Em nome de Allah. O beneficiente, O Misericordioso

Em nome de Allah. O beneficiente, O Misericordioso

40 hadith de Karbala

Imam Zain ol-Abedin diz sobre seu tio Hazrat Abbas, Meu tio Abbas terá um  elevado nivel diante de Allah SWT. no dia da ressurreição (Qayamat), que todos os mártires invejaram a ele.

Imam Raza (as) disse,

“Com o advento do mês de Muharram, meu pai Imam Kadhim (as) nunca ser visto rindo, melancolia e tristeza iria vencê-lo para (o primeiro) dez dias do mês, e quando o décimo dia do mês iria amanhecer , seria um dia de tragédia, tristeza e choro por ele. “
[Amaali al Saduq, pg. 111]

 

Alguns Hadiths

Imam Raza (as.) disse: Aquele que se senta num encontro  em que os nossos assuntos (e do nosso caminho e objetivos) são discutidos e revividos, o seu coração não morrerá no dia (Dia do Juízo) quando os coração deverao morrer (de medo).

(Imam Ar-Raza AS)

 

Imam Jafer As-Sadiq AS. disse ao Fudhail: Vocês sentam juntos, conversam e discutem entre vos?

Fudhail respondeu: sim.

O Imam AS. disse então: Eu aprovo esses encontros.So mantanham o nosso tema (Imamat) vivo.  Que Allah SWT. exiba misericórdia sobre aqueles que revivam a nossa causa e missão”.

(Imam Jafer As-Sadiq AS)

 

Imam Baqir (AS) disse: Aquele que se lembra de nós, ou em cuja presença, somos lembrados, e (como resultado) lágrimas correm dos seus olhos, mesmo que possam ser na medida de uma asa de um mosquito, Allah SWT . deverá construir para ele uma casa no paraíso e fazer as lágrimas uma barreira entre ele e o fogo (do inferno).

(Imam Mohammad Al-Baqir AS)

Imam Sadiq (AS) disse: “A respiração de quem é lesado sobre a injustiça e a opressão por nossa causa, é Tasbeeh (glorificação de Deus), e a sua tristeza para nós, é i’baadat (adoração de Deus)  e suas ocultacoes dos nossos segredos, é a jihad no caminho de Deus”.

(Imam Jafer As-Sadiq AS)

 

 Imam Ali Ibn Al Husain (AS.)  costumava dizer:  “Aquele  Momin, cujos olhos derramam lágrimas em pelo assassinato de  Husain Ibn Ali (AS) e seus companheiros, de tal forma que as lágrimas rolam pelo rosto, Allah devera  acomodá-lo nas salas elevadas do Paraíso”.

(Imam Zainul Abedin AS)

 

Se você fizer o que nós pedimos para você fazer e evitar o que adverti-lo contra, vocês são nossos Shia, caso contrário, você nunca sera um dos nossos Shias.

If you do what we order you to do and avoid what we caution you against, you are our Shia, otherwise you are never one of our Shias.

(Bahar Al-Anvar Vol 68, Page 155)

(Bibi Fatema Az-Zahra  SA)

 

Imam Hussain (as) disse

Tenha em atenção que a necessidade das pessoas para você está entre as bênçãos de Deus para você.

Então não assuste as pessoas carentes quando eles vêm para você, como as bênçãos de Deus podem voltar e ir para outro lugar.

Imam Hussain (a.s) said

 

Hadith No.1

O calor do amor de Hussein 

O Santo Profeta (saww.)  disse: 

Certamente, existe no coração dos crentes, um respeito ao martírio de Imam Husain (AS), um calor que nunca desaparece.

Mustadrak al-Wasail, vol. 10,pg. 318

 

Hadith No.2

A’ashura- Um Dia de Luto 

Imam Raza (A.S.) disse: 

Aquele para quem o dia de A’shura é um dia de tragédia, tristeza e choro, Allah o Poderoso, o Glorioso, fara no Dia do Juízo, um dia de alegria e felicidade para ele.

Bihar al-Anwar, vol,: 44,pg: 284

 

Hadith No.3

Muharram – O mês de Luto 

Imam Reza (A.S.) disse: 

Com o advento do mês de Muharram, o meu pai Imam Kazim (AS) nunca era visto rindo; melancolia e tristeza  vencia-o para (os primeiros) 10 dias do mês; e quando o décimo dia do mês  amanhecesse, era um dia de tragédia, dor e choros.

 

Hadith No.4

Laughing Eyes

Olhos Sorrindo 

O Santo Profeta (saww.) disse: 

O Fatimah  ‘! Todos os olhos deveram estar chorando no Dia do Juízo (Qayamat), excepto os olhos que derramaram lágrimas sobre a tragédia de Hussain (AS) pois com certeza, que os olho deveram estar rindo e serão dadas as boas novas das graças e confortos do Paraíso.

 

Hadith No. 5

Recompensa dos companheiros mártires 

Imam Raza (AS.) disse (para um de seus companheiros): 

Se você deseja ter a recompensa equivalente ao daqueles martirizados junto com Hussain (AS), então sempre que lembrar dele diga:

 “Oh! Que eu tivesse estado com eles! Uma grande conquista que eu teria conseguido “.

 

Hadith No. 6

A lamentação de costume 

Abu Haroon al-Makfoof disse: 

Eu me apresentei ao Imam As-Sadiq (AS) e ele me disse: 

“Recite para mim uma poesia”, e assim recitei para ele. 

Ele disse: “Não desta maneira. Recite para mim como você recita poemas e elegias sobre a sepultura de Hussain (AS)” e assim recitei para ele (novamente).

Bihar al-Anwar,Vol.:44, pg.: 287.

 

Hadith No.7 

Recompensa por Recitar a poesia sobre Hussain (A.S.) 

Imam Sadiq (A.S.) disse: 

Não há ninguem que recite a poesia sobre Hussain (AS) e chore e faça aos outros chorar por meio dela, a não ser que Deus faça o Paraíso a seu favor e perdoe os seus pecados.

Rijal al-Shaikh al-Tusi, pg.: 289.

 

Hadith No.8

Pessoas de Elogios e Elegias 

Imam Sadiq (A.S.)  disse: 

Todos os louvores são para Allah, que colocou entre as pessoas, aqueles que chegam na nossa presença, elogiando-nos e recitando elegios sobre nós.

Wasail al-Shia’h Vol.: 10, pg.: 469

 

Hadith No. 9

Recitação poetica durante o período de luto 

Imam Raza (AS) disse  (a De’bil, um poeta sinceramente dedicado à Ahlul Bayt): 

Eu desejo que você recite poesia para mim, pois com certeza, nos dias de hoje (do mês de Muharram) são os dias de dor e tristeza, que passaram por nós, Ahlul Bayt.

Mustadrak al-Wasail, vol. 10, pg. 386.

 

Hadith No. 10

Shi’ites- Os Companheiros e Associados 

Imam Ali (AŞ) disse: 

Certamente, Allah escolheu para nós seguidores (xiitas), que nos ajudam e estão felizes com a nossa felicidade e estão tristes com a nossa tristeza.

Ghurar al-Hikam, Vol: 1/ pg.: 235.

 

Hadith No. 11

Paraiso – A recomppensa de A’zadari 

Imam Ali Ibn Al-Husain (as)  costumava dizer: 

Cada Mu’min, cujos olhos derramarem lágrimas sobre o assassinato de Hussain Ibn ‘Ali (as) e seus companheiros, de tal forma que as lágrimas rolarem pelo seu rosto, Allah (swt)  devera acomodá-lo nos quartos elevados do paraíso.

Yannaabe’ al-Mawaddah, pg.: 429.

 

Hadith No.12

Em memória dos filhos de Fatemah (sa.) 

Imam Sajjad (as)  disse: 

Certamente, eu nunca trouxe à mente o martírio dos filhos de Fatemah (sa), excepto que eu tenha ficado em choque com lágrimas por causa dele.

Bihar al-Anwar, Vol.: 46, Pg.: 109. 

 

Hadith No. 13 

Luto nas Casas 

Para aqueles que não puderem ir ao Ziarat de Imam Husain (AS) no dia da A’shura, Imam Baqir (AS) menciona a maneira de realizar A’zadari da seguinte forma: 

Ele deveria chorar sobre Hussain (AS), chorar por ele e instruir os membros da casa a chorar por ele. Ele deve estabelecer a cerimônia de luto na casa exibindo lamentacoes e pesar sobre ele; as pessoas devem se encontrar uns aos outros nas suas casas e oferecer condolências e consolações uns aos outros sobre as calamidades que se abateram sobre ele.

 

Hadith No. 13

Mourning in the Houses

For those unable to go for the ziarat of Imam Husain (A.S.) on the day of A’shura, Imam Baqir (A.S.) mentions the manner of performing A’zadari as follows: He should mourn over Husain (A.S.), weep for him and instruct the members of the house to weep for him. He should establish the mourning ceremony in the house by exhibiting lamentions and grief over him; the people should meet one another in their homes and offer condolences and consolations to each other over the calamities which befell him.

Kaamil al-Ziyaraat, Pg.: 175.

 

Hadith No. 14

‘Ali (AS.) chora Angústia dos Mártires de Karbala 

Imam Baqir (AS.) disse: 

Amirul Mu’mineen Ali (AS), junto com dois dos seus companheiros, passaram por Karbala e logo as lágrimas encheram seus olhos. Ele disse (para eles): “Este é o lugar de descanso dos seus animais, e este é o lugar onde suas bagagens serão estabelecidas;. E é aqui que o seu sangue será derramado Bendita és tu O ‘Terra, que o sangue do amado será derramado por cima de ti “.

Bihar al-Anwar, Vol.: 44, pg.: 258

 

Hadith No. 15

Lágrimas – Barreira do Inferno 

Imam Baqir (AS.) disse: 

Aquele que se lembra de nós, ou em cuja presença, somos lembrados, e (como resultado) lagrimas caem dos seus olhos, mesmo que possam estar na medida de uma asa de um mosquito, Allah (swt) devera construir para ele uma casa no paraíso e fazer as lágrimas de uma barreira entre ele e o fogo (do inferno).

Al-Ghadeer, Vol.: 2, pg.: 202

 

Hadith No. 16

Vinte anos de choro! 

Imam Sadiq (A.S.) disse: 

Quanto Ali Ibn al-Husain – Imam Zainul abedin(AS), ele chorou sobre Hussain (AS) durante 20 anos (após a tragédia de Karbala); nunca nenhum alimento foi colocado perante ele, se não que ele começasse a chorar.

Bihar al-Anwar, Vol.: 46, Pg.: 108

 

Hadith No. 17 

A Etiqueta de Luto 

Imam Sadiq (A.S.) disse: 

Quando Ibrahim, o filho do Profeta (saww) morreu, lágrimas encheram os olhos do Profeta (saww), ao que ele disse: 

“Os olhos estão cheios de lágrimas e o coração está angustiado (mas) não devemos dizer nada que provoque a ira do Senhor (Allah).  Certamente, o ‘Ibrahim, estamos angustiados por você “

Bihar al-Anwar, Vol.: 22,Pg.: 157.

 

Hadith No. 18 

Olhos chorosos 

Imam As-Sadiq (as.) disse: 

Ele, em cuja presença nós (e as nossas misérias) são mencionadas e, como resultado, seus olhos se desfazem em lágrimas, Allah fará seu rosto proibido sobre o fogo do inferno.

Bihar al-Anwar, Vol.: 44, Pg., 285.

 

Hadith No. 19

Aglomeração por Hussain 

Imam Sadiq (as.) disse a Fudhail: 

Vocês sentam-se juntos, conversam e discutem entre vocês? 

Fudhail respondeu: Sim. 

O Imam disse então: eu aprovo estas sessões. Portanto, mantanham o nosso “assunto” (imamat) vivo. Que Allah exiba misericórdia sobre aqueles que revivem o nosso assunto e missão! 

Wasail al-Shia’h, vol.:10, Pg.: 392

 

Hadith No. 20

Lágrimas de valor inestimável 

Imam Sadiq (AS) disse (a Masma ‘, um dos que lamentou sobre Imam Hussain (AS)): 

Que Deus tenha piedade das suas lágrimas! Saiba que tu es considerado como sendo aqueles que estão profundamente preocupados connosco e daqueles que estão felizes com a nossa felicidade e lesados com a nossa tristeza. 

Saiba que você há de testemunhar a presença dos meus pais perto de si no momento da sua morte. 

Wasail al-Shia’h, Vol.: 10, Pg.:397

 

Hadith No. 21

Corações escaldados

Imam Sadiq (AS) (ao sentar-se na esteira da oração rezou para os enlutados e aqueles que vão para o Ziarat de Ahlul Bayt (AS) como segue):

O ‘Senhor, tenha piedade dos seus olhos, que derramaram lágrimas em compaixão por nós; e sobre aqueles corações, que ficaram inquietos e angustiados (tristes) por nós; e sobre as lamentaçoěs, que foram para nós.

 

Hadith No. 23

Lágrimas sobre o Estado Oprimido dos xiitas

Imam Sadiq (as.) disse:

Ele cujos olhos derramam lágrimas do nosso sangue que foi derramado, ou para os nossos direitos que foram usurpados, ou pela humilhação infligida a nós ou a um dos nossos xiitas, Allah (swt) devera acomoda-lo no paraíso por um longo tempo.

Amali al-Shaikh al-Mufid, Pg.: 175.

 

Hadith No. 23

Chorar  do  Céu

Imam Sadiq (as.) disse:

O ‘ Zurarah! O céu chorou durante 40 dias pelo (o martírio de) Husain (as)

Mustadrak al-Wasail, vol. 1, pg. 391

 

Hadith No. 24

O Profeta (saww) e chorando sobre os mártires

Imam Sadiq (as.) disse:

Após de que a notícia do martírio de Jafar Ibn Abi Talib (AS) e Zaid Ibn Harithah chegou ao Profeta (saww), sempre que ele entrava na sua casa, ele chorava copiosamente por eles  dizendo: 

” Eles costumavam conversar comigo e eram íntimos comigo e (agora) os dois partiram juntos ”.

Man La Yahdhuruhu al-Faqih, Vol.: 1, pg.: 177.

 

Hadith No. 25

Simpatia para Ahlubayt

Imam Sadiq (as.) disse:

A respiração de quem for prejudicado pela injustiça e opressão por causa de nós (Ahlulbayt), é tasbih (glorificação de Deus), e o seu ocultar os nossos segredos, é jihad no caminho de Allah (SWT).

O Imam (as) lhes acrescentou: Essa tradição (hadith) deve ser escrita em ouro.

Amali al-Shaikh al-Mufid, pg.: 338.

 

Hadith No. 26

Anjos lamentando

Imam Sadiq (as.) disse:

Allah dirigiu para o túmulo de Imam Hussein (AS), quatro mil anjos angustiados, que choram sobre ele (e devem continuar a fazê-lo) até o Dia do Juízo.

Kamil al-Ziyaraat, pg.: 119.

 

Hadith No. 27

Chorando sobre Hussain (as.)

Imam Reza (as.) disse (a Reyyan Ibn Shabib):

O Filho ‘de Shabib!  Se você tiver que chorar sobre algo, então faca-o por Hussain   Ibn ‘Ali (as) pois com certeza, ele foi abatido na maneira pela qual um carneiro é abatido.

Bhar al-Anwar/ Vol.: 44/ pg.: 286.

 

Hadith No.28

Recolhimentos em memória dos Imames

Imam Reza (as.) disse:

Aquele que estiver sentado num encontro em que os nossos assuntos (e nossos caminhos e objetivos) são discutidos e revividos, seu coração não morrerá no dia (Dia do Juízo) quando os corações morrerao (de medo).

Bihar al-Anwar Vol.: 44, pg.:278

 

Hadith No. 29

Benefícios de chorar por Imam Hussain (as.)

Imam Raza (as.) disse:

Aqueles que choram devem chorar sobre os gostos de Hussain (as.) pois certamente, chorando sobre ele acaba com o grande pecado do proprio.

Bihar al-Anwar, Vol.: 44/ pg.: 284.

 

Hadith No. 30

Perdão dos Pecados

Imam Raza (as.) disse:

O  Filho de Shabib ! Se você chorar por Hussain (as) na medida em que as lágrimas rolarem para baixo das suas bochechas, Allah (swt) perdoara todos os pecados cometidos por você, sejam eles os grandes pecados ou os pequenos pecados e quer sejam escassos ou imensos.

Amaali al-Saduq, pg.:112.

 

Hadith No. 31

A intimidade com o Progene

Imam Raza (as.) disse (a Ibn Shabib):

O  filho de Shabib ! Se isso te faz feliz (e desejas) estar connosco nas fileiras elevadas do paraíso, em seguida, esteja triste com a nossa dor e feliz com a nossa felicidade.

Wasaail al-Shia’h, Vol. 14, pg. 502

 

Hadith No. 32

Dia de Ashura

Imam Raza (as.) disse:

Aquele que se abstém (evita) na busca dos desejos (mundanos) no dia de Ashura, Allah (swt) deverá conceder-lhe seus desejos deste mundo e no outro.

Wasail al-Shia’h, vol. 14, pg.504.

 

Hadith No. 33

Peregrino de Hussain (as.)

Imam Sadiq (as.) disse:

O zaair (peregrino) do Imam Hussain (as)  volta  (da sua peregrinação) de tal forma que nem um único pecado permanece sobre ele.

Wasail al-shia’h, vol. 14, pg. 422.

 

Hadith No. 34

Hussain (as.)  busca o perdão para os seus peregrinos

(sobre aqueles que vaoi a peregrinação ao santuário de Imam Husain (as), Imam Sadiq (as) disse:

Aquele que chora por Imam Husain (as), com certeza, o Imam (as) observa a ele e busca o perdão para ele e pede seus sagrados pais a (também) buscar o perdão para ele.

Bihar al-Anwar vol. 44, pg. 281

 

Hadith No. 35

Intercessão, no Dia do Juízo

O Profeta (saww) (disse a Hazrat Fátima (sa):  No Dia do Juízo, você deve interceder para as senhoras e vou interceder para os homens, a cada pessoa que chorou sobre a tragédia de Hussain (as), nós devemos levá-los pela mão e levá-los ao paraíso.

Bihar al-Anwar vol. 44, pg. 292.

 

Hadith No.36

Imam Sadiq (as.) no Dia de Ashura

A’bdullah Ibn Sinaan diz:

Eu cheguei na presença do meu mestre, Imam Sadiq (as.) no dia de Ashura e encontrei-o pálido e abatido, com lágrimas escorrendo dos seus olhos como pérolas que caem.

Musadrak al-wasail, vol.6, pg. 279.

 

Hadith No.37

Nem anjos nem Profetas

O Profeta (saww.) disse:

(No Dia do Juízo Final, um grupo sera visto na mais excelente e honrado estado Eles serao perguntados se eles eram dos Anjos ou dos Profetas  

Em resposta eles  afirmarao..): “Nós não somos nem anjos nem Profetas mas dos mais indigentes do ummah do Muhammad (saww) “. 

Serao então perguntados: “Como, então, você  atingiram este status elevado e honrado ?” 

Eles respondirao: “Não realizamos muitas boas obras nem passamos todos os dias em estado de jejum nem todas as noites em estado de culto (ibadat), mas sim, estamos habituados a oferecer as nossas (diárias) orações “namaz” (com regularidade- pontualmente) e sempre que ouvimos a menção de Muhammad (saww), as lágrimas rolam para baixo das nossas faces “.

Mustadrak al-Wasail, vol. 10, pg. 318.

 

Hadith No. 38

Visitar o Santuário de Imam Husain (as.)

Imam Sadiq (as.) disse:

Ele (Imam Husain) vê a aqueles que vêm para o seu santuário e ele conhece-os por seus nomes, nome do seu pai e suas posicoes perante os olhos de Allah swt., o Glorioso, melhor do que você conhece os seus próprios filhos!

Wasaail al-Shia’h, vol. 14, pg. 422.

 

Hadith No. 39

Nabi Isa (Jesus) (as.) chora

Imam Ali (as.) disse a Ibn A’bbas:

(Uma vez, quando ele passou a passar por Karbala), Nabi Isa “Jesus” (as) sentou-se e começou a chorar. Seus discípulos que estavam observando-o, seguiram o exemplo e começaram a chorar também, mas não compreenderam a razão por este comportamento, perguntaram-lhe: 

“O espírito de Deus o que é que te faz chorar !?” 

Nabi  Isa “ Jesus” (as) disse: “Você sabe qual a terra é esta ?” 

Os discípulos responderam: “Não.”

 Ele, então, disse: “Esta é a terra em que o filho do Profeta Ahmad (saww) sera morto.

Bihar al-Anwar vol. 44, g. 252.

 

Hadith No. 40

Todas as criaturas choraram por Imam Hussain (as.)

Abu Baseer narrou que Imam Mohammad Baqir  (as.) disse:

Os seres humanos, os génios (jins), os pássaros e os animais selvagens (todos) 

Kaamil al-Ziyaraat, Pg. 79. 

Imam Ali Raza (as) disse:

“Com o advento do mês de Muharram, o meu pai Imam Mussa Kadhim (as) nunca seria visto rindo, melancolia e tristeza iria vencê-lo para (os primeiros) dez dias do mês, e quando o décimo dia do mês iria amanhecer , seria um dia de tragédia, tristeza e choro por ele. “

[Amaali al Saduq, pg. 111]