Bibi Fatemah (sa)
Biografia de Bibi Fatema Az-Zahra SA.
Mulher no espelho da História
A partir do estudo da história encontramos o facto de que, na mulher da idade anterior foi considerada ser uma parte da riqueza e propriedade. Ela costumava ser vendida e comprada como qualquer propriedade ou animal. Árabes analfabetos da era pré-islâmica considerava mulher a causa da má sorte e do infortúnio e eram enterradas as meninas inocentes vivas. Mas o Islam declarou esta consideração e noção errada e injustificada. O Profeta Mohammad (saww) lutou fortemente contra tais concepções erradas. Ele considerou a mulher como um ser humano como homem e que ela também tem os direitos de liberdade, humano e social. Ninguem tem o direito de insultar e olhar mal a ela.
Mas, o Islam pela formação ministrada por senhoras como Khatija (sa), Bibi Fátima (sa), Bibi Zainab (sa) destacaram a grandeza da mulher, explicaran e ilustraram o significado da vida da mulher e transformaramu-a em um exemplo e modelo para as próximas corridas .
Vamos apresentar a breve história da vida de uma das senhoras ora Bibi Fatima Zahra (SA), a filha do Profeta Mohammad (saww), esposa do Imam Ali (as), a mãe do Imam Hassan (as) e Hussain Imam (as) , os chefes da juventude do Paraíso, e Bibi Zainab-e-Kubra (sa) para que, entende-se e evidente que a forma como deve ser uma mulher exemplar “.
Nascimento
Quando o nascimento de Bibi Fátima (sa) estava para acontecer, o Profeta (saww) disse a Bibi Khatija (sa): “Jibrail (as) me deu a boa notícia de que essa criança que vai nascer é uma filha e todos os Imams infalíveis serao da sua geração.
Bibi Fatima Zahra (sa) nasceu na sexta-feira dia 20 de Jamadi-ul-Akhir, o quinto ano da Hijra, quando coraixitas estavam ocupados na construção do edifício de Khana-e-Caaba.
Formação e Promoção
Bibi Fátima (sa) foi criada e treinada na família do Profeta Mohammad (saww) e levou vantagem e compartilhamento do conhecimento e da sabedoria do Profeta (saww). Ela ouviu a recitação do Alcorão do Profeta (saww) e memorizo-o, e estava ocupada com a idéia e o conceito de auto- treinamento e tornou-se um ser humano completo e real.
Ela amava o pai extremamente honrado e o Alcorão Sagrado. Ela aproveitou a parte das bênçãos da existência do seu pai. Estas foram as perfeições, devido a que o Profeta (saww) a amava ao extremo.
Semelhança
Fatima Zahra (sa), mais do que tudo se assemelhava a seu pai em sua aparência, comportamento, caráter e conduta. Umme Salma a esposa do Profeta (saww) disse: “Fatima Zahra (sa) lembrava mais o Profeta (saww) de todas as pessoas.”
A Relação Pai-Filha
O amor entre o pai e a filha não era um processo de um único lado, em vez disso, Fátima (sa) também imensamente amava o pai (o Profeta saww), como ele a amava. Quando Hazrat Khatija (sa) morreu, ela não tinha mais de que seis anos de idade. Após a morte da sua mãe, ela sempre cuidou do conforto do seu pai em casa. Fátima (sa) foi uma filha que constantemente e de forma estável seguiu os passos do seu pai.
As ruas e Masjid-e-Haram de Meca estavam cheias de pessoas que brincaram, insultaram e o torturaram o Profeta (saww). Sempre que seu respeitado e digno pai voltava para casa na condição de ferido, ela iria lavar o sangue do seu rosto sagrado e cobria as suas feridas e encorajava-o com sua conversa doce.
Nesses momentos, quando seu pai era um estranho em sua própria terra e entre seu próprio povo e ele estava sozinho com todos os parentes presentes, e isolado e solitário entre todos aqueles que falavam a mesma língua que ele falava. Além disso, ele era todo-somente durante sua luta e do combate contra a ignorância, idolatria e ele estava carregando a pesada responsabilidade de professar por conta própria.
Depois foi só e apenas Fátima (sa), quem o agradou e consolou o coração do seu pai com o seu amor sincero e carinho. Ela, aceitando a profecia do seu pai reforçou suas esperanças. Essa é a razão pela qual o Profeta (saww) costumava dizer:
“Que o seu pai sacrifique a sua vida por você” ou que ele iria chamá-la de “mãe do seu pai”. Porque, ela era como uma mãe para seu pai.
Casamento
Quando ela (Bibi Fatema sa) atingiu a idade da puberdade, tornou-se necessário para ela se casar. Mas ela precisava de uma pessoa que devia ser o seu par. Para que ele pudesse apreciar o seu estatuto e perfeição e maturidade das virtudes e ele saberia qual era o real valor e a virtude de um ser humano. Esta é a própria finalidade do Islam, que, como resultado fortalece as relações conjugais.
Quando ela se tornou na idade do casamento, muitos homens vinculados, incluindo Abu Bakar e Umar enviaram suas mensagens para pedir sua mão em casamento. Mas o Profeta (saww) disse: “Eu estou esperando pela revelação nesse sentido.”
A revelação veio e marido de Fátima (sa) também foi indicado. Deus ordenou que o Profeta (saww), “Oh meu Profeta obtenha a luz (Noor) casou-se com a luz ou seja, obter Fátima (sa) casou-se com Ali (as)”.
Quando Ali (as) se aproximou do Profeta (saww) para pedir a mão de Bibi Fátima (sa) em casamento, ele não tinha nada com ele, isto e, a riqueza do mundo, mas, ainda possuía uma jóia, que era o reflexo de todas as coisas, incluindo piedade e nobreza humana.
O Profeta (saww), tendo aderido ao seu pedido entrou na casa para pedir a Bibi Fátima (sa) a sua opinião sobre ele. Ele (Nabi saww) disse a ela: “Oh filha, você sabe muito bem que Ali (as) é aquele que foi o primeiro sempre fiel fora dos outros. Orei a Allah (swt) para dar o melhor marido para você. Portanto, Allah (swt) escolheu a Ali (as) para o seu marido, então qual é a sua opinião? “
Bibi Fatima (sa) manteve-se em silêncio. O pai pegou o seu silêncio como sinal do seu “sim” e realizou o seu casamento com Imam Ali (as).
As cerimônias de casamento
Após a agregação da tribo dos Bani Hashim e aos amigos e parentes por ordem do Profeta (saww) teve lugar, ele (saww) fez um Khutba (discurso religioso), sermão, e fez Bibi Fátima (sa) casar se com Imam Ali (as) durante um dote equivalente a quatrocentas Pratas Masqal (um Masqal trata de cerca de 3,45 gramas).
Um companheiro (Sahabi) disse: “O Profeta (saww) tem um carneiro abatido e convidou algumas pessoas e os fez testemunhas sobre o casamento.
Após o casamento no segundo Hijra na noite de “zaffaf” (noite de núpcias), o Profeta (saww), pegou a sua filha Fátima (sa) por sua mão e entregou-lhe a mão sobre Ali (as) e disse: “Oh Ali, Fátima é a melhor esposa para você. ” Aí, depois, ele se dirigiu a Fátima e disse: “Oh Fátima, Ali é um bom marido para você.” Então, ele disse. “Agora, vocês dois vao em direção ao seu verdadeiro lar.”
As mulheres do Bani Hashim, Ansar e Muhajireen, depois de tomar o seu jantar, montaram Bibi Fátima (sa) no camelo do Profeta (saww) e levaram-a junto à casa de Ali (as), com grande fervor. Imam Ali (as) e Bibi Fátima (sa) começaram a viver perto da mesquita Quba a uma distância de oito quilômetros de Madina, onde o Profeta (saww) tinha ficado sobre a migração de Meca e tivesse esperado uma semana para Ali (as) para acompanhá-lo.
Depois de algum tempo Imam Ali (as) veio para a cidade e escolheu uma casa ao lado da casa do Profeta (saww). Porque o Profeta Mohammad (saww) não podia tolerar a separação dele de Ali (as) e Fátima (sa), uma vez que, foi um grande choque para ele. A casa de Ali (as), que foi feita de barro e madeira era exatamente oposta à janela da casa do Profeta (saww) para que ele pudesse vê-los diariamente.
Esta foi a mesma casa de Ah-le-bait da Pureza e da piedade, que foi elogiada pelo Alcorão Sagrado e estava longe de todos os tipos de impurezas (pecados). A casa onde Imam Ali (as) foi o pai, Fátima Zabra (sa) a mãe e a Zainab, Kulsoom, Hassan e Hussain (as) foram as crianças. Esta casa é um memorial único para todas as raças de todas as idades.
Bendita Relação
Bibi Fatima Zahra (sa) tinha crescido junto com Ali (as) e considerado Ali (as) como o melhor marido e o amante e devoto do seu pai.
A mão do destino juntou estas duas pessoas abençoadas de uma forma tão especial, que não tinha nenhum exemplo neste período de trevas e ignorância.
Fatima (sa) sabia que, apesar de Ali (as) não possuir qualquer coisa da riqueza do mundo, ele tinha o grande tesouro de auto-sacrifício e dedicação da qual ele tinha dado provas de cumprir as aspirações do seu pai (saww).
Ela estava ciente de que todo o período da juventude do seu marido foi gasto na defesa do Islam e Jihad. Ele não pensava em outra coisa qualquer, excepto o serviço ao Islam e o bem-estar do mesmo (Islam).
Bibi Fatima (sa) nunca pensou que uma vez sendo filha de um Profeta (saww) e líder, ela devia ter servas na sua casa. Não, em vez disso ela realizou todos os trabalhos domésticos com as suas próprias mãos, por exemplo moer o trigo com moinho de pedra, assar o pao, cuidar das crianças, etc, mas, ela, deixando de lado tudo, o que só pensava era em Allah (swt). Ela estava sempre atenta em dar a vida e uma educação radiante.
Bibi Fatima (sa) foi uma árvore, o que só devia produzir e crescer na sombra da revelação e trazer os frutos da liberdade e da justiça na sua sombra profunda. Esta é a raiz e a origem da árvore da pureza.
Uma família exemplar
A vida de Imam Ali (as) e Bibi Fátima (sa) é uma escola de pensamento para as próximas gerações para que as pessoas possam aprender uma lição com eles. Eles tinham essa coordenação que, quando Imam Ali (as) ficava livre do trabalho fora de casa, que ele custumava dar uma mãozinha a Bibi Fátima (sa).
Por outro lado, a filha do Profeta (sa) também, sempre tentou manter Abul Hassan (Ali as.) feliz. Ambos levaram uma vida cheia de amor e carinho que eles nunca chamavam uns aos outros por seus nomes, em vez disso, sempre que Imam Ali (as) lhe chamava, ele se dirigia a ela por “Filha do Profeta (saww)” e Bibi Fátima (sa) se diria a ele como “Ameer ul Momineen” (o chefe dos Fiéis).
Eles nunca negligenciaram a formação dos seus filhos. Eles sempre deram a sua resposta com amor e carinho. Eles amavam muito os seus filhos , tanto assim, que eles nunca se zangavam com eles e repreendê-los e nunca disseram nada a eles, o que pode irritar ou caso a sua tristeza.
O Fruto do casamento
No terceiro ano da Hijra o primeiro filho nasceu da Bibi Fátima (sa), que foi dado nome de “Hasan (as)”. O nascimento desta criança salvou o Profeta (saww) da tortura dos inimigos e a tristeza da separação de amigos. Ele (saww) feliz e alegremente visitou a casa de Bibi Fátima (sa) e tomou Imam Hassan (as) em seu colo e recitou Azan e Eqamat em seus ouvidos. Então ele deu um pouco de prata, que era igual em peso do cabelo da criança, como esmola.
Um ano após o nascimento de Imam Hassan (as), Imam Hussain (as) nasceu. Agora, o Profeta (saww) tem os substitutos para seus filhos Qasim e Tahir que morreram na infância, para que Allah (swt) havia decidido que a corrida do Profeta (saww), persistia e sobrevivia atravéz da sua filha.
O amanhecer destas duas estrelas trouxe um novo horizonte na existência onde o Profeta (saww), Ali (as) e Fátima (sa) se viram.
O Profeta (saww) agradecendo a Allah (swt) e considerando as duas crianças como os substitutos do seus filhos, amava muito que o mundo ficou surpreso.
Um dia, quando ele (saww) visitou a casa de Bibi Fátima (sa), ele (saww) viu que Imam Ali (AS) e Bibi Fátima (sa) foram dormir e Imam Hassan (as) estava chorando por causa da fome. O Profeta (saww) lentamente pegou o pote, ordenhou a cabra, e alimentou a criança, que, em seguida, tornou-se em silêncio.
Uma vez, ele (saww) estava passando pela casa de Bibi Fátima (sa), quando de repente ele (saww) ouviu ao Imam Hussain (as) chorando. Ele voltou para a casa dela e disse: “Oh Fátima! Você não sabe que eu fico chateado com o choro da criança?”
Um ano após o nascimento do Imam Hussain (as), um bebê do sexo feminino nasceu, que foi dada o nome de “Zainab” e mesmo depois de outro ano, outro bebê do sexo feminino, que foi dada o nome de “Ume Kulsum”.
“Zainab” e “Kulsum” foram os nomes da filha do Profeta (saww), que morreram antes de 8 Hijra. No oitavo ano de Hijra um filho chamado Ibrahim nasceu para o Profeta (saww), que morreu após um ano de seu nascimento.
Agora, o Profeta (saww) ficou so com Bibi Fátima (sa) e seus filhos. Ele (saww) amava seus netos, de tal forma que ele (saww.) nunca tolerou a separacao deles. Sempre que ele (saww) saia de casa, ele (saww) sempre levava um deles em seus ombros.
A superioridade de Fátima (SA)
Ninguém tem o direito no Islam para enterrar um morto numa mesquita. Masjid-e-Haram é a mais superior de todas as mesquitas, sendo o Quiblah de todas as mesquitas do mundo.
Uma senhora chamada Hajar esta enterada lá. Allah SWT. ordenou para todo o ser humano visitar Meca e executar a circunvolução do seu túmulo.
Mas o status de Bibi Fátima (SA) é muito mais sublime e maior do que a senhora que foi colocada para descansar no Caaba.
Bibi Fatima (SA) é uma das quatro superiores e mais virtuosas senhoras ou seja, Bibi Mariam SA., Bibi Asiyah SA., Bibi Khatija SA.,Bibi Fátima SA..
Que Fátima (S.A)?
Fatima (SA) é a herdeira de todas as honras e virtudes. A qual é a única continuação da grande corrida de origem e começando com Hazrat Adam (AS), Ibrahim (AS), Moosa (AS), Issa [Cristo] (AS) e atingindo Mohammad (SAWW).
Fatima (S.A), além da cama do pai
O Profeta (SAWW) estava no leito da enfermidade e doença. Sua cabeça estava no colo de Imam Ali (AS), e Bibi Fátima (SA) estava chorando segurando a mão do seu pai. De repente, o Profeta (SAWW) abriu os olhos e, quando ele a viu chorando. Ele (SAWW) disse: “Oh filha! Recite o Alcorão sagrado para mim.”Bibi Fatima (SA) recitou alguns versos do Alcorão sagrado. O Profeta (SAWW), vendo a sua querida filha a recitar os versos feitos para ouvir a voz dela nos últimos momentos da sua vida. Mal, o Profeta (SAWW) faleceu a casa se transformou em uma casa de luto. O coração delicado de Bibi Fátima (SA) teve um efeito profundo pela morte do seu pai.
Apenas algumas horas depois, outra grande tristeza tomou forma ou seja, o direito do seu marido foi extorquido e usurpado. Bibi Fatima (SA), com a ajuda de alguns companheiros fiéis do seu pai, defendeu o direito do seu marido fortemente. Até que, assim, que um dia ela foi a mesquita do Profeta (SAWW), juntamente com as mulheres de Bani Hashirn e Ansar e por um discurso descreveu seu objeto e ponto de vista. De modo que, toda a platéia começou a chorar. Mas não havia nenhuma pessoa para dar uma resposta posetiva a voz de Bibi Fátima (SA).
Eles já não eram verdadeiros e fiéis. Seus rostos estavam cobertos com a poeira da abjeção, da miséria e do infortúnio. Ela voltou para a casa dela com um suspiro e um coração aflito e disse a Imam Ali (AS): “Ó Abul Hassan por que você senta-se com as mãos umas sobre as outras como fracos homens, fracos e impotentes e incapazes e por que você não defende seu direito? ” Imam Ali (AS) disse: “Oh filha do Profeta (SAWW) Você não quer que o nome do seu pai seja pronunciado na mesquita? Você não tem o desejo de que a causa e a missão do seu pai continue viva? Bibi Fátima (SA ) disse: “Por que não?”
Então ele disse: “Se eu tirar a espada de hoje (como os desejos do inimigo) os esforços do seu pai estarão terminados e nós tornaremos sem sucesso. Ao ouvir isso, Bibi Fátima (SA) ficou em silêncio e depois disso, ela não pronunciou qualquer palavra . Ela começou a sua guerra silenciosa da mesma maneira como seu marido Imam Ali (AS) passou 25 anos em um estado de grande opressão.
Parte 5 (última)
Morte
Bibi Fatima (SA) tinha certeza de que nenhum dos seus planos podiam amadurecer em relação a Imam Ali (AS). Por isso, ela fez todo o possível para que a fundação errada para o califado não fosse colocada. Mas, evidentemente, e, obviamente, ela não poderia ter sucesso em seus esforços e foi obrigada a enfrentar a desesperança e desânimo.
Depois disso, tornou-se difícil para ela viver, e ela tornou-se farta com o mundo e a cada dia tinha aguçado e estava inquieta por sua morte.
Finalmente, na segunda-feira dia 3 de Jamadi Akhar, 11 de Hijra, ela ordenou boa comida para seus filhos e marido e faleceu. Ela faleceu no mesmo ano em que seu pai tinha falecido.
Na época da sua dolorosa morte Imam Hassan (AS) tinha 7 anos de idade, Imam Hussain (AS) tinha seis anos, Bibi Zainab (SA) tinha 5 anos e Umme Kulsum (SA) tinha 3 anos de idade. Allah SWT, sabe quão chocante e dolorosa foi a separação de Bibi Fátima (SA) para seus filhos e marido.
Quando seu tempo da morte se aproximava, ela pediu a criada para trazer-lhe água para tomar um banho e colocar roupas novas. Porque, o tempo para ela encontrar se com o seu pai estava na perto. A empregada lhe trouxe a água e ela vestiu roupas novas depois de tomar um banho e deitou-se na cama em direccao a Qaaba. Depois de um curto período de tempo, com os olhos fechados e os lábios ficaram em silêncio e imóvel, e ela prosseguiu em direção ao paraíso.
“Innalil laha ina ilayha rajaoon”.
Imam Ali (AS), conforme sua última vontade, apos o banho dado a ela e lhe deu o caixão e enterraram na escuridão da noite. Seu túmulo foi mantido em segredo, ainda não se sabe e está oculto. Assim, ninguém poderia saber onde ela foi enterrada. Porque, as figuras políticas desse período estavam inclinadas a abrir o túmulo distante e oferecer as orações da morte novamente. Um combate negativo sobre seu túmulo estava acontecendo desde aquele tempo até o dia e a partir de agora para os dias futuros que virão.
O testamento e vontade de Bibi Fátima (SA) feito, é claro e evidente para as corridas da época e de todas as raças vindouras que a filha do Profeta (SAWW.) foi submetida a opressão.
Bibi Fatima (SA) manteve-se infeliz e irritada com os opressores até a sua morte.
Portanto, aqueles que devem permanecer prontos para vinganca.
Depois de Bibi Fátima (SA) falecer, Imam Ali (AS) e as crianças tornaram-se isolados e solitários.
Imam Ali (AS) sentou-se ao seu túmulo e repetiu algumas frases em voz baixa e, em seguida, em frente ao túmulo do Profeta (SAWW.) disse: “Oh Profeta (SAAWW) de Allah SWT., eu estou devolvendo para você o que você tinha me confiado. O Senhor ! Pergunte a Fatima o que aconteceu com a gente. Ela irá dizer-lhe tudo sobre ele. “