Definições Significado e Benefícios
﷽
Definição de Ramadhan
Ramadhan é o nono mês do calendário Islâmico. É o mês em que os muçulmanos observam o jejum do crepúsculo da manhã (Oração Fajr) até o crepúsculo da noite (Oração do Magreb). O termo Ramadhan é literalmente conduzido de al-Ramd, o que significa “calor ardente do sol”. Acredita-se que este nome seja dado ao mês de jejum devido à sede experimentada durante o jejum.
É narrado pelo Profeta do Islam (saww) que o nome é dado ao mês de jejum porque o jejum queima os pecados. De acordo com algumas narrações, “Ramadhan” é um dos Nomes de Deus e, portanto, a maneira mais apropriada de se referir ao mês do jejum é dizer “O Mês do Ramadhan”, e não Ramadhan.
No entanto, devemos ter em mente que o termo “Ramadhan” sem o prefixo ‘o mês’ é mencionado em muitos Hadiths com referência ao mês do jejum. Por isso, parece que a recomendação para a expressão do “mês do Ramadhan” é em relação à expressão do Alcorão, como mencionado em Surah 2, Ayah 185, e como uma honra para este mês sagrado, que é referido nas palavras Do Profeta (saww) “o mês de Deus”.
Significado do mês de Ramadhan
Ramadhan é o mês mais sagrado do calendário islâmico. O jejum é prescrito neste mês. É um mês em que o Alcorão sagrado foi revelado [2: 185]. De acordo com algumas tradições “as Escrituras” de Ibrahim, o Torá de Moisés e os Salmos de Davi (a paz esteja com a sua progenitura pura e com todos os profetas anteriores) foram todos revelados no mês de Ramadhan.
É narrado do Imam Ar-Ridha ‘(a.s): “Verdadeiramente, o mês do Ramadhan é um mês em que o Alcorão Sagrado foi revelado. Foi neste mês que o Profeta do Islam foi confirmado por ser um Profeta. A Noite de Al-Qadr que é melhor do que mil meses, e cada questão de ordenamentos é decretada neste mês. “
Os benefícios do jejum
O jejum é uma obrigação no Islam e não uma opção. É um dos cinco pilares em que o islamismo é construído. Os benefícios do jejum são múltiplos. O jejum tem benefícios pessoais, sociais, higiênicos e melhores benefícios espirituais.
Hisham Ibn Hakam perguntou ao Imam As-Sadiq (as) sobre o (s) motivo (s) por causa do qual o jejum foi tornado obrigatório.
O Imam Jafar As-Sadiq (as) respondeu: “Na verdade, Deus fez o jejum obrigatório para equilibrar entre os pobres e os ricos. Certamente, as pessoas ricas não sentiriam a dor da fome e ser gentil com os pobres. Pois os ricos alcançarão o que quiserem.
Assim, Deus Todo-Poderoso quis igualar entre Seus servos e provar a dor da fome aos ricos, para que ele se torne mais indulgente com os fracos e seja mais misericordioso com os famintos “.
Embora o jejum tenha alguns benefícios sociais, este não é o objetivo principal do jejum. Assim, o jejum é obrigatório tanto para os pobres quanto para os ricos. O propósito principal do jejum é ganhar “autocontrole” como afirmado no Alcorão Sagrado:
“Ó você que acredita! O jejum é prescrito para você, tal como foi prescrito para aqueles antes de você, para que você possa observar a auto-restrição (al-Taqwa) “. [2: 183]
Nada é desnecessário de auto-restrição. Mesmo o Profeta do Islam e os Imams puros (as) precisavam manter seus elevados padrões de piedade pela virtude do jejum. Assim, o jejum é obrigatório para todos os muçulmanos.
Benefícios do Jejum
1) Cura física
a) É citado do Profeta do Islam (saww) ter dito: “Jejue, você será saudável “.
b) Uma inscrição da pirâmide egípcia em 3800 B.C também diz: “Os seres humanos vivem em um quarto do que comem; Nos três quartos vive seu médico ! “
c) Os três pais da medicina ocidental; (Hipócrates, Galen e Paracelsus) prescreveu jejum como o maior remédio e os médicos dentre eles. A Revista Life na sua edição de setembro de 1996 considerou o jejum: a revolução da cura. Existem mais de 500 artigos de revistas médicas disponíveis no jejum terapêutico na internet.
d) Os médicos proeminentes chamaram de jejum como sendo:’O medicamento para o século XXI’.
Eles acreditam que o corpo humano é projetado para se curar, mesmo que seja dada a oportunidade.
Dr. Otto Buchinger; o grande terapeuta de jejum da Alemanha após mais de 100 mil curas de jejum diz: “O jejum é, sem dúvida, o método biológico mais eficaz de tratamento … é a operação sem cirurgia … é uma cura envolvendo exsudação, redirecionamento, relaxamento e relaxamento purificado. “
Ele promove terapeuticamente: O jejum cura muitas das nossas doenças modernas, incluindo as seguintes: alergias, doenças cardiovasculares, doenças crônicas do sistema digestivo, doenças degenerativas e dolorosas inflamatórias das articulações, múltiplos distúrbios no comportamento alimentar, glaucoma, mau funcionamento inicial dos rins, tensão e Enxaquecas, bem como doenças da pele. Preventivamente, ele é projetado para limpar e regenerar, rejuvenescer e restaurar a sensação de bem-estar de uma pessoa, no corpo, na mente e na alma.
Como o Doutor Buchinger conclui: “Quando o corpo ataca, a alma está com fome, quando o corpo fica mais leve, a alma também adora alívio”.
e) Dr. Joel Fuhrman nas notas de jejum e alimentação para a saúde: “O jejum foi repetidamente observado para aliviar neuroses, ansiedade e depressão”.
4 O jejum se decompõe maravilhosamente e queima todas as células e tecidos envelhecidos, danificados, doentes, enfraquecidos ou mortos, um processo chamado de autolimação de medicamentos ou auto-digerível ou desintoxicante.
f) Michael Rosenbaum, diretor da Sociedade Médica Ortomolecular de Medicina Médica, com sede na Califórnia, observa o significado do jejum como programa de desintoxicação: “A causa oculta de muitas dores crônicas, doenças e doenças podem ser toxinas invisíveis, produtos químicos, pesados metais e parasitas que invadem nossos corpos … Comprimentos são escassos que o seu médico irá dizer-lhe que as toxinas podem ser a principal causa de seus problemas de saúde. Ele ou ela pode nem sequer saber sobre como essas toxinas estão afectando seu corpo … Como suas células vão, então vai sua saúde. Se suas células foram invadidas por toxinas e produtos químicos perigosos, sua resistência à doença é diminuída. Limpe e alimente suas células, e você está no caminho para uma melhor saúde “.
g) Quando, por jejum, você parar a entrada de nutrição por um tempo, então uma enxurrada de limpeza começa, os tapetes são levantados e os pratos sujos são trazidos para fora do armário, onde foram escondidos. A limpeza começa com seriedade. O Congresso dos EUA aprovou US $ 20 milhões em 1998 para financiar o escritório de medicina alternativa dos Institutos Nacionais de Saúde. Isso foi de US $ 50 milhões em 1999 e de US $ 68,7 milhões em 2000, o que mostra o crescente interesse do Congresso.
3) Cura Espiritual
“Ó você que acredita! O jejum é prescrito para você, como foi prescrito para aqueles que estiveram antes de você, para que possa obter autocontrole. ” 2: 183
Apesar de todos os benefícios acima mencionados do jejum, acreditamos que os principais benefícios do jejum religioso são seu rejuvenescimento e cura espiritual.
O jejum é a prevenção de certas coisas, a maioria das quais não são apenas normalmente permitidas, mas também bastante essenciais em nossas vidas.
Ao jejuar, evitamos alimentos e bebidas, que são as principais fontes nutricionais do nosso corpo. Este desafio contra insumos permitidos e normalmente úteis é dar-nos força para evitar tomar coisas prejudiciais, incluindo toxinas, para nosso corpo e alma.
Em outras palavras, sou capaz de jejuar contra alimentos Halal e refrigerantes por mais de um mês. Não devo, de longe, jejuar contra intoxicantes e alimentos Haram por mais de um ano?
Apesar disso, as primeiras são minhas necessidades essenciais e as últimas não. Um jejum religioso não é apenas um programa de dieta física. Quando jejuamos de alimentos, espera-se que jejuemos também de todas as acções e intenções prejudiciais e proibidas. Eu posso chamar este processo de desintoxicação espiritual.
O jejum, se feito com a intenção de proximidade com Deus, ascende do reino dos animais ao reino dos anjos. Você, portanto, fecha sua boca física para abrir sua boca espiritual. Você jejua seu corpo para deixar seu espírito deleitar-se com pedaços misteriosos. Quando você jejua, esvazia o estômago do pão para preenchê-lo com Pérolas Gloriosas Exclusivas.