Em nome de Allah. O beneficiente, O Misericordioso

Em nome de Allah. O beneficiente, O Misericordioso

Imam Mussa Al-Kadhim (AS)

Parte 1

Havia um fazendeiro pobre e ignorante que era muito rude com o nosso sétimo Imam, Imam Musa Al-Kadhim (AS) sempre que ele o via.

Não importa o quão grosseiro esta era, Imam (AS) nunca ficou com raiva e ele nunca disse nada ao homem.

Amigos do Imam (AS.) quiseram punir ao homem rude, mas o Imam (AS) não lhes permite. Imam (AS) disse a eles que ele mesmo iria ensinar a esse homem uma lição.

Um dia Imam Musa Al-Kadhim (AS) caminhou na exploração do homem grosseiro, onde o homem estava trabalhando. Quando o homem viu o Imam (AS), parou de trabalhar e colocou as mãos nos quadris, pronto para ser abusivo novamente.

Imam Mussa Al-Kadhim (AS) desceu, cumpriu para o homem e cumpriu-o com um rosto sorridente e amigável. Imam (AS) , então, disse -lhe que ele não deveria sobrecarregar a si mesmo e que a terra que ele tinha era muito boa. Ele, então, perguntou-lhe o quanto ele estava à espera para a cultura.

O fazendeiro ficou surpreso com a polidez e sinceridade do Imam (AS), ele esperou um pouco e depois disse que estava esperando para obter cerca de 200 peças de ouro. Imam (AS) pegou uma bolsa e entregou ao fazendeiro dizendo-lhe que havia 300 peças de ouro, mais do que o valor da sua colheita. Imam (AS) disse ao homem para pegar o dinheiro e também para manter a cultura, e que esperava que o homem recebesse mais por isso.

O agricultor confrontado com este tipo de comportamento gentil e bom Akhlaq, ficou muito envergonhado de si mesmo e pediu desculpas ao Imam Mussa Al-Kadhim (AS).

Depois disso, sempre que o homem via ao Imam (AS) ia cumprimentá-lo educadamente. Os amigos do Imam (AS.) ficaram muito surpresos !

Moral da história

  1. Não trate as pessoas como elas tratam você, mas sempre seja melhor.
  2. Dê para as pessoas mesmo que elas não têm idade como se elas merecessem.

Parte 2

Um dia, quando o nosso sétimo Imam, Imam Mussa Al-Kadhim (AS) tinha apenas 5 anos de idade, Abu Hanifa perguntou-lhe quem é responsável pelos nossos atos? . Será que o homem fará-o com sua própria vontade ou não Allah fará-o-á-las?.

Imam Mussa Al-Kadhim (AS) respondeu que tinha três possibilidades:

  1. Allah faz o homem fazer-las (os atos).
  2. Tanto Allah SWT. Como o homem ambos são responsáveis.
  3. O homem faz –os (atos) sozinhos.

Se o primeiro é verdadeiro. (Allah SWT. faz o homem fazê-los (os atos).

então Allah deveria ser julgado no dia de Qayamat e levado para o paraíso ou inferno (opção errada).

Se o segundo .é verdade (Tanto Allah SWT. como o homem ambos são responsáveis) entao tanto Deus como homem deviam ser julgados no dia do Qayamat e enviados para o paraiso ou para o inferno (opcao errada) .

A única que é verdadeira é a terceira (O homem faz –os (actos) sozinho.), porque só o homem será julgado no dia da Qayaaat e enviado para o paraiso ou para o inferno, já que apenas o homem é o único responsável pelos seus atos e ações.

Moral da história

Embora Allah SWT. tenha em mente tudo o que nos permite fazer o que quisermos, para que possamos ser responsabilizados por nossos atos no dia do Qayamat.

Parte 3

No momento do nosso sétimo Imam, Imam Musa Al-Kadhim (AS) o governante era um homem mau chamado Haroon, que odiava o Imam (AS).

Haroon veio para Madina, onde o Imam Mussa Al-Kadhim (AS) viveu e deteve o Imam (AS) e o investiu para uma prisão em Basra.

Imam Mussa Al-Kadhim (AS) encontrou essa prisão sob a guarda de um homem chamado Yahyah.

Imam Mussa Al-Kadhim (AS) era um homem amável que sempre falava bem de todos, mesmo Yahyah que o manteve na prisão. Logo Yahyah se sentiu mal por manter uma pessoa tão agradável na prisão.

Haroon descobriu e levou o Imam Mussa Al-Kadhim (AS) para outra prisão. Novamente Imam (AS) através da sua gentileza e gentileza fez com que uma outra pessoa também se sentisse mal.

Haroon finalmente assassinou o Imam Mussa Al-Kadhim (AS) 

Moral da história

Não importa o quão horrível alguém seja com você, você deve sempre ser bom para ele e em breve ele ira se sentir mal sobre o quão horrível ele está sendo para si.

Parte 4 (Última)

Um dia nosso sétimo Imam, Imam Mussa Al-Kadhim (AS) passou por um homem pobre. O Imam (AS) disse: “Salaam” para ele, em seguida, conversou com ele por um tempo, questionando-lhe se estava tudo bem.

Quando Imam Mussa Al-Kadhim (AS) estava indo, ele disse ao homem que havia alguma coisa que ele poderia fazer para o homem, em seguida, ele iria fazê-lo.

Os seguidores do Imam (AS) tinham visto e ouvido o quão bom o Imam (AS) tinha sido a este pobre homem comum. Disseram ao Imam (AS ), que não parecia certo para alguém tão grande como Imam (AS) em conversar e oferecer seus serviços a alguém , como aquele homem .

Imam Mussa Al-Kadhim (AS) respondeu que eles estavam esquecendo-se que todos eles eram servos de Allah SWT., e que Allah SWT. todos realizados os homens iguais. 

Também que, se uma pessoa é pobre hoje não significa que ele vai ficar pobre por toda a sua vida e o mesmo para uma pessoa rica, por isso alguém que precisa de ajuda de vocês hoje pode ser a mesma pessoa que irá ajudá-lo amanhã.

Moral da história

  1. Sem Islã, todos são iguais.
  2. Allah SWT. é o doador das coisas, de modo que você pode ter hoje em dia, alguém pode ter amanhã.