá mais espaço para o pensamento e o pensamento conduz para o paraíso. “
É relatado de forma confiável a partir de Imam Sadiq AS. que Luqman, em seu testamento pediu ao seu filho:
Meu Filho: Pessoas antes de você juntavam riqueza para seus familiares. Então nem viveram, nem a sua riqueza durou, e nem aqueles para os quais foi juntada. Você é um trabalhador que foi ordenado a fazer alguns trabalhos em remuneração fixa.
Assim, realize as suas funções, tome a sua remuneração, e não viva neste mundo como uma ovelha que vai para o campo e consome tanto que se torna gorda e, em seguida, ela é abatida por causa da sua obesidade.
Mas você deve passar por este mundo como atravessa por uma ponte que foi construída sobre um rio.
Depois de passar nela você nunca mais voltara a ela.
Não desenvolva a sua morada terrena, porque não são ordenados a fazê-lo e lembre-se que quando você for posto de pe para estar diante do seu Senhor, no Dia do Julgamento, você será questionado sobre quatro coisas:
Sobre a sua juventude a forma como você gastou-a,
Sobre a sua idade (vida) a forma como você a terminou,
Sobre a sua riqueza a partir de onde você ganhou
E como voce uso-a.
Portanto, esteja preparado para responder a estas perguntas e nunca se desculpe pela perda de riquezas do mundo, porque pouca riqueza não dura muito tempo e não se deve estar despreocupado dos grandes problemas.
Portanto, esteja sempre longe dos males deste mundo e esteja ocupado com as obras para a outra vida. Remova a vedacao (escuridão) dos seus olhos e admita-se na felicidade do seu Senhor através de boas ações.
Sempre se arrependa no seu coração e faca esforços para alcançar virtudes até que você tenha tempo e antes que eles (os anjos) atinjam-te e vontades de Allah se virem para você e essas coisas se tornam uma barreira entre você e os seus desejos.
32- Diz-se em outra narração que Luqman disse:
“Ó meu filho! Se o sábio e as pessoas eruditas baterem te e prejudicarem-te, é melhor para você do que (comparando a) à situação , na qual o ignorante ungir com (porem-te) óleo e perfumes “.
33 – Diz-se que alguém perguntou ao Luqman,
“Você não era um escravo da família tal e tal?”
Ele respondeu: “Sim, eu era.”
Eles perguntaram: “O que fez com que você chegasse a este (alto) nível ?”
Ele respondeu: “Porque eu sempre permaneci verdadeiro, nunca violei a confiança, evitei cada palavra e acção que não seria do meu benéfico, fechei os olhos para não ver as coisas proibidas por meu Senhor (Allah SWT.), eu travei a minha língua de proferir disparates e sempre comi apenas da provisão legal (Halal).
Estas coisas me levaram a esta fase.
Então agora aquele que agir mais do que eu sobre estas maneiras vai me alcançar, aquele que agir menos que eu vai ficar atrás de mim e aquele que atuará como eu vai ser como eu. “
34 – E Luqman disse: “Meu filho! Nunca atrase o arrependimento porque a morte chega de repente, sem aviso prévio. Não critique a ninguém sobre a sua morte, porque a morte virá para você também. Não ridicularize a um homem que cai nos problemas e nunca pare de fazer o bem aos outros.
Meu filho! Seja honesto para que você possa permanecer desnecessário da riqueza dos outros.
Meu filho! Considere a piedade como um negócio que lhe dará lucro sem investir qualquer capital. Se você cometer um pecado envie uma doação de antecedência (passar para ajudar os necessitados ou fazer uma boa acção), que pode remover o pecado.
Meu filho! Admoestação (dar conselhos) raramente impressiona a um idiota assim como é difícil para uma pessoa velha a escalar uma altura. Meu filho! Se for para você não ser gentil com aquele a quem você está oprimindo, seja gentil com você mesmo, porque você está prejudicando a si mesmo através dessa opressão. Quando a sua posição de poder convidar a oprimir a alguém, então lembre-se do Poder de Allah SWT.
Meu filho! Aprenda com o aprendido o que você não sabe e ensine aos outros o que você sabe. “
35 – Ė mencionado numa outra tradição que, quando Luqman deixou a sua cidade, ele (primeiro) acampou-se numa aldeia chamada Maas em Moosal. Quando não encontrou nenhum seguidor e ninguém concordou com ele, desanimou-se.
Ele fechou a porta da sua casa e isolou-se com o seu filho. Aconselhando-o, deu-lhe várias advertências. Algumas delas são:
O meu filho ! Fale menos e lembre de Deus em todos os lugares, porque Ele alertou-te do Seu castigo e fez-te um observador sensato.
O Filho! Tome admoestação (conselhos) das outras pessoas, para que possam seguir o seu conselho . Seja cauteloso da pequena dificuldade antes que uma grande calamidade caia sobre você e então você não será capaz de evitá-la.
36 – O meu filho! Mantenha o controle sobre si mesmo quando estiver com raiva, para que você não possa ser abandonado no Inferno.
O Filho! A aflição é melhor do que a riqueza obtida pela opressão e tornando-se um opressor.
Meu filho! A vida das pessoas estão hipotecadas pelos seus caracteres. Então Ai deles, devido aos ganhos de suas mãos e corações.
O meu filho! As pessoas do passado cairam na rede do mundo. Assim como é que aqueles que vieram depois deles poderiam permanecer protegidos ?
Meu filho! Considere este mundo como uma prisão para você, para que você possa entrar no Paraíso na Outra Vida.
37 – Meu filho! Não se aproxime dos reis senão eles vão te matar. Não faça como eles dizem se nao você vai se tornar um descrente.
O meu filho! Sente-se com as pessoas carentes e muçulmanas pobres e se comporte como um pai bondoso com os órfãos e como um marido simpático com as viúvas.
Meu filho! Deus não perdoa a aquele que diz “desculpe-me”, mas Ele perdoa os pecados de quem o obedece.
38 – Meu filho! Primeiro faça companheiros e, em seguida, começe a viajar.
Meu filho! Viver sozinho é melhor do que ter um mau companheiro, e uma boa companhia é melhor que a solidão.
Meu filho! Faça o bem a quem faz o bem a você e deixe a aquele com a sua maldade quem faz o mal para você., Porque, ele está fazendo uma coisa pior para ele mesmo, então o que você faria com ele (por vingança).
39 – Meu filho! Quem é ele que obedeceu a Allah SWT. e Allah não o ajudou; e quem é ele que procurou a Allah SWT. e mesmo assim ele não O encontrou; e que é ele que se lembrou do seu Senhor e o seu Senhor não se lembro dele; e quem é ele que confiou em Allah SWT. e ainda Allah deixou para os outros; e quem é ele que chorou diante de Allah SWT. e Allah não teve pena dele ?
40 – Meu filho! Consulte os anciãos (mais velhos) e tenha vergonha de consultar o mais novo.
Meu filho! Nunca esteja na companhia dos pecadores, porque eles são como cães que, se encontrarem alguma coisa com você vao comê-lo de outra forma vao condenar e desgraçar-te e seu amor é por uma fração de segundos.
Meu filho! A Inimizade com o virtuoso é melhor do que a amizade com os pecadores, porque, se você oprimir uma Mu’min virtuoso (fiel) ele não vai oprimi-lo e se você pensar mal dele, ele vai desejar o bem para você e permanecera satisfeito com você e como sera que o pecador lhe dará os seus direitos quando ele não dá os seus direitos para si mesmo ?
41 – Meu filho! Faça mais e mais amigos e não tenha medo sobre os inimigos, porque a inimizade permanece escondida nos seus corações assim como a água permanece oculta no solo.
Meu filho! Quem quer que você se encontre, em primeiro lugar saudar (dizer Salaam), em seguida, aperte a mão dele e depois fale com ele.
Meu filho ! Não prejudique aos outros de outra forma que eles se tornem seus inimigos e não tome culpa deles se não, eles vão desrespeitá-lo. Não fique muito doce que eles possam devorá-lo, nem tão azedo que possam jogá-lo fora.
42 – Meu filho! Temei a Deus, como é seu direito a ser temido e nunca perca a esperança Nele (em Deus) e Sua misericórdia. Tenha esperança Nele, mas não como uma esperança de que você possa tornar-se sem medo da sua ira e castigo.
Meu filho! Contenha seu coração de desejos, porque os desejos são assassinos.
Meu filho! Nunca seja orgulhoso e arrogante e egoísta caso contrário, seu vizinho no inferno sera o diabo. Você deve tomar cuidado porque o seu último lugar será a sepultura.
Meu filho! Ai daquele que é orgulhoso.
Como ele pode se considerar grande, quando ele é feito de terra e ele há-de retornar ao pó.
Ele não sabe se ele vai para o Céu e será bem sucedido ou para o inferno e será um perdedor.
Como alguém pode se orgulhar quando ele saiu da passagem de urina duas vezes.
43 – Meu filho! Como o filho de Adam adormece quando a morte está à procura dele. Como é que ele pode ignorar a morte, quando a morte não ignora-o.
Meu filho ! Quando os Profetas de Allah swt. E os seus amigos e todos os grandes homens não poderam escapar da morte, então quem poderá viver neste mundo para sempre ?
44 – Meu filho! Não revele seu segredo para a sua esposa e não fazer a porta de sua mangueira de sua sala de reunião.
Meu filho! Mulher é feita de um osso torto. Se você vai tentar fazê-lo em linha reta (à força) ele vai quebrar, se você deixá-lo, pois é ele permanecerá torto.
Não lhes dê liberdade (extra) para que eles possam sair de casa. Então, quando eles fazem uma coisa boa aceitá-lo e se eles fazem alguma coisa ruim, ser paciente, porque não há outra saída. Meu filho! Existem quatro tipos de mulheres.
Dois são bem disciplinados e dois amaldiçoado. Entre os disciplinada um tipo é aquele que é respeitado por seu povo e também bem-comportado ainda permanece humilde para seu marido.
Se o marido é amável e gentil com ela, ela fica feliz e se ela cai em dificuldades, ela continua a ser paciente. Menos dinheiro é suficiente para ela.
Outro tipo de uma boa mulher é que quem tem muitas crianças e que ama seu marido e deseja o bem para ele.
Ela se comporta com o amor como uma mãe, também com os parentes e filhos do marido e dá o respeito aos mais velhos.
Ela é amável para com as crianças e ama as crianças de seu marido, que nasceram de uma outra esposa de seu marido.
Ela reformas si mesma e sua casa e família e das crianças. Se o marido está presente ela o ajuda em seus postos de trabalho e se ele está ausente cuida dele em todos os aspectos.
Essa mulher é tão raro como terra vermelha. Feliz é o homem que recebe uma tal mulher.
E entre esses dois tipos amaldiçoadas de mulher é aquele que pensa muito elevada de si mesma, mas ela não tem respeito em sua comunidade. Se o marido lhe dá algo que ela fica com raiva e se não o fizer, ela fica furiosa.
Por isso, o marido sempre fica envergonhado e em perigo e seus vizinhos inquieto devido ao seu comportamento. Assim, ela é como uma tigresa. Se você vive com ele vai te comer e se você fugir ele irá matá-lo. E um outro tipo dos malditos é que quem é muito rápido em tornar-se irritado e que começa a chorar instantaneamente. Ela dá nenhum benefício para o marido se ele está presente e ela calunia e envergonha-lhe se ele está ausente. Essa mulher é como uma terra salgada. Se você regá-la, ele se tornará salgado e suportar nada e se você não regar ele permanecerá sede. Se essa mulher carrega uma criança que você vai ter nenhum benefício a partir dele.
45- Meu filho! Faça o bem ao homem que lhe prejudicou e não ganha o mundo (riqueza) muito, porque você tem que (um dia) sair dele. Somente veja onde você tem que ir de lá.
Meu filho! Nunca devore a riqueza e os bens dos órfãos se não você vai cair na desgraça, no Dia do Juízo (Qayamat), e você será forçado a devolver tal propriedade nesse dia. Mas você não vai tê-lo mantido lá (não vai tê-lo lá para devolver).
Meu filho! O fogo do inferno envolverá cada corpo no Dia da Ressurreição e ninguém será salvo, excepto aquele a quem Deus derrama a Sua Misericórdia.
Meu filho! Não goste de um homem cuja língua é dura e com cuja língua pessoas temem. No Dia do Juízo o coração e a língua de tais pessoas serao selados e seus membros e órgãos vão dar testemunho do que ele tinha feito na vida mundana.
46 – Meu filho! Não abuse de pessoas, porque é como abusar aos seus próprios pais.
Meu filho! Cada dia que amanhecer é um novo dia e o mesmo testemunhara sobre seus actos perante o Senhor do Universo.
Meu filho! Lembre-se de que as pessoas vão envolvê-lo em uma mortalha (capa) e colocá-lo numa cova, onde você verá tudo o que tinha feito durante a vida.
Meu filho! Basta pensar como você pode viver num local de alguem a quem irritaste por desobediência.
Meu filho! Nunca tome autoridade de alguem sobre si mesmo e nunca deixe a sua riqueza para seus inimigos. [105]