A CARIDADE
﷽
A CARIDADE
Quando as pessoas que sacrificam e que fazem caridade, atendem a chamada do Alcorão sagrado, que diz:
” 7. Tudo quanto Deus concedeu ao Seu Mensageiro, (tomado) dos moradores das cidades, corresponde a Deus, ao Seu Mensageiro e aos seus parentes, aos órfãos, aos necessitados e aos viajantes; isso, para que (as riquezas) não sejam monopolizadas pelos opulentos, dentre vós. Aceitai, pois, o que vos der o Mensageiro, e abstende-vos de tudo
quanto ele vos proíba. E temei a Deus, porque Deus é Severíssimo no castigo. (Sura Al-Hadid, 57:7) “,
A grande religião “O Islam” só veio para o benefício da humanidade, e uma das misericordias de Allah (SWT) sobre nós, é que Ele abriu para nós uma grande porta de oportunidade de fazer boas ações que permanecem abertas mesmo após a morte. A chave para esta porta é através da caridade e do sacrifício.
Durante a sua vida, um muçulmano pode contribuir seu dinheiro para a construção de uma mesquita ou um orfanato ou a impressão de um livro útil. Após a sua morte, estas ações iluminarao o seu túmulo e isso de facto é uma grande oportunidade, exclusivamente para os ensinamentos do Islam. Um homem deve ser tão astuto, de modo a semear a sua única fazenda para fazer a colheita no futuro. Os ensinamentos dos nossos Imams têm enfatizado muito neste aspecto.
Muitas vezes, Imam Ali (AS)costumava elevar a sua voz durante as noites na cidade de Kufa, de modo a ser ouvido por todos:
“Prepare-se para uma viagem e facam boas ações com o que você tem sido abençoado, para o que está na frente é um caminho difícil cheio de obstáculos e junções assustadoras a partir do qual não há escape”. [3]
Imam Jafar Sadiq (a.s.) diz que:
“Três coisas ajudaram a um homem depois da sua morte, as quais são: a caridade dada por ele, um bom hábito que ele ensinou aos outros e uma descendencia boa que ele deixa por trás, que ora por seu perdão” [4].
O Profeta Mohammad (SAWW) diz que:
“Quatro coisas continuam a premiar uma pessoa, mesmo após sua morte, um homem que morre no caminho verdadeiro, um bom conselho ou conhecimento dado por ele a alguém que age sobre aquele conselho, um acto de caridade e um bom filho que reza por ele e pede perdão em seu nome “. [5]
Imam Jafar Sadiq (AS) diz que:
“Seis coisas beneficiarao a um homem depois da sua morte, um filho piedoso que pede perdão em seu nome, uma cópia do Alcorão que ele leu, uma árvore que ele plantou, um copo de água que mata a sede dos outros, um pocofeito por ele , e uma boa tradição ou hábito que ele deixou para trás, para aqueles em torno dele “[6].
A seguir, uma série de eventos da vida real de pessoas que deixaram para trás as boas ações que encheram o céu com as estrelas que iluminam o caminho, e as suas obras permaneceram eternas apesar de sua morte.
Caridade Remove Males, Desastres, Incidências de doença e infelicidades
Nabi Mohammad (saww) disse que: “Um acto de caridade escusa a 70 pessoas de mortes fatais”.
Imam Jafar Sadiq (AS) disse que: “Um acto de caridade dado abertamente impede 70 tipos de contratempos, e a caridade dada secretamente esfria a ira de Allah (SWT)” [33].
Imam Jafar Sadiq (as) disse que: “Um acto de caridade nos escusa dos 70 males do mundo, incluindo uma morte fatal. Aquele que dá a caridade nunca morre fatalmente “. [34]
Segundo a crença islâmica, quando damos caridade, Allah SWT. devido à sua misericórdia muda o nosso destino. Allah SWT.diz no Alcorão que:
“Allah remove o que Ele deseja e estabelece o que Ele deseja, pois Ele tem a Mãe de Livros”. (Sura ar-Ra’ad, 13: 39)
2.1 – A caridade em nome de Imam-e-Zamana (ATFS)
Este é um incidente presenciado pelo autor deste livro (a beleza da caridade). Uma vez eu estava internado no hospital, e como eu estava deitado na minha ala, eu vi um amigo meu trazer seu filho com uma situação de vida ameaçadora. Seu filho estava com dor aguda, e quando eu perguntei ao meu amigo, ele disse que as enfermeiras estavam a fazer alguns testes e logo seu filho iria ser levado para a sala de operações.
Bem, a enfermeira pegou uma amostra de sangue, e nós, por outro lado começamos a confortar o menino que tinha apenas nove anos de idade. Como estávamos esperando o pai do menino colocar algo pequeno sob o travesseiro de seu filho.
Pouco depois, o médico chegou e disse que tinha testado o sangue e não achou que é necessário para operar e, em vez da operacao, algum medicamento foi prescrito para ele. O pai de uma só vez agradeceu ao Imam do nosso tempo Al Mahdi (ATFS) por ajudar, e depois revelou que ele tinha colocado uma quantia de dinheiro como caridade e pediu ao Imam para ajudar, e este foi o resultado.
2.2 – Desastres não vao atingir a sua plantacao
Sheikh Ahmed Mujtahidi disse que houve um tempo em que muitas plantacoes de uva em uma aldeia em Shahriyaar no Irão estavam aflitas com as pragas, o que causou grandes danos às frutas. Havia um homem que possuía uma plantacao na mesma aldeia que, ao ouvir a notícia tinha certeza de que a mesma estava em bom estado.
Quando o homem foi questionado sobre como ele poderia ter tanta certeza sobre isso, ele respondeu que sempre deu o Zakat (imposto islâmico) na propriedade e também deu um monte de caridade, e esta era uma garantia de que a sua propriedade estava salva de desastres.
Quando as pessoas que ouviram este facto, passaram a investigar a mesma plantacao em Shariyaar, eles descobriram que esta era a única plantacao que não foi afetada com a praga. [35]
2.3 – A caridade em nome de Imam Hussein (AS.)
O Iraque era uma nação que nos tempos antigos era afligido como qualquer outra nação com doenças como cólera e febre tifóide, e a epidemia afetou tantas pessoas. É para evitar tais perigos as pessoas tomaram a cabo muitas cerimônias religiosas em nome do grande Imam Hussein AS. e Mártires.
Um homem relata que, numa tal cerimônia , as pessoas recorreram ao Imam Hussein (AS) para ajudá-los de tais doenças. Um homem, após a cerimônia teve um sonho que algumas pessoas armadas vieram para roubar coisas deles. Quando eles queriam tentar roubar, o líder da quadrilha os instruiu a parar, porque ele não gosta de matar as pessoas que tinham tomado parte em uma cerimônia em que se comemora o martírio de Imam Hussein (AS).
O líder da gangue, então, pediu a seus companheiros que ir para outro lugar.
Na manhã seguinte, o homem que tinha tido este sonho ouviu que, três pessoas foram mortas na aldeia vizinha por ladrões.
Tudo isto mostra que Sadaqah conduzidos em nome dos nossos Imams é eficaz na prevenção de problemas. [38]
2.4 – Caridade aumenta a vida
Allamah Hilli relata em alguns dos seus livros que o Profeta Mohammad (SAWW) uma vez passou por um judeu que estava indo cortar um pouco de madeira. Ao vê-lo, o Profeta (SAWW) disse que o judeu seria picado por uma cobra venenosa e ia morrer.
À noite, os companheiros viram o judeu e acharam estranho que ele ainda estava vivo ao contrário de que o Profeta (SAWW) havia previsto. Então, eles questionaram o Profeta (SAWW) sobre suas previsões. O Profeta Mohammad (SAWW) pediu ao judeu para que se ser apresentasse a ele para que ele pudesse ser questionado.
Quando o judeu veio, ate ao nosso Profeta (SAWW) pediu-lhe para abrir o monte de lenha picada, e nela apareceu uma cobra. O Profeta (SAWW) perguntou ao judeu que accao ele havia feito naquele dia.
Em resposta, o judeu respondeu que ele não tinha feito nada em especial, só que quando ele estava comendo, um mendigo lhe pediu alguma coisa, então ele deu um dos dois bolos que ele tinha, sem quaisquer hesitação para o mendigo.
O Profeta (SAWW) então disse que o judeu tinha sido destinado a morrer, mas pela caridade feita por ele a qual removeu os 70 males. O judeu aceitou o Islam.
Na verdade a caridade aumenta suas boas obras e a sua vida. [39]
2.5 – Caridade evita assaltos
Imam Jafar Sadiq (as) estava a viajar com alguns companheiros, entre os quais estavam alguns empresários que tinham alguns bens com eles.
Depois de algum tempo eles se tornaram conscientes de que havia guengues de ladrões que estavam esperando em frente planejando saquear-los.
Os companheiros do Imam quiseram saber quais as medidas a tomar.
O Imam aconselhou-os que o melhor passo era fazer intenção de dar alguns dos produtos no caminho de Allah como sadaqah ou caridade. Isto foi o que os companheiros fizeram e quando passaram pelos ladrões, nada aconteceu com eles.
A caridade tinha evitado o perigo em que se encontravam. [41]