A mulher velha de Bani Israel
Um dia o nosso santo Profeta (saww.) estava a caminhar com o seus companheiros no entanto ficaram com fome e sede, o que levavam como mantimento acabou, em seguida ele (saww) ordenou para que procurassem por comida e água.
Os companheiros procuraram e com muita dificuldade encontraram uma tenda em que la havia uma ovelha.
Aproximaram-se da tal tenda, estava la um senhor, o nosso santo Profeta (saww.) apresentou-se a ele:
“Eu sou o Profeta de Allah, estes são os meus companheiros, estão com fome e sede, tudo o que nós tínhamos acabou-se pelo caminho, se o senhor pudesse cortar a sua ovelha, cosinhar e dar nos de comer ficaríamos gratos”.
O senhor repondeu: “você é Profeta de Allah, é com muito prazer poder vos servir, é uma horna para mim poder fazer algo para o profeta de Allah”.
O senhor cortou a ovelha e serviu a refeição a todos, todos comeram e ficaram muito satifeitos por tal, aseguir o nosso profeta saww. agradeceu lhe e perguntou:
“Obrigado pela refeição, se tiveres um pedido podes fazer, eu sou o profeta de Allah vou fazer dua para si”. E o senhor respondeu:
“Faça dua para Allah swt. para eu ter 70 ovelhas”, e o nosso profeta saww. disse “
“Esta bem vou pedir para si, mas tens mais algo por pedir ? perguntou lhe 3 vezes e ele disse que apenas queria 70 ovelhas e mais nada.
Em seguida o nosso profeta saww. fez dua para Allah e saiu de la, e ao caminhar com o seus companheiros lamentou ,
“Talvez se ele pedisse como a velha judia pediu ao Nabi Mussa (as.) para fazer dua para ela, eu faria dua para ele, pediu e pediu algo muito pequeno” então os companheiros perguntaram ao nosso profeta saww. o que é que a velha judia pediu ao Nabi Mussa (as.) ? então o nosso profeta disse :
“ Num dia Nabi Mussa (as.) estava a caminhar com os seus companheiros, então surgiu uma dircussão no seio dos companheiros que o corpo de Nabi Yussuf (as.) estava num lugar incerto uns diziam um local e outros diziam outro, então Nabi Mussa (as.) perguntou a eles se alguém soubesse o certo o paradeiro do corpo de Nabi Yussuf (as.) e ficaram a saber que havia uma velha que sabia o paradeiro certo, então o Nabi Mussa (as) disse aos companheiros que “vamos ter com ela”, e foram.
Chegaram la e o Nabi Mussa (as) perguntou : “ Você sabe o paradeiro do corpo de Nabi Yussuf (as.) ? e ela respondeu :
“ Sim sei, o paradeiro certo, e muito certo, e posso lhe dizer, mas tenho umas condiçoěs em troca, e se você como profeta de Allah me cumprir, ai sim, eu direi “.
Nabi Mussa (as.) disse : “diga quais são as suas condiçoěs ?”
A velha disse : “tenho 3 pedidos:
1 – Faça dua A Allah swt. para me fazer ficar jovem
2 – “Casar-me contigo”
3 – “Estar consigo no Jannat” disse a velha ao Nabi Mussa (as.)
Nabi Mussa (as.) pediu um dia para pensar e no dia seguinte perguntou-lhe se não havia outra condição se não aquelas, e ela disse que não, se quisesse saber do corpo de Nabi yssuf (as.) teria que aceitar tais condiçoěs. Nabi Muusa (as.) pediu a Allah e Allah disse a ele para aceitar, ele aceitou, pôs um pano por cima da velha e fez dua, e quando tirou o pano ela tornou-se jovem, em seguida casou-se com ela e prometeu-lhe que após a morte ela estaria com ele no Jannat.
E ai ela levou a eles ate ao rio Nilu aonde faraó se afundou, levou-os até a um sitio e disse ao Nabi Mussa (as.) para mandar os seus homens mergulharem até a um determinado lugar e encontrariam o caixão aonde estava o corpo de Nabi Yussuf (as.).
Os companheiros de Nabi Mussa (as.) mergulharam e trouxeram o caixão com o corpo de Nabi Yussuf (as.). E ai Allah swt. mandou ao anjo Jibraeel até ao Nabi Mussa (as.) e ordenou lhe para enterrar o corpo de Nabi Yussuf (as.) e o Nabi Mussa (as.) interrou-o.
Há muitas lições a serem aprendidas com esta história:
1 – Da velha judia nós aprendemos que para aqueles que estão conscientes do outro mundo não perdem qualquer opurtunidade de pedir algo duradouro (bem estarnoutro mundo) “jannat”, as coisas mundanas acabam mas “jannat” é eterno. Ela pediu o bem estar (companhia da pessoa de honra) neste mundo e o paraiso.
- Aprendemos também que se deve sonhar alto e valorizar o melhor. Quando pedimos, devemos pedir de acordo com a estatura do doador. Para pedir apenas as coisas mesquinhas mundanas A Allah (Subhana wa Ta’ala) ou profetas é um desperdício de oportunidade. Isto é o que o Profeta (saww) quis dizer quando afirmou ao aldeão simples, “Ele não foi capaz de me pedir como a velha da Bani Isra’il pediu a Mussa (as) ?”