PASSAGENS DA VIDA DE IMAM MAHDI (ATFS)
IMAM AL-MAHDI (atfs)
1) Ocultação (Ghaibat)
Pode-se encontrar em tradições confiáveis narradas na autoridade do Santo Profeta (saww.) que quando Al-Mahdi reaparecer, a opressão e a tirania serão erradicadas da face da terra, e os governantes injustos e tirânicos serão desarraigados.
Portanto, todo rei opressor, particularmente os contemporâneos do Imam Hasan al-Askari (as.), se esforçaram para impedir o nascimento do Imam Mahdi (a.t.f.s.) e seu advento neste mundo.
Além disso, como o Mensageiro de Allah (saww) tinha profetizado que o número de Imams será doze, e que Imam Hassan Al-Askari (as) será o décimo primeiro Imam, e Al-Mahdi (atfs) o décimo segundo, eles estavam certos de que Al-Mahdi (atfs) havia de nascer somente na sua casa .
Consequentemente, foi imposta uma rigorosa segurança e uma vigilância rigorosa. Mas, assim como Firaun havia falhado em suas maquinações para impedir o nascimento de Hazrat Mussa (as), o que finalmente ocorreu, da mesma forma, apesar de todos os seus esforços, os opressores não conseguiram impedir o nascimento do Imam Mahdi (a.t.f.s).
Como havia um grande perigo para a vida do Imam Mahdi (a.t.f.s.), a notícia do seu nascimento não foi anunciada a todos e diversos. Somente aqueles que poderiam ser invocados foram informados sobre esta santa ocorrência.
Após o martírio do Imam Hassan Al-Askari (as), quando o Imamat (sucessão) e a liderança do Imam Mahdi (a.t.f.s.) começou, os perigos para sua vida aumentaram.
Sua residência foi invadida muitas vezes pelo exército do rei. Assim, por ordem divina, Imam Al-Mahdi (a.t.f.s.) entrou em ocultação (Ghaibat). Por um lado, as condições eram ameaçadoras e o perigo era grande, enquanto que, por outro lado, as massas tiveram suas perguntas (consultas) e mistérios para os quais o contacto com Imam Al-Mahdi (atfs) era necessário.
Considerando esta necessidade, Imam Al-Mahdi (atfs) nomeou quatro porta-vozes especiais, através dos quais o contacto com o Imam (atfs) poderia ser possível. Estas quatro pessoas foram chamadas como Deputados Especiais (Nawwaab al-Arba ‘ou Naaebeen al-Khaas).
Os nomes destes Deputados Especiais foram os seguintes (em ordem cronológica):
1) Uthman Ibn Saeed Amri
2) Muhammad Ibn Uthman Ibn Saeed Amri
3) Husayn Ibn Rauh Nawbakhti
4) ‘Ali Ibn Muhammad Seymouri
2) Benefício da Existência em Ocultação do Imam Al-Mahdi (atfs)
Atualmente, nosso Imam Al-Mahdi (a.t.f.s.) está em ocultação. Mas isso não significa que ele está vivendo num lugar isolado, longe da habitação.
Ocultação significa que as pessoas não estão cientes do seu lugar de morada. Mesmo quando eles vêem o seu Imam Al-Mahdi –“Az-Zaman” (a.t.f.s.), eles não o reconhecem.
Imam Sadiq (as) disse:
“Eles o vêem, mas não o reconhecem”.
Mas o Imam Az-Zaman (a.t.f.s.) vê as pessoas e as reconhece também. Ele mesmo declara,
“Nenhuma das suas notícias está escondida de nós, não somos negligentes na sua proteção, nem somos esquecidos da sua lembrança. Se não tivesse sido assim, calamidades teriam descido sobre você e os inimigos teriam aniquilado você”.
Isso prova que, embora o Imam Al-Mahdi “Az-Zaman” (a.t.f.s.) esteja oculto dos olhos do povo, ele está ciente das suas condições.
Todavia, podemos beneficiar da sua existência, assim como as pessoas aproveitam do sol quando está escondido atrás das nuvens. Podemos relacionar todas as nossas dificuldades com ele. A cada passo, podemos chegar até ele através dos nossos gritos de socorro.
Basta experimentá-lo e sentir sua mão alcançar-nos, não obstante o véu da ocultação. Pode-se encontrar milhares de tais incidentes em livros confiáveis quando as pessoas têm chamado pelo Imam Az-Zaman (a.t.f.s.) para a ajuda e ele veio para o seu resgate.
3) Longevidade
Imam Al-Mahdi (a.t.f.s.) nasceu em 255 A.H. Hoje a idade de Imam Al-Mahdi (a.t.f.s.) excede 1150 anos. Esta é apenas sua idade actual e o seu reaparecimento ainda está pendente. Os anos após o reaparecimento também foram descontados.
Talvez algumas mentes possam colocar a questão: “É possível para um homem viver tanto tempo ?”
A resposta é um sim definido. O homem certamente pode atingir a longevidade pelas seguintes razões:
1) Até à data, nenhum limite foi fixado para a idade humana, que depois de tal e tal idade, o homem não pode ou não deve viver.
2) Houve pessoas que viveram ainda mais do que a atual idade do Imam Al-Mahdi (a.t.f.s.), como Hazrat Nuh (a.s) que se propagou por 950 anos antes do famoso dilúvio e sua idade total excedeu 2500 anos.
3) Hazrat Khizr (a.s) e Hazrat Ilyas (a.s) continuam a viver até a data.
4) Shaitan precedeu Hazrat Adam (a.s.) na existência e ainda está vivo.
Imam Zain al-Abedeen (a.s) diz,
“Em nosso Qa’im, é a tradição e o sinal de Hazrat Nuh (a.s.) e essa é a sua longevidade”.
4) Aguardando
Na ocultação maior, um dever importante é aguardar o reaparecimento do Imam Al-Mahdi (a.t.f.s.).
Imam Sadiq (as) relata do Santo Profeta (saww),
“O melhor acto da minha nação é esperar o reaparecimento”.
Aguardar é uma condição interior que experimentamos em relação o nosso amado. Nossa inquietação pelo encontro com o amado é diretamente proporcional à presença do amor em nossos corações por ele.
Se você está esperando por um convidado, você vai se preparar para sua chegada, limpando a casa e fornecendo as necessidades do seu conforto. Você vai informar as pessoas sobre sua chegada e exortá-los a se juntar a você em recebê-lo. Mais do que a casa, você vai preparar o seu coração para o seu conforto, lazer e facilidade.
Se tal preparação e inquietação é encontrada em nós, então estamos realmente esperando pelo hóspede.
Mas se eu estou simplesmente dormindo preguiçosamente, sem sentir a necessidade de qualquer preparação e prontidão, então tal espera não é nada mais do que um serviço de lábios.
Aqueles que estão à espera do Imam Al-Mahdi (a.t.f.s.), estão inquietos para o seu reaparecimento. Eles estão se preparando para a sua chegada melhorando-se e convidando outros a mudar para melhor. Eles próprios estão aprendendo leis religiosas e injunções ao mesmo tempo em que os outros também estão cientes de suas obrigações religiosas. Eles estão inquietos devido ao atraso no reaparecimento. A ocultação do seu amado Imam Al-mahdi (a.t.f.s.) arrancou o sono do seus olhos.
O Imam Zainul Aabedeen (a.s) descreveu as características e a importância daquele que aguarda o reaparecimento assim,
“O Abu Khalid (Kabuli) no período da sua ocultação, aqueles que acreditam em seu Imamat, aguardam seu reaparecimento são os melhores povos de todos os tempos. Deus Todo-Poderoso dotou-os de intelecto, compreensão e cognição a tal ponto que Ocultação (do Imam) para eles é tão bom quanto sua presença.
Eles são iguais (em status) para aqueles que estavam lutando ao lado do Profeta de Deus (saww) com suas espadas.
Certamente, estes são os verdadeiros crentes e os nossos verdadeiros xiitas e eles chamam para o caminho de Deus, abertamente e secretamente “.
5) Deveres e Responsabilidades
Agora está claro como é importante esperar pelo reaparecimento do Imam Al-Mahdi (a.t.f.s.) e quão grande é o status e a posição dos que esperam. Além disso, é uma realidade que, como o nível aumenta, as responsabilidades e deveres aumentam também. Embora haja uma série de responsabilidades de um crente durante a ocultação principal, vamos mencionar alguns deveres importantes a seguir, mantendo brevidade em consideração.
a) Reconhecimento do Imam Mahdi (a.t.f.s.)
Por reconhecimento, conhecimento histórico e informação não é o que está implícito. Pelo contrário, significa estar ciente destes níveis, perfeição e autoridade que foi concedida ao Imam Az-Zaman (a.t.f.s.) por Deus, o Todo-Poderoso. Se acreditarmos nisto, teremos certeza de que ele está definitivamente vigiando todas as nossas ações, cada uma delas.
Ele governa cada partícula deste mundo. Todo o universo está sujeito ao seu comando. Só então nos absteremos dos pecados e buscaremos refúgio e ajuda dele para todas as nossas dificuldades.
B) Aperfeiçoamento (melhoria) das acçoês
Não podemos ver o Imam Al-Mahdi (a.t.f.s.) com nossos olhos pecadores, mas ele, definitivamente, está nos observando. Se alguém realmente acredita que ele está constantemente sendo observado pelo Imam Al-Mahdi (a.t.f.s.), ele vai se manter longe de alguns pecados.
As boas acções são a única maneira de ganhar proximidade e familiaridade com o Imam Al-Mahdi (a.t.f.s.).
E quem não deseja estar mais perto de seu Imam (a.s) ?
Ele (a.t.f.s.) mesmo nos advertiu,
“Então cada um de vocês deve agir de tal maneira que suas ações o aproximem do nosso amor, e se abstenham de todas aquelas ações que o aproximarão de nossa ira e raiva”.
C) Reforma da Sociedade
Corrigir e melhorar a nossa sociedade, ou seja, nossos filhos, irmãos, irmãs, parentes, amigos, conhecidos, etc., também é nossa responsabilidade. Por isso, é essencial que o terreno esteja preparado para o reaparecimento. Imamu Hasan Al-Askari (as) disse:
“Um órfão é aquele que perde seu pai, mas maior que ele é aquele que se distanciou do seu Imam e não tem acesso a Ele”.
” Entre nossos xiitas, aquele que conhece as nossas tradições (hadiths) e conhecimentos, deve ensinar a este xiita, que é ignorante e inconsciente, e orientá-lo, é como se tivesse abrigado e nutrido um órfão, sim, aquele que o guia e ensina nossas leis religiosas estará connosco nos mais altos graus do paraíso “.
d) Suplicação (Dua)
A súplica é uma arma do crente através da qual ele repele calamidades e encontra dificuldades. Ele alcança seus desejos com a sua ajuda. O reaparecimento do Imam Al-Mahdi (a.t.f.s.) e seu ser seguro de todos os males e calamidades é o desejo sincero de cada crente. Um dos direitos que ele (Imam Al-Mahdi atfs) desfruta sobre nós é que devemos orar por ele, em primeiro lugar, em nossas súplicas (duas) e invocações.
Naturalmente, sempre rezamos por esta coisa primeiro que goza de maior importância nos nossos olhos. Ninguém é maior do que o Imam Al-Mahdi (atfs) nem é nada mais importante do que o seu reaparecimento. É necessário que, após cada Salat (oração), nossa primeira súplica (dua) seja a favor do Imam Al-Mahdi (a.t.f.s).
Devemos começar e terminar o nosso dia com as orações para o reaparecimento de nosso amado Imam Al-Mahdi (atfs). Embora haja uma série de invocações para o Imam-e-Zamana (a.t.f.s.) como Dua al-Nudbah, que deve ser recitado nas sextas-feiras, etc., bastaremos aqui com apenas duas importantes súplicas para ele.
Em cada Salat (oração), especialmente em orações obrigatórias, devemos recitar a seguinte invocação no Qunoot. Isso também é chamado como Dua al-Salaamati.
َللّـهُمَّ كُنْ لِوَلِيِّكَ الْحُجَّةِ بْنِ الْحَسَنِ صَلَواتُكَ عَلَيْهِ وَعَلى آبائِه في هذِهِ السَّاعَةِ وَفي كُلِّ ساعَة وَلِيّاً وَحافِظاً وَقائِداً وَناصِراً وَدَليلاً وَعَيْنا حَتّى تُسْكِنَهُ اَرْضَكَ طَوْعاً وَتُمَتِّعَهُ فيها طَويلاً
b) Depois de Salat (oração) al-Subh (orações da manhã), devemos recitar o breve Dua Al-Ahd. É uma saudação, uma aliança e uma súplica, todos juntos.
اللّهُمَّ بَلِّغْ مَولايَ صاحِبَ الزَّمانِ صَلواتُ الله عَلَيْهِ عَنْ جَمِيعِ المُؤْمِنِينَ وَالمُؤْمِناتِ فِي مَشارِقِ الاَرْضِ وَمَغارِبِها وَبَرِّها وَبَحْرِها وَسَهْلِها وَجَبَلِها، حَيِّهِمْ وَمَيِّتِهِمْ وَعَنْ وَالِدَيَّ وَوُلْدِي وَعَنِّي مِنَ الصَّلَواتِ وَالتَّحِياتِ زِنَةَ عَرْشِ الله وَمِدادَ كَلِماتِهِ وَمُنْتَهى رِضاهُ وَعَدَدَ ما أحْصاهُ كِتابُهُ وَأَحاطَ بِهِ عِلْمُهُ، اللّهُمَّ إِنِّي أُجَدِّدُ لَهُ فِي هذا اليَوْمِ وَفِي كُلِّ يَوْمٍ عَهْداً وَعَقْداً وَبَيْعَةً فِي رَقَبَتِي، اللّهُمَّ كَما شَرَّفْتَنِي بِهذا التَّشْرِيفِ وَفَضَّلْتَنِي بِهِذِهِ الفَضِيلَةِ وَخَصَصْتَنِي بِهِذِهِ النِّعْمَةِ فَصَلِّ عَلى مَوْلايَ وَسَيِّدِي صاحِبِ الزَّمانِ، وَاجْعَلْنِي مِنْ أَنْصارِهِ وَأَشْياعِهِ وَالذَّابِّينَ عَنْهُ وَاجْعَلْنِي مِنَ المُسْتَشْهَدِينَ بَيْنَ يَدَيْهِ طائِعاً غَيْرَ مُكْرَهٍ فِي الصَفِّ الَّذِي نَعَتَّ أَهْلَهُ فِي كِتابِكَ، فَقُلْتَ: صَفّا كَأَنَّهُمْ بُنْيانٌ مَرْصوصٌ عَلى طاعَتِكَ وَطاعَةِ رَسُولِكَ وَآلِهِ عَلَيْهِمُ السَّلامُ ؛ اللّهُمَّ هذِهِ بَيْعَةٌ لَهُ فِي عُنُقِي إِلى يَوْمِ القِيامَةِ
Quando uma pessoa conhece e gosta de alguém do fundo do seu coração, ele deseja-lhe bem e deseja a sua segurança de todos os males e calamidades. Ele ora pelo seu bem-estar e saúde. Ele dá sadaqah para a sua segurança e proteção.
Orar ou dar sadaqah não significa que a pessoa em questão é afligida por calamidades. Pelo contrário, é uma expressão do nosso amor por ele. Quanto mais o amarmos, mais serão as nossas invocações e sadaqah a seu favor.
Hoje, quem é mais merecedor de ser amado e ser apegado do que a pessoa santa como Imam Az-Zaman “Al-Mahdi” (a.t.f.s.) ?
O coração de um crente pode amar a alguém mais do que a ele ?
Rezar pelo Imam Az-Zaman (a.t.f.s.) e dar sadaqah por sua segurança é uma expressão do nosso amor por ele.
No ta’qeebaat das orações obrigatórias, foi enfatizado recitar Ayat Al-Kursi para a protecao e segurança do Imam Az-Zaman – (Al-Mahdi) (a.t.f.s.).
6) Encontro
Hoje, vivemos em tempos de grande ocultação, mas isso não significa que todas as portas que conduzem ao Imam az-Zaman (a.t.f.s.) tenham sido desviadas. A visitação directa só é possível por causa da sua graça. Ninguém pode marcar um encontro com ele unilateralmente (sem o consentimento do Imam). Houve algumas pessoas extremamente afortunadas que tiveram a honra e a graça de um encontro directo com o seu mestre, Imam az-Zaman (a.t.f.s.).
Consequentemente, seus problemas foram resolvidos. Livros confiáveis mencionaram os incidentes desses afortunados. Isso se referia à visitação física aparente. No que diz respeito ao encontro do coração, a possibilidade sempre existe para todos. O coração conhece o caminho para o buscado. Para um contacto sincero, não são necessárias palavras. Em vez disso, suas batidas se traduzem nas palavras mais eficazes. Um coração partido narra mil incidentes em poucos segundos. Em Doa al-Nudbah, choramos,
“Que nossas vidas sejam sacrificadas por aquele que está distante dos olhos, mas os corações não estão desprovidos dele. Ele está fisicamente longe de nós, mas sua lembrança e memórias não estão distantes de nossas reuniões”.
7) Hora do Reaparecimento
Não há dúvida de que um dia certamente o Imam az-Zaman (a.t.f.s.) reaparecerá do Caaba. Uma voz celestial anunciará seu advento a todos. Não haverá nenhum lugar na terra onde a voz deste anúncio não chegue. É claro que ninguém sabe quando esse reaparecimento realmente ocorrerá. Seu conhecimento é somente e somente com Allah e mais ninguém. O santo Profeta (s.a.w.w.) diz:
“O reaparecimento de Mahdi será como uma ressurreição que será muito pesada para os céus e também para a terra. Será repentina e inesperada.”12
Não podemos fixar o momento do reaparecimento, mas podemos adiantá-lo com nossas invocações e súplicas incessantes e incessantes. Imam az-Zaman (atfs) exorta,
“Ore mais pelo reaparecimento, pois nele está a sua salvação.”13
8) Os Companheiros do Imam az-Zaman (a.s.)
Todos nós desejamos sinceramente e fervorosamente ser incluídos entre os companheiros do Imam az-Zaman (atfs). Todo crente aspira ajudar o Imam do seu tempo. Não há status ou fortuna superior a isso para ele.
Mais de quase mil e quatrocentos anos depois dos seus amigos terem alcançado o martírio em Karbala enquanto defendiam o Imam do seu tempo, Imam Husayn (a.s.), Profetas, Mensageiros, sucessores, anjos, mártires, testemunhas, os verdadeiros, e até mesmo o próprio Allah Todo-Poderoso, continuem a enviar bênçãos e saudações incessantes sobre eles.
A porta para ajudar e auxiliar o Imam da época não está fechada. Nós também podemos estar entre os ajudantes e apoiadores do Imam do nosso tempo. As tradições falam sobre as características dos ajudantes do Imam az-Zaman (atfs).
Se esses atributos e características são encontrados em nós, então um milhão de agradecimentos ao Todo-Poderoso, e devemos orar por sua melhoria e melhoria a cada dia (tanto quantitativa quanto qualitativamente).
Mas se essas características não são encontradas em nós, ou se algumas são encontradas e outras não, então devemos suplicar a Allah, o Poderoso e o Sábio, para que ele nos adorne com esses atributos, por causa do Imam-e-Zamana (a.t.f.s. ). Algumas dessas características e atributos são os seguintes:
- São indivíduos devotos e altamente religiosos.
- Os seus corações estão transbordando com o amor do seu Imam az-Zaman (a.t.f.s.).
- Eles são legais e decentes.
- Eles estão escondidos como minas de tesouros na terra.
- Na sua certitude, são mais fortes que o aço; se passarem pela montanha, a despedaçarão.
- Lutam apenas pelo prazer divino; qualquer oponente que se opuser a eles morrerá.
- Eles não são intimidados por críticas e censuras.14