Pais falecidos
Quando um dos pais falece, lembre-se de que você iniciou uma nova fase de “birr” (obediência) para este parente.
“Birr” após a morte é a forma mais verdadeira e sincera de “birr”, porque o “birr” durante a sua vida pode ser contaminada com exibições, sendo educada (em oposição a sincera) e esperando elogios dos pais ou de outras pessoas. Quanto à morte deles, somente Allah ouve e vê a você.
Um pai falecido precisa mais dos seus filhos – ainda mais do que quando ele estava vivo. O que os filhos fazem pelos pais durante a vida dos pais é para as necessidades mundanas.
Mas, após a morte, somente Deus sabe o que é bom e o que está reservado para os falecidos na sepultura.
“Du’a” – isto é, súplica a Allah (swt) – por Rahmah (misericórdia), pedir a Allah que regue ao falecido com a Sua misericórdia é inestimável para o falecido.
Através do dua da criança, Allah (swt) com a Sua graça e misericórdia – ilumina o túmulo removendo as trevas e expande o túmulo removendo o sofrimento. E Deus faz da sepultura um jardim dos jardins do Paraíso para os falecidos.
Portanto, lembre-se sempre dos seus pais falecidos e sempre peça a Allah (swt) que os regue com a Sua misericórdia, ilumine a sua sepultura e a expanda.
Por exemplo, ao fazer uma refeição, pense nas muitas refeições maravilhosas que sua mãe preparou para você e como ela cuidou de você a vida toda. Seu coração certamente se abrandará e, nesse ponto, permitirá que você ofereça uma refeição semelhante a uma pessoa órfã, viúva, divorciada ou necessitada em nome dos seus pais falecidos, implorando a Allah (swt) que os recompense por isso. Ofereça caridade em nome deles, lembrando os muitos favores que fizeram por você.
Nunca esqueça os pais. Não importa o quão duro eles possam ter sido com você, somente Deus conhece o amor que eles tinham nos seus corações por você.
Lembre-se deles em seu du’a durante “sujood” – a prostração – entre o “adhan” – o chamado para oração – e o “iqamah” – na mesquita chamado para oração apenas um minuto antes da oração congregacional, em todos os actos de adoração e em todos os momentos.
Ofereça caridade em nome deles em particular, enxugue as lágrimas de órfãos, viúvas e divorciadas (por meio da caridade) em nome dos seus pais, sacie a sede dos sedentos em nome deles (tendo um poço cavado, por exemplo).
Faça de tudo para ser o melhor filho dos seus pais, pois eles sacrificaram muito para criar você.
Este é o dua para pais falecidos:
رَّبِّ ارْحَمْهُمَا كَمَا رَبَّيَانِي صَغِيرًا
Rabb-ir-ham-huma kama rabbayaani sagheera (Alcorão Surata 17, versículo 24)
Tradução:
Meu Senhor .. Conceda tua misericórdia aos meus pais enquanto eles me amavam e me educavam na minha infância.
Por fim, vamos ensinar aos nossos filhos sobre este “dua” por um dia que todos precisaremos.