Em nome de Allah. O beneficiente, O Misericordioso

Em nome de Allah. O beneficiente, O Misericordioso

Alguns pontos sobre Ramadhan

“Mês Sagrado de Ramadhan”

Todos os anos nos esforçamos para enfocar e aumentar a nossa espiritualidade neste mês sagrado.

1- “Caridade”.

A mesquinhez é condenada em todas as religiões e credos. O Islam diz: ‘O mesquinho estará longe de Deus, longe do paraíso e mais perto do inferno’.

A vida do homem ou qualquer das suas posses não é sua, mas de Deus e ele é apenas um fiduciário. Ele não deve usá-lo apenas para as suas próprias necessidades e para agradar a si mesmo, mas principalmente para agradar a Deus ao promover a Sua Causa e ajudar a Sua Criação que está sendo oprimida.

Caridade indica que o sentimento de solidariedade e sentimento de solidariedade é gerado a partir da convicção do indivíduo sobre a comunhão dos seus irmãos e o compromisso de cada um com cada um e cada um por todos.

Devemos evitar a tendência usual de dar coisas indesejadas, rejeitadas pela caridade.

 

Versículo 3: 91- (Alcorão):

“Nunca alcançareis a justiça sem dar (em caridade) daquilo que amais” 

Vamos nos abster da tendência diabólica de nos entregarmos a todos os tipos de desperdícios e vícios e a mentalidade do medo da pobreza (dando caridade).

 

Lembre-se de Imam Ali (as) a aconselhar:

“Seu dever sagrado é cuidar dos pobres, deficientes e órfãos. Ajude-os, proteja-os e deixe que se aproximem de você sempre que precisarem de sua ajuda”.

 

Ramadhan, o mês de Istighfar

Depois de ter seu iftaar e orado seu Salah não significa que você cumpriu seu dever do Ramadhan, cuidado, você precisa de mais e isso é Istighfar (pedido de perdao), porque é este o próprio mês para tal.

O Profeta Muhammad (saww) disse: “Você nunca poderia agradecer a Allah (swt) o suficiente.

Porque toda vez que você agradece A Allah (swt), é Allah (swt) que permite que você agradeça a Deus.

Umme salimah (as) a esposa do Profeta (saww) disse: “Eu vi o mensageiro de Allah ! Tarde da noite após as suas orações levantando as duas mãos e chorando e dizendo:

“Ó Allah! Pelo que você me abençoou, não retire de mim …

“Ó Allah! Recompense-me pelo que é bom para mim e para o meu povo,

“Ó Allah!” Nunca me mantenha sozinho nos meus pensamentos *e ele estava chorando*, mantenha-me ocupado com coisas boas “depois de terminar,

Umme Salimah (sa) perguntou: “Ó Mensageiro de Allah ! Se você pedir este tipo de súplica [تضرع], então o que podemos pedir a Allah! Quando você é um Mensageiro de Allah (swt) ?

O Profeta Muhammad (saww) respondeu a ela: “Ó Salima, você não ouviu que o Profeta Ya’qub (as) estava Sozinho e um empacotador veio pedir-lhe um pouco de comida ? E o Profeta Ya’qub (as) pensou que ele está fingindo ser um empacotador quando ele era realmente um empacotador e se recusou a ajudá-lo a comer quando ele tinha bastante comida dentro da sua casa, e ele Yakub (as) foi afligido por sete anos por seu filho Yusuf (as) que estava longe dele, e o Profeta Yunus (as) tomou a decisão errada quando estava sozinho e deixou seu povo, e ele ficou aflito e um peixe o engoliu,

 

Ó Salima (sa) nunca sente-se sozinho sem ocupar algo ou recite os versos do Alcorão Sagrado, caso contrário, será fácil para Satanás sussurrar nos seus ouvidos e nos seus pensamentos,

Shahr bin Hawshab disse: “Eu disse a Umm Salamah:‘ Ó Mãe dos Crentes! Qual foi a súplica que o Mensageiro de Allah (saww) disse com mais frequência quando estava com você ?

”Ela disse:‘ A súplica que ele disse com mais frequência foi: “Ó Modificador dos corações, faça meu coração firme na sua religião,

(Yā Muqallibal-qulūb, thabbit qalbī `alā dīnik).’ ”

 

Ela disse: ‘Então eu disse:“ Ó Mensageiro de Allah, por que você suplica tão frequentemente:

‘Ó Mudador de corações, faça meu coração firme na sua religião.’

Ele disse: ‘O Umm Salamah (sa) !

Na verdade, não há ser humano, excepto que seu coração está entre os Dois Dedos dos Dedos de Allah (swt)

Portanto, quem quer que Ele queira, Ele torna firme, e quem quer que Ele queira, Ele faz com que se desvie.

Ref- O mensageiro de Allah-vol-3-pg13,

Primeiro Namaaz ou Iftaar

 

Imam Al-Baqir (as) declara: No mês sagrado do Ramadhan, primeiro Namaaz, depois quebre o jejum.

A menos que você esteja com pessoas que estão esperando por Iftaar, se soubessem que você também tem Iftaar com eles, então quebre o jejum com eles.

O narrador pergunta: por que devo fazer isso e orar primeiro  !?

Imam (as) responde : existem dois deveres que foram apresentados a você, quebrar seu jejum e oração.

Portanto, comece com aquele que tem mais preferência do que o outro, que é Namaaz.

E então o Imam Mohammad Baqir (as) afirma: você está jejuando, portanto, se você orar nessa condição de jejum e terminar seu dia dessa forma, é mais amável para mim.

 

Wasail Shia V10, Página 150 

Um belo exemplo de Ayatullah Misbah Yazdi sobre nós e Mahe Ramadhan 

Imagine um pássaro que pode voar, mas está amarado a uma grande pedra sobre as patas …. 

Por causa dessa pedra ele não pode voar … os pássaros teem um principio de querer voar, mas o peso da pedra não o permite voar …. 

Se essa pedra não for removida a ave depois de algum tempo até pára o esforço de voar … porque perdeu a esperança … 

Depois de um período mais longo o pássaro se esquece de voar … 

Da mesma forma Deus criou-nos com o desejo de voar espiritualmente e alcançar objetivos divinos, mas o peso do desejo do corpo e suas necessidades materiais nos puxam para baixo … 

Mahe Ramadhan é o momento de liberar as pernas das pedras de pecados e necessidades materiais e começar essa jornada espiritual ….

 

10 pontos espirituais para o mês de Ramadhan Kareem

À medida em que entramos no belo Mês sagrado, de sinceridade e devoção, peço a Allah Ta’la para nos conceder a todos nos tawfeeq para fazer o jejum enquanto importante compreender sua essência e benefícios.

 

Algumas dicas espirituais para todos nós refletirmos sobre:

  1. Niyyah (intenção) é wajib (obrigatório), e deve ser feita na primeira noite do mês ou em cada noite. Ele não precisa ser proferido verbalmente.
  2. É altamente recomendável ter sahar (sahari), mesmo se é água. Muitas tradições do Ahlulbayt (as) apontam para o crente atingindo salwat dos anjos se eles praticam isso.
  3. Este mês é tudo sobre a mudança positiva. No entanto, não devemos sobrecarregar-nos com longas listas, mas sim concentrar-se em uma ou duas áreas para melhorar e manter. Considere fazer um compromisso para parar uma ação ruim e começar a fazer uma boa ação em uma base contínua.
  4. Vamos fazer do Sagrado Alcorão nosso melhor companheiro neste mês sagrado. Não só devemos recitar (em árabe), mas devemos atribuir algum tempo no dia para a reflexão e compreensão dos seus significados ricos. Ele se conectará com nossos corações, já que este Mês é a fonte do Alcorão (Alcorão Rabi’ul).
  5. O Mês do Ramadan é um mês de serviço comunitário e de assistência a outros. Caridade, tabligh, ou qualquer forma de ajuda é altamente gratificante e espiritualmente edificante.
  6. Importante, este é um mês de reforçar a nossa força de vontade e auto-controle, purificando nossa intenção, melhorando o nosso comportamento (akhlaq) e anular os nossos egos.
  7. A maioria de nós estará rotineiramente recitando suplicas (Duas) durante o mês sagrado. Embora isso seja bom, talvez devêssemos reservar algum tempo para refletir sobre algumas partes destas súplicas e entender seus significados. Em particular, nossos Ulamas (chefes religiosos) enfatizaram o “ Dua Abu Hamza Thamali” para ser espiritualmente refrescante.
  8. Este glorioso mês é uma oportunidade para reacender o relacionamento com a família, parentes ou amigos que possamos ter cortado o relacionamento com ou não permissao sobre . Um telefonema, mensagem ou até mesmo um presente vai um longo caminho para restabelecer conexões perdidas e é amado a Allah (swt).
  9. Lembremos que a melhor acção neste mês sagrado, de acordo com o amado Profeta (saww), é ficar longe daquilo que Deus proibiu. Por exemplo, no verão em muitos lugares é crucial em baixar o olhar quando estiver fora de casa  e as pessoas estiverem vestidas inadequadamente. 

Também é boa ideia pedir continuamente perdão e não esperar até noites de Qadr. Talvez escrevendo nossos pecados em um pedaço de papel, sentindo remorso e culpados com mais determinação para não repeti-los, são boas maneiras de auto-limpeza.

  1. Todos nós devemos fazer um esforço especial este ano para orar pelos crentes oprimidos em todo o mundo, especialmente o povo do Iraque, Síria e Iêmen. O suplicar (fazer duas) dos crentes e a súplica (dua)  sincera ao Poderoso Allah (swt) (serão, sem dúvida, poderosos) para derrotar os terroristas e aqueles que os apóiam. Não devemos subestimar o poder de dua, especialmente no mês da dua. 

Que Allah ta’la nos proteja do mal dos inimigos da humanidade, como Daesh e seus seguidores, e conceda a paz a todos.

‘A paz esteja com você, oh o Maior Mês de Deus, e o tempo de felicidade para Seus amigos … Você é um fardo (e longo) para os miseráveis, enquanto linda para os crentes’.

Imam Zaina Al-Abideen (as) no Sahifa Al-Sajjadiya

 

Laylatul Qadr, a Noite do Poder 

Laylatul Qadr é uma celebração para comemorar a chegada da orientação final para os seres humanos. É um tributo ao início da mensagem revelada à humanidade pelo Criador, uma mensagem que lhes mostra o caminho para alcançar a felicidade em ambos os mundos.

Assim como a chegada de uma criança é comemorada, no seu nascimento e, em seguida, a cada ano, como um portador de alegria e satisfação para a família, Laylatul Qadr é comemorado como um portador da luz e orientação para a humanidade. 

Ao contrário do que o aniversário é comemorado com uma festa para os sentidos, Laylatul Qadr inclui uma festa para o espírito, uma festa de adoração e orações. 

Alguns Ahadith indicam que o destino de cada crente para o próximo ano é decretado nesta noite. É por isso que os Du`as para esta noite peçam favores especiais no decreto para o ano. Os crentes são encorajados a ficar acordados a noite inteira, e orar por bênçãos e perdão. 

É a noite mais sagrada do ano, e não seria prudente a não se importar com os enormes benefícios desta noite.