Alguns pontos sobre Ramadhan
﷽
“Mês Sagrado de Ramadhan”
Todos os anos nos esforçamos para enfocar e aumentar a nossa espiritualidade neste mês sagrado.
1- “Caridade”.
A mesquinhez é condenada em todas as religiões e credos. O Islam diz: ‘O mesquinho estará longe de Deus, longe do paraíso e mais perto do inferno’.
A vida do homem ou qualquer das suas posses não é sua, mas de Deus e ele é apenas um fiduciário. Ele não deve usá-lo apenas para as suas próprias necessidades e para agradar a si mesmo, mas principalmente para agradar a Deus ao promover a Sua Causa e ajudar a Sua Criação que está sendo oprimida.
Caridade indica que o sentimento de solidariedade e sentimento de solidariedade é gerado a partir da convicção do indivíduo sobre a comunhão dos seus irmãos e o compromisso de cada um com cada um e cada um por todos.
Devemos evitar a tendência usual de dar coisas indesejadas, rejeitadas pela caridade.
Versículo 3: 91- (Alcorão):
“Nunca alcançareis a justiça sem dar (em caridade) daquilo que amais”
Vamos nos abster da tendência diabólica de nos entregarmos a todos os tipos de desperdícios e vícios e a mentalidade do medo da pobreza (dando caridade).
Lembre-se de Imam Ali (as) a aconselhar:
“Seu dever sagrado é cuidar dos pobres, deficientes e órfãos. Ajude-os, proteja-os e deixe que se aproximem de você sempre que precisarem de sua ajuda”.
Ramadhan, o mês de Istighfar
Depois de ter seu iftaar e orado seu Salah não significa que você cumpriu seu dever do Ramadhan, cuidado, você precisa de mais e isso é Istighfar (pedido de perdao), porque é este o próprio mês para tal.
O Profeta Muhammad (saww) disse: “Você nunca poderia agradecer a Allah (swt) o suficiente.
Porque toda vez que você agradece A Allah (swt), é Allah (swt) que permite que você agradeça a Deus.
Umme salimah (as) a esposa do Profeta (saww) disse: “Eu vi o mensageiro de Allah ! Tarde da noite após as suas orações levantando as duas mãos e chorando e dizendo:
“Ó Allah! Pelo que você me abençoou, não retire de mim …
“Ó Allah! Recompense-me pelo que é bom para mim e para o meu povo,
“Ó Allah!” Nunca me mantenha sozinho nos meus pensamentos *e ele estava chorando*, mantenha-me ocupado com coisas boas “depois de terminar,
Umme Salimah (sa) perguntou: “Ó Mensageiro de Allah ! Se você pedir este tipo de súplica [تضرع], então o que podemos pedir a Allah! Quando você é um Mensageiro de Allah (swt) ?
O Profeta Muhammad (saww) respondeu a ela: “Ó Salima, você não ouviu que o Profeta Ya’qub (as) estava Sozinho e um empacotador veio pedir-lhe um pouco de comida ? E o Profeta Ya’qub (as) pensou que ele está fingindo ser um empacotador quando ele era realmente um empacotador e se recusou a ajudá-lo a comer quando ele tinha bastante comida dentro da sua casa, e ele Yakub (as) foi afligido por sete anos por seu filho Yusuf (as) que estava longe dele, e o Profeta Yunus (as) tomou a decisão errada quando estava sozinho e deixou seu povo, e ele ficou aflito e um peixe o engoliu,
Ó Salima (sa) nunca sente-se sozinho sem ocupar algo ou recite os versos do Alcorão Sagrado, caso contrário, será fácil para Satanás sussurrar nos seus ouvidos e nos seus pensamentos,
Shahr bin Hawshab disse: “Eu disse a Umm Salamah:‘ Ó Mãe dos Crentes! Qual foi a súplica que o Mensageiro de Allah (saww) disse com mais frequência quando estava com você ?
”Ela disse:‘ A súplica que ele disse com mais frequência foi: “Ó Modificador dos corações, faça meu coração firme na sua religião,
(Yā Muqallibal-qulūb, thabbit qalbī `alā dīnik).’ ”
Ela disse: ‘Então eu disse:“ Ó Mensageiro de Allah, por que você suplica tão frequentemente:
‘Ó Mudador de corações, faça meu coração firme na sua religião.’
Ele disse: ‘O Umm Salamah (sa) !
Na verdade, não há ser humano, excepto que seu coração está entre os Dois Dedos dos Dedos de Allah (swt)
Portanto, quem quer que Ele queira, Ele torna firme, e quem quer que Ele queira, Ele faz com que se desvie.
Ref- O mensageiro de Allah-vol-3-pg13,
Primeiro Namaaz ou Iftaar
Imam Al-Baqir (as) declara: No mês sagrado do Ramadhan, primeiro Namaaz, depois quebre o jejum.
A menos que você esteja com pessoas que estão esperando por Iftaar, se soubessem que você também tem Iftaar com eles, então quebre o jejum com eles.
O narrador pergunta: por que devo fazer isso e orar primeiro !?
Imam (as) responde : existem dois deveres que foram apresentados a você, quebrar seu jejum e oração.
Portanto, comece com aquele que tem mais preferência do que o outro, que é Namaaz.
E então o Imam Mohammad Baqir (as) afirma: você está jejuando, portanto, se você orar nessa condição de jejum e terminar seu dia dessa forma, é mais amável para mim.
Wasail Shia V10, Página 150
Um belo exemplo de Ayatullah Misbah Yazdi sobre nós e Mahe Ramadhan
Imagine um pássaro que pode voar, mas está amarado a uma grande pedra sobre as patas ….
Por causa dessa pedra ele não pode voar … os pássaros teem um principio de querer voar, mas o peso da pedra não o permite voar ….
Se essa pedra não for removida a ave depois de algum tempo até pára o esforço de voar … porque perdeu a esperança …
Depois de um período mais longo o pássaro se esquece de voar …
Da mesma forma Deus criou-nos com o desejo de voar espiritualmente e alcançar objetivos divinos, mas o peso do desejo do corpo e suas necessidades materiais nos puxam para baixo …
Mahe Ramadhan é o momento de liberar as pernas das pedras de pecados e necessidades materiais e começar essa jornada espiritual ….
10 pontos espirituais para o mês de Ramadhan Kareem
À medida em que entramos no belo Mês sagrado, de sinceridade e devoção, peço a Allah Ta’la para nos conceder a todos nos tawfeeq para fazer o jejum enquanto importante compreender sua essência e benefícios.
Algumas dicas espirituais para todos nós refletirmos sobre:
- Niyyah (intenção) é wajib (obrigatório), e deve ser feita na primeira noite do mês ou em cada noite. Ele não precisa ser proferido verbalmente.
- É altamente recomendável ter sahar (sahari), mesmo se é água. Muitas tradições do Ahlulbayt (as) apontam para o crente atingindo salwat dos anjos se eles praticam isso.
- Este mês é tudo sobre a mudança positiva. No entanto, não devemos sobrecarregar-nos com longas listas, mas sim concentrar-se em uma ou duas áreas para melhorar e manter. Considere fazer um compromisso para parar uma ação ruim e começar a fazer uma boa ação em uma base contínua.
- Vamos fazer do Sagrado Alcorão nosso melhor companheiro neste mês sagrado. Não só devemos recitar (em árabe), mas devemos atribuir algum tempo no dia para a reflexão e compreensão dos seus significados ricos. Ele se conectará com nossos corações, já que este Mês é a fonte do Alcorão (Alcorão Rabi’ul).
- O Mês do Ramadan é um mês de serviço comunitário e de assistência a outros. Caridade, tabligh, ou qualquer forma de ajuda é altamente gratificante e espiritualmente edificante.
- Importante, este é um mês de reforçar a nossa força de vontade e auto-controle, purificando nossa intenção, melhorando o nosso comportamento (akhlaq) e anular os nossos egos.
- A maioria de nós estará rotineiramente recitando suplicas (Duas) durante o mês sagrado. Embora isso seja bom, talvez devêssemos reservar algum tempo para refletir sobre algumas partes destas súplicas e entender seus significados. Em particular, nossos Ulamas (chefes religiosos) enfatizaram o “ Dua Abu Hamza Thamali” para ser espiritualmente refrescante.
- Este glorioso mês é uma oportunidade para reacender o relacionamento com a família, parentes ou amigos que possamos ter cortado o relacionamento com ou não permissao sobre . Um telefonema, mensagem ou até mesmo um presente vai um longo caminho para restabelecer conexões perdidas e é amado a Allah (swt).
- Lembremos que a melhor acção neste mês sagrado, de acordo com o amado Profeta (saww), é ficar longe daquilo que Deus proibiu. Por exemplo, no verão em muitos lugares é crucial em baixar o olhar quando estiver fora de casa e as pessoas estiverem vestidas inadequadamente.
Também é boa ideia pedir continuamente perdão e não esperar até noites de Qadr. Talvez escrevendo nossos pecados em um pedaço de papel, sentindo remorso e culpados com mais determinação para não repeti-los, são boas maneiras de auto-limpeza.
- Todos nós devemos fazer um esforço especial este ano para orar pelos crentes oprimidos em todo o mundo, especialmente o povo do Iraque, Síria e Iêmen. O suplicar (fazer duas) dos crentes e a súplica (dua) sincera ao Poderoso Allah (swt) (serão, sem dúvida, poderosos) para derrotar os terroristas e aqueles que os apóiam. Não devemos subestimar o poder de dua, especialmente no mês da dua.
Que Allah ta’la nos proteja do mal dos inimigos da humanidade, como Daesh e seus seguidores, e conceda a paz a todos.
‘A paz esteja com você, oh o Maior Mês de Deus, e o tempo de felicidade para Seus amigos … Você é um fardo (e longo) para os miseráveis, enquanto linda para os crentes’.
Imam Zaina Al-Abideen (as) no Sahifa Al-Sajjadiya
Laylatul Qadr, a Noite do Poder
Laylatul Qadr é uma celebração para comemorar a chegada da orientação final para os seres humanos. É um tributo ao início da mensagem revelada à humanidade pelo Criador, uma mensagem que lhes mostra o caminho para alcançar a felicidade em ambos os mundos.
Assim como a chegada de uma criança é comemorada, no seu nascimento e, em seguida, a cada ano, como um portador de alegria e satisfação para a família, Laylatul Qadr é comemorado como um portador da luz e orientação para a humanidade.
Ao contrário do que o aniversário é comemorado com uma festa para os sentidos, Laylatul Qadr inclui uma festa para o espírito, uma festa de adoração e orações.
Alguns Ahadith indicam que o destino de cada crente para o próximo ano é decretado nesta noite. É por isso que os Du`as para esta noite peçam favores especiais no decreto para o ano. Os crentes são encorajados a ficar acordados a noite inteira, e orar por bênçãos e perdão.
É a noite mais sagrada do ano, e não seria prudente a não se importar com os enormes benefícios desta noite.