História da Masjid Jamkaran
Os pesquisadores acadêmicos e historiadores xiitas em seus livros têm narrado de Hasan b. Mathleh Jamakarani – um homem justo de conduta reta e caráter nobre, e um amante da família da revelação e profecia (isto é, o Ahlul Bayt, os santos descendentes do Profeta SAWW.) – sobre a construção da Mesquita Sagrada de Jamkaran nos arredores de Qum, da seguinte forma:
“Eu estava dormindo na minha casa, na aldeia de Jamkaran na terça-feira à noite, no dia 17º dia do mês abençoado e santo de Ramadhan de 393 AH (calendário lunar). Foi depois da meia-noite que um grupo de pessoas veio à minha casa e me acordaram e levantaram-me e disse:
‘Ó Hasan! Acorde e se levante, e obedeça ao comando do seu Senhor e Mestre da Idade – Imam Al-Mahdi ATFS. O que você chamou’. Depois de ouvir este comando, eu acordei imediatamente para ficar pronto e disse:
‘Por favor, permita-me colocar minhas roupas”, e sendo surpreendido e confuso na escuridão total, eu peguei uma camisa para colocar em seguida, ouvi uma voz dizendo:
‘Hasan não coloque – a, porque ela não pertence a você.’ Após retirar-la e vestir a minha própria camisa, eu peguei uma calça, então novamente, eu ouvi a voz dizendo: “Hasan. esta não é a sua calça não vista-a’, e, finalmente, eu fui capaz de vestir- se a usar a minha própria camisa e calça na escuridão Então comecei a procurar a chave para abrir a porta, quando novamente me disseram para não procurar a chave que a porta já tinha sido aberta.
Quando finalmente saí da porta, vi um grupo de personalidades piedosas e ofereci-lhes saudações. Eles retribuíram as minhas saudações e falaram-me gentilmente e com apreço. Então eles me dirigiram para um lugar – a localização atual da Mesquita sagrada de Jamkaran – e depois de olharem cuidadosamente, vi um sofá coberto com tapetes e almofadas finas. Um jovem de aproximadamente 30 anos, com grandeza e dignidade especial estava sentado no sofá descansando nas costas contra os travesseiros e além dele um homem velho estava segurando um livro em sua leitura de mãos para o jovem. Eram mais de sessenta pessoas, alguns deles vestidos de branco, enquanto outros vestidos de verde que tinham cercado o sofá, e estavam ocupados em oferecer orações e louvores a Deus Todo-Poderoso. De repente, ocorreu-me que este jovem é o Senhor e Mestre da idade, Wali al-Asr [AS] (pode a nossa alma ser sacrificada para ele) e do velho homem com características bonitas sentadas além dele era Profeta Khizr [AS] , que me pediu para sentar-se; e então o Senhor dos tempos, Wali al-Asr [AS] me enviou o seguinte:
‘Oh, Hasan! Você deveria ir visitar o Hasan bin Muslim – o fazendeiro desta terra – e dizer-lhe que por cinco anos ininterruptos, ele tem feito a agricultura nesta Terra Santa, apesar dos meus sinais de alerta durante todos esses anos. Esta é uma terra santa abençoada e Deus Todo-Poderoso distingue-a sobre outras terras, conferindo-a distinção e dignidade; ainda este ano, ele tem a intenção de cultivar nesta terra, enquanto ele não tem quaisquer direitos sobre esta terra nem está autorizado a fazê-la.
Portanto, até agora, qualquer que seja o resultado financeiro que ele ganhou e todos os benefícios relevantes realizados por causa do comissionamento desta terra devem ser devolvidos por ele para a construção de uma mesquita Santa nesta terra sagrada. Além disso, enfatizamos a ele que por causa de suas transgressões para fixação esta Terra Santa em sua própria propriedade, Deus Todo-Poderoso havia levado seus dois filhos como proteção por sua ofensa. Mas parece que mesmo esta proteção severa não despertou nele. Você deve avisá-lo disso, se ele ainda persiste e não muda seu curso, ele deve estar pronto para uma ameaça catastrófica horrível além de sua imaginação, de Deus Todo-Poderoso.
Depois de ouvir atentamente a estas palavras-apelando coração do meu Mestre, eu respondi:
‘Oh meu Mestre e Senhor! Devo ter alguns sinais convincentes exclusivos para entregar a sua mensagem, porque senão as pessoas não vão acreditar em minhas palavras, e ele vai ser muito difícil convencê-los. ‘
O Imam [AS] respondeu:
“Vamos marcar alguns sinais especiais que mostram os limites da Mesquita Sagrada, que comprovam a veracidade de sua declaração. Vá e transmita a minha mensagem para o povo.
O Imam [AS] ainda acrescentou: “Vá e veja Sayyid Abul Hasan e peca-lhe para acompanhá-lo para visitar Hasan bin Muslim, e, juntos, vocês dois recolheram dele os ganhos sobre os lucros agrícolas nesta terra dos últimos dois anos; e use esse dinheiro para construir a fundação da estrutura da mesquita.
Para as despesas restantes, você pode recolher-la da vila de Rehaq na região de Ardhaal (perto da cidade de Kashan), que pertence a mim; e dessa forma, completa a super estrutura remanescente da Mesquita Sagrada.
Além disso, metade dos bens da vila de Rehaq foi feita como uma doação para a manutenção da Mesquita Sagrada, e a renda anual da referida doação deve ser gasta para a sua melhoria e habitação. “