Passagem Imam Hassan (AS)
IMAM HASSAN (AS) 5 Hadiths de Imam Hassan (as) Imam Hassan (as) disse: “A distância entre os céus e a terra é o grito de um oprimido no dua (suplica)”. Imam Hassan (as) disse: Não havia nação que consultasse (entre si), mas fosse encaminhada para um caminho de orientação. Imam Hassan (as) disse: “Ensine aos outros o seu conhecimento e aprenda o conhecimento dos outros para que você aperfeiçoe o seu conhecimento e aprenda algo que não conhece. Imam Hassan (as) disse: “Aquele que nos ama (nós, Ahl al Bayt) com seu coração, e nos ajuda com as suas mãos e a sua língua, estará connosco (no paraíso) no mesmo barco. E aquele que nos ama com o seu coração e nos ajuda com a sua língua estará no paraíso; e aquele que nos ama de coração, mas não usa as mãos e a língua para conosco, estara num nível inferior. O que é conhecimento.? Imam Hassan Ibn Ali al-Mujtaba (as) disse: “Com certeza hoje vocês são os jovens da nação, e amanhã serão os líderes da comunidade, portanto, cabe a vocês buscar o conhecimento. Portanto, se você não for capaz de memorizar tudo o que aprender, deverá anotar e preservá-lo (para mantê-lo seguro) para que possa consultá-lo mais tarde (quando precisar). ” Biḥārul Anwār, Volume 2, Page 152, Ḥadīth 37 |
1 – Imam Hassan (as) e Yazid ibn Muawiya (la) em Roma
Imam Hassan Ibn Ali (as) e Yazid Ibn Muawiya foram convidados pelo rei de Roma. “Um dia, quando o rei de Roma ouviu sobre a disputa do Imam Ali Ibn Abi Talib (as) e Muawiya Ibn Sufyan,
Ele pensou em ligar para ambos os representantes para ver qual parte era a certa. Muawiyah enviou seu filho Yazid e Amirul Momineen Imam Ali (as) enviou seu filho Imam Hasan (as). Yazid beijou as mãos do rei de Roma quando ele chegou e Imam Hasan (as) agradeceu ao Todo-Poderoso.
O rei tirou alguns desenhos, que ninguém poderia reconhecer, o rei pediu a Yazid para reconhecer os desenhos …?
Sua resposta foi não os conheço !!!
Imam Hasan (as) disse: Elas são fotos do Profeta Adam, Profeta Nuh, Profeta Ibrahim, Ismail e o Profeta Shuaib, e vendo uma foto ele começou a chorar: Esta é a foto do meu santo avô Profeta Muhammad (saww).
O imperador romano fez a pergunta mais estranha: Qual criatura nasce sem pais e sem homem e mulher?
Yazid disse “Não sei.
Imam Hasan (as) respondeu: Eles são sete:
* 1) Profeta Adão
* 2) Lady Hawwa
* 3) Carneiro de Ismail
* 4) Ela Camela do Profeta Salih
* 5) Pitão do Profeta Musa,
* 6) Iblis
* 7) O corvo que ensinou o método de sepultamento a Qabeel.
O imperador romano ficou extremamente satisfeito e deu-lhe muitos presentes. E disse: Seu pai, Ali (as) está certo em ser um líder, e então ele se voltou para yazid e disse que a disputa do seu pai está errada e diga a ele Ali Ibn Abi Talib [ pois] ele é um verdadeiro líder “.
Ref – Manaqib, Vol. 5, Pág. 53;
2 – É assim que a mãe tem que fazer
Imam Hassan Mujtaba (a.s.) disse “Na sexta à noite a minha mãe começava a fazer orações e orava até de manhã; até o amanhecer. Minha mãe orava desde o início da noite até a manhã e suplicava a Deus.
Imam Hassan (a.s.) disse que- de acordo com as narrações – eu a ouvi orando constantemente por todos os fiéis; orando pelas pessoas; orando pelos assuntos públicos do mundo islâmico.
De manhã, perguntei a ela: “Oh, mãe! Minha mãe! Você orou a noite toda, orou por todos e por nossos vizinhos, mas não orou por si mesma!”
Ela respondeu: “Meu filho, primeiro os vizinhos e depois para os outros, e depois nós!” isso mostra o quão elevado era o seu espírito ”.
“Imamreza.net”
3 – Quando Imam Hassan (as) tinha 7 anos
Quando Imam Hassan (as) tinha 7 anos, sua mãe, Bibi Fatima Zahra (sa) disse a ele :
” O Hassan. !!! Vá para a mesquita, aprenda o que o Profeta (saww) diz, então venha e narre para mim, {era para saber o quão inteligente seu filho é,}
Al- Hassan (as) foi, escutou, voltou e disse; Eu ouvi e narrei com uma voz muito doce.
Quando o Imam Ali (as) voltou para casa, ele viu que Bibi Fatema Zahra (sa) conhecia os recém-revelados versos do Alcorão.
Ele perguntou a ela como ela sabia o novo versículo e ela respondeu: “De seu filho, Hassan (as) ….
4 – Quando o Imam Hasan (as) era um bebê
“Quando o Imam Hasan (as) era um bebê, como o primeiro filho de toda mãe, é incrível e para ser mãe ela sempre o mantinha em seu colo ou o rebolava enquanto recitava alguns poemas para ele dessa maneira ;.
“Ó Hassan (as) Seja como seu pai; separe a verdade da mentira, adore Allah (swt), Senhor das bênçãos, e não seja amigo de pessoas de coração duro” ……
5 – Imam Hasan (as), empregada doméstica e controle da raiva
Certa vez, uma empregada do nosso Imam Hasan (as) deixou cair uma tigela quente de sopa por cima do Imam Hasan (as).
Ela estava com muito medo porque pensou que o Imam Hasan (as) ficaria com raiva e a puniria.
Ela imediatamente recitou o Ayah: “… Aqueles que controlam (sua) raiva …”
Imam Hasan (as) sorriu e disse que não estava com raiva.
Então ela recitou a próxima parte do Ayah: “… E perdoam as pessoas …”
Imam Hasan (as) disse que a perdoou.
Ela então terminou o Ayah: “…Allah ama aqueles que fazem o bem…”
Imam Hasan (as) disse a ela que ela estava livre.
O versículo acima é do Sagrado Alcorão: Sura Aal-e-Imraan (3), versículo 134.
6 – Líderes da Juventude do Paraíso
Este epíteto foi designado a eles pelo Profeta Muhammad (saww) de acordo com várias tradições das seitas xiitas e sunitas. Os companheiros do Profeta Muhammad (saww) um dia notaram que ele estava radiante e feliz.
Quando eles perguntaram por que ele estava tão encantado, ele respondeu:
“Como não me deliciar quando o anjo Gabriel (Jibreel as) já veio até mim e me trouxe a notícia de que Hassan e Hussain são mestres dos jovens do paraíso ?”
7 – A Caridade e a Misericórdia do Imam Hassan (as)
Uma pessoa veio ao Imam Hassan (a.s.) e disse: “a pobreza e a má sorte estão me torturando. Vocês são uma família de castidade, pureza e infalibilidade. Salve-me deste inimigo cruel?”
Imam Hassan (a.s.) chamou ao seu servo e disse: “Quanto dinheiro você tem disponível?”
Ele respondeu “cinco mil dinares”. Ele disse: “Dê todo esse dinheiro a este homem para que se torne o capital dos seus negócios e para a sua vida, e ele possa se aliviar e se livrar da pobreza e da falta de recursos.
Ref -Al-Sunna-(Silsilat al-Ahaadeeth al-Saheehah, cap. 2 p. 444; Tareekh Ibn Asakir, cap. 13 p. 209) —
8 – Foi solicitado ao Imam Hassan (as) que definisse
MUNIFICÊNCIA, COVARDIA, AUTOCONCEITO – e VÍCIO AOS HÁBITOS,
Ele respondeu;
*MUNIFICÊNCIA é conceder antes de pedir algo,
*COVARDIA é ser valente contra os amigos e fugir dos inimigos.
*AUTO-CONCEITO é um obstáculo entre você e a advertência.
*O VÍCIO EM HÁBITOS é destrutivo; Quando uma pessoa se vicia em algo ruim em privacidade ou abertamente, ela acabará por se envergonhar de si mesma à vista de todos.”
ORGULHO, AVARICE e PRECONCEITO….
1) “O ORGULHO é o destruidor da religião.Iblis.l.i.{Saitan} foi destruído por causa do orgulho.
2)AVARICE é inimigo da alma. Adam (as) foi removido do paraíso por causa da avareza.
3) O PRECONCEITO leva a todo mal. Caim matou Abel por causa do preconceito”….
Ref Majmu al warrama-vol-2-pg-113
9 – OS JULGAMENTOS DO IMAM HASSAN MUJTABA (as)
“Certa vez, um homem segurando uma faca manchada de sangue foi levado a Umar Ibn Khattab.
Aqueles que o prenderam relataram que uma cabeça decepada foi encontrada em tal e tal local desolado, e que encontraram este homem parado perto dela.
Umar ibn khattab perguntou ao acusado se ele havia cometido o assassinato da vítima.
Ele confessou isso. Umar ordenou sua execução.
Em pouco tempo, outra pessoa apareceu e disse: “Solte-o, porque eu sou o verdadeiro assassino”.
Umar ibn khattab estava confuso e não conseguia decidir o que fazer, então enviou o assunto ao Imam Ali (as) e perguntou ao primeiro acusado: “Você matou aquele homem?”
Ele respondeu: “Ó Amir Ul-Mu’minin! O facto é que sou açougueiro e estava abatendo uma cabra num sítio quando tive vontade de urinar. Segurando a faca manchada de sangue fui atender ao chamado da natureza naquela ruína onde vi aquele homem assassinado.
Eu estava olhando para o cadáver quando essas pessoas vieram e me prenderam. Quando fui levado ao califa, confessei o homicídio porque todas as provas circunstanciais estavam contra mim e a minha negação não teria causado qualquer impacto.
Mas a verdade é que não matei ninguém.” Agora o Imam Ali (as) virou-se para o segundo homem e perguntou se ele era o assassino.
Ele disse: “Sim, eu queria fugir para um lugar onde ninguém soubesse disso, mas quando vi que um homem inocente foi falsamente acusado, minha consciência não suportou que eu fosse salvo e um inocente fosse executado. Então eu vim aqui e confessei o assassinato.
Imam Ali(as) perguntou ao Imam Hasan (as) que julgamento ele daria neste caso. ?
Imam Hassan (as) respondeu imediatamente: “Ambos os homens deveriam ser libertados e o dinheiro sangrento da vítima deveria ser pago pelo tesouro público.”
Imam Ali (as) pediu-lhe para justificar a sua decisão,?
Imam Hasan (as) disse: “Um deles é inocente e o outro merece libertação porque salvou a vida de uma pessoa inocente.
Todo Poderoso Allah diz: Aquele que salvou a vida de uma pessoa, é como se tivesse salvado a humanidade.”
Ref- Akhlaq e Aimma pg 43/44/
O incidente acima prova que o julgamento em assuntos materiais não deve ser baseado em conjecturas; deve confiar em factos concretos.
Além disso, cada julgamento foi apoiado por versículos do Alcorão. Se o Alcorão não tivesse sido guardado nos seus corações, eles também teriam feito julgamentos como aqueles que ignoram o Alcorão.
Outro ponto importante é quantas vidas foram salvas por seus julgamentos e quantas pessoas inocentes foram salvas de punições injustas.