Eid ul Adha – A história do Grande Sacrifício
A história sobre o grande sacrificio do Profeta Ibrahim (as) é uma interessante e há muitas lições que podem ser derivadas disto por aqueles que acreditam em Profeta Ibrahim (as) e reivindicam seguir o credo dele. Resumindo o que tinha acontecido:
Nabi Ibrahim (as) tinha pedido a Allah (swt) que lhe concedesse um filho. Allah (swt) cumpriu o desejo dele e lhe deu o Profeta Ismail (as) numa idade avancada (na velhice).
” O Deus! Me Conceda com um filho íntegro. Assim Nós lhe demos as novidades contentes de um filho ” paciente. (37:100-101)
Quando a criança atingiu 13 anos de idade, Allah (swt)) comandou para o Profeta Ibrahim (as) no sonho, que o sacrificasse (o seu filho) por Ele (Allah).
” Quando ele era velho o ajudava bastante no seu dia a dia , ele disse: ‘ Meu filho! Eu vi em meu sonho que eu estou o sacrificando. Veja o que você pensa? ‘” (37:102)
Porque este era o comando de Allah (swt), o filho íntegro encorajou que o pai velho cumprisse o dever dele.
” Ele disse: ‘ O Pai ! Faça tudo que lhe comandaram. Se Allah desejar, eu serei paciente “. (37:102)
Nabi Ibrahim (as) saiu com o seu filho Profeta Ismail (as) para o sitio do sacrificio. Não era certamente uma tarefa fácil!
No caminho, Shaytan ou Satanás se apareceu em forma de um homem velho e conselheiro. Ele tentou parar o Profeta Ibrahim (as) de oferecer o sacrifício, mas por causa da fé forte em Allah (swt), a sua determinação (do Profeta Ibrahim (as)) de obedecer o comando do Criador (Allah) não pôde ser extraviada.
Shaytan tentou a sorte dele então com o Profeta jovem Ismail (as) e o persuade escapar do destino dele. Como resultado da prece do pai dele, Profeta Ismail (as) era um filho íntegro e ele também, não pôde ser influenciado .
Ambos, o pai e o filho perseguiram Shaytan para longe deles. Eles chegaram então ao local do sacrificio de Mina.
Nabi Ibrahim (as) amarrou as mãos e as pernas do filho para não ser perturbado pela dor dele e inquietude. Ele se amarrou um pano nos olhos e passou a faca ordenada o comando de Allah (swt).
Quando o Nabi Ibrahim (as) desdobrou o pano, ele viu o Profeta Ismail (as) ao lado dele e no lugar dele um Carneiro morto . Profeta Ibrahim (as) tremeu para que Allah (swt) nao rejeitasse o sacrifício dele. De repente ele ouviu uma voz que estava acalmando:
” Nós convocamos para ele: O Ibrahim! Você cumpriu a visão realmente! Assim realmente Nós recompensamos o virtuoso. Esta realmente era uma tentativa de manifesto. Então Nós o resgatamos com um grande sacrifício, e Nós partimos (esta bênção) para ele e as futuras gerações em tempos posteriores: Paz a Ibrahim “. (37:104-109)