Imam Muhammad Al-Baqir (AS)
Parte 1 em Portugues
Uma vez que um cristão pediu nosso quinto Imam, Imam Muhammad al-Baqir (as) como poderia ser verdade o que o Imam (as) tinha dito sobre os frutos do Céu não reduzindo quando foram comidos.
Imam (as) disse a ele não só era verdade, mas ele poderia dar-lhe um exemplo de algo que está sendo usado e não redutor, que estava presente neste mundo.
Imam (as), em seguida, continuou dizendo que quando uma vela é usada para acender outras velas, até um máximo de cem mil outras velas, a luz da vela original não vai ficar menos.
Moral da história:
Só porque você não entende alguma coisa no Islam não significa que ele está errado. Deus nos deu o Islam e o nosso conhecimento não se pode comparar com o seu.
Parte 2
No tempo do nosso quinto Imam, Imam Muhammad Al-Baqir (AS) vivia um homem chamado Jabir bin Abdullah.
Jabir era um homem piedoso que estava vivo na época do Profeta (saww).
Um dia, o Santo Profeta Mohammad (saww) disse ao Jabir que ele estaria vivo para ver o seu bisneto (Imam Muhammad Al-Baqir AS). O Profeta (saww) pediu ao Jabir para que desse seus cumprimentos ao Imam Muhammad Al-Baqir (as) da parte do seu trisavo .
O Nabi Mohammad (saww) faleceu e Jabir permaneceu vivo por um longo tempo, assim como o Profeta (saww) lhe dissera.
Um dia Jabir que agora era um homem muito velho, estava visitando a casa de Imam Ali Zainul Abideen (as) quando se deparou com uma criança pequena.
Jabir perguntou ao Imam Zainul Abideen (as) quem era a tal criança . Quando Imam (as) respondeu que a criança era o seu filho Muhammad Al-Baqir e que era para ser o próximo Imam, Jabir estava tão feliz que começou a chorar.
Na última Jabir poderia dar a mensagem que ele estava carregando com ele durante tantos anos.
Jabir virou-se para olhar ao Imam Muhammad Al-Baqir (as) e lhe disse que seu trisavô lhe pediu para passar seus cumprimentos (salams) ao Imam (as).
Moral da história:
Se você é dado algo para cuidar ou passar para outra pessoa (não importa o quão pequeno que seja), então cuidar dela assim como você é responsável por isso.
Parte 3
No momento do nosso quinto Imam, Imam Muhammad Al-Baqir (AS) os muçulmanos estavam usando moedas romanas por dinheiro. O Rei da Roma decidiu que ele ia fazer novas moedas romanas que teria escrito sobre elas coisas que eram contra o Islam.
O Rei muçulmano Waleed não sabia o que fazer, porque eles precisavam de usar as moedas por dinheiro, mas ao mesmo tempo não queriam usar as moedas que tinham coisas contra o Islam escritas nelas.
Waleed decidiu pedir o nosso quinto Imam, Imam Muhammad Al-Baqir (AS) o que ele devia fazer. Imam (AS) disse que ele também devia fazer novas moedas em que os muçulmanos poderiam usar a partir de então.
Imam Muhammad Al-Baqir (AS) disse-lhe que as moedas deviam ter de um lado “La ilaha illallah” e do outro lado “Muhammadur Rassulullah”.
Waleed concordou que esta era uma excelente ideia e as moedas foram feitas.
Moral da história
Devemos aprender o que os nossos Imams (AS) nos ensinaram. Eles sempre sabem o que fazer.
Parte 4
Era um dia muito quente e nosso quinto Imam, Imam Muhammad Al-Baqir (AS) estava trabalhando duro em sua fazenda.
Um homem estava passando e quando viu Imam Muhammad Al-Baqir (AS) estava tão quente e cansado de todo o trabalho que tinha feito, ele disse ao Imam que ele não deveria trabalhar tão duro e descansar em seu lugar.
Imam Muhammad Al-Baqir (AS) respondeu que ele estava trabalhando tão duro, para que ele possa cuidar da sua família, e não teria que pedir ajuda a alguém.
Allah SWT. gosta de nós por trabalhar duro e fazer as coisas por nós mesmos.
Moral da história
Você deve sempre se esforçar para fazer algo por si mesmo e somente quando você já tentou e não pode fazê-lo você deve pedir ajuda.
Parte 4 In English
It was a very hot day and our 5th Imam, Imam Muhammad Al-Baqir (AS) was working hard on his farm.
A man was walking past and when he saw Imam Muhammad Al-Baqir (AS) looking so hot and tired from all the hard work he had done, he told the Imam that he should not work so hard and rest instead.
Imam Muhammad al-Baqir (AS) answered that he was working so hard, so that he can look after his family, and not have to ask anyone for help.
Allah likes for us to work hard and do things for ourselves.
Moral
You should always try hard to do something by yourself and only when you have tried and can not do it you should ask for help.