Em nome de Allah. O beneficiente, O Misericordioso

Em nome de Allah. O beneficiente, O Misericordioso

Bibi Zainab (sa)

Uma breve biografia de Bibi Zainab (sa)

Nome Zainab.

Titulo Ummul Massaeb – quer dizer “a senhora de calma e paciência”.

Parentesco filha de Imam Ali (as) e Bibi Fatema Zahra (sa)..

Natural  de Madina,

Data de nascimento: Bibi Zainab AS. nasceu aos 05 de Jamadiul Awal de 5 hijri.

Seus irmaos:  Imam Hassan AS. e Imam Hussein AS.

Marido Abdullah ibn Jafar. “filho de Jafar ( Jafar – irmão de Imam Ali as.)”, entao seu primo legitimo.

Filhos –  Awn e Mohammad que foram shahid no karbala.

Titulos famosos-

Aalema –                        quer dizer  “sabia. (conhecedora da religião)”

Sanie- Zahra –                quer dizer  “segunda Zahra”

Aabeda ale Ali –         que dizer   “ a Senhora da familia de Ali que fazia muito ibadat”.

Aquila-e-bani Hashim – quer dizer “ inteligente da familia Hashim”

Sharikatul Hussein –       que dizer “ parceira do irmão Imam Hussein AS.”

Amor entre irmã e irmão.

Bibi Zainab (sa) gostava muito do seu irmão Imam Hussein (as) até que na infância quando chorava e ouvia a voz do irmão (Imam Hussein as) ela calava-se.

Imam Hussein (as) levantava se quando via a sua irmã Bibi Zainab (sa) a chegar.

Quando o nosso terceiro Imam, Imam Hussein (as) veio se despedir pela ultima vez no Karbala, disse a irmã para não se esquecer dele quando rezar namaz-e-Shab.

Eram 5 hijri quando a filha do nosso Profeta Mohammad (saww) deu a luz a uma menina chamada Zainab. Quando o seu pai Imam Ali (as) a viu pela primeira vez, Imam Hussein que na altura tinha 3 anos de idade estava com ele. O menino exclamou : “Allah deu me uma Irma”. Ouvindo aquelas palavras Imam Ali (as) comecou a lacrimejar e logo Imam Hussein (as) perguntou porque ele chorava e o seu pai respondeu lhe que bravemente ele saberia.

O nosso Profeta nao esteve na altura do nascimento e quando chegou levou a nas maos, e Jibrail desceu e troxe o nome para ela, e a seguir Jibrail comecou a lacrimejar. O nosso Profeta lhe pergunta: porque ele chorava e ele responde “O Profeta de Allah em breve na vida desta menina virao trobulencias neste mundo. Primeiro brevemente perdera a si, em seguida a sua mae, em seguida o seu Pai e o irmao Imam Hassan (as) e tera que enfrentar grandes dificuldades em Karbala com o seu irmao Imam Hussein (as).

Bibi Zainab (sa) foi uma mulher exemplar pela grande abilidade, inteligencia, conhecimento, visao, coragem e perseverancia. Ela cumpriu as sua obrigacoes de Allah pelas melhores abilidades. Ela nacseu numa familia formada pelo Profeta Mohammad (saww) a melhor figura na historia da humanidade.

Tinha 7 anos quando faleceu lhe a mae, enta Bibi Fatema (sa) pouco tempo depois do seu avo, Profeta Mohammad (saww) tambem ter falecido. Algum tempo depois o seu pai entao Imam Ali (as) casou se novamente, com Ummul banin. Com a devocao e piedade de Ummul banin encorajou a ela nas sua aprendijagens.

Bibi Zainab (as) era muito apegada ao seu irmao Imam Hussein (as) ate que um dia ela chorava enquanto bebe e so era possivel calar se chamando o seu irmao por perto.

O seu casamento

Quando chegou o tempo do seu casamento, ela casou se numa cerimonia muito simples com o seu primo direito Abdullah ibn Jafar e Tayyar, (filho do irmao do seu pai). Imam Ali (as) pediu ao seu genro e sobrinho Abdullah para que quando chegasse a altura de ir a Karbala nao negasse a Bibi Zainab (sa) de acompanhar ao seu irmao.

Abdullah foi criado directamento pelo nosso Profeta e apos a sua morte Imam Ali AS tomou conta dele ate crescer. Ele um jovem rapaz, de boas aparencias e maneiras, foi conhecido pela boa hospitalidade as visitas e piedade para com os pobres.

Eles viveram uma vida modesta e nao no luxo. Ela e o marido viveram uma vida de caridade. As tribos arabes chamavam ao Abdullah de “o mar ou nuvens dea generosidade”.

O seu casamento nao diminuiu a aproximacao com a sua familia. Juntos tiveram 5 filhos ; Ali, Mohammad, Awn, Abbass e Umme Kulthum.

Bibi em Karbala

 Bibi Zainab (sa) e a luz da historia da humanidade. O nome do irmao dela e Karbala estao assossiados a ideias de liberdade, justica, humanidade, virtude, luta contra opressao com a realizacao da ajuda de Allah (swt).

A historia de karbala esta baseada em dois pilares: a manifetacao de imam Hussein (as) e a manifestacao de Bibi Zainab (sa).

 

 

Ela sacrificou os doi filhos dela e nao lamentou nada se nao dizendo “por causa de Allah”. Apos o sacrificio do seu irmao e seus filhos e familiares, ela simplesmente levantou as maos A Allah dizendo “O meu Deus, aceite o nosso humilde sacrificio” para si”.

A fundacao de Majlis e aza

A outra grande elevacao de Bibi Zainab (sa) foi a fundacao do majliss. Esta tradicao que ficou nas memorias e nos coracoes de milhoes de muculmanos, neste dia mostra se o sacrificio de Imam Hussein (as) e trouxe dinamismo para todos os movimentos os quais tinham como objectivo remover a injustica no mundo.

Apos todos os majlis a senhoras devem enviar condolencias a Bibi Zainab (sa) e os homens a Imam Zainul Abedin (as). Estes majlis trouxeram um despertar a cidade, as voses dos choros e “fazer matam” afectaram aos habitantes da cidade tornando os tristes e mais atentos aos acontecimentos de Karbala.

Como se diz que “a palavra é mais do que a espada” esta frase deve ficar nas mentes de todos os muculmanos particelarmente em mulheres.

Elas devem se convencer que elas marcam a diferenca. Elas podem atingir sempre o melhor e tambem podem mudar e melhorar a sociedade ou comunidade que as rodeia.

A mulher muculmana deve ler mais sobre os sacriificios que encarou Bibi Zainab (sa). Compriender e practicar a paciencia que caracterizou a vida de Bibi Zainab (sa) e nao so, como tambem ensinar as suas criancas o valor destes actos.

O homem sosinho nao podera vencer a independencia e prosperidade, nem a mulher sosinha, juntos e na sombra dos principios de Islam eles poderam atingir o sucesso.

Quando Bibi Zainab (sa) chegou em Kufa, ela se dirigiu às pessoas com palavras de fúria:

Louvado seja Allah, e que as bênçãos de Allah estejam sobre Muhammad e sua descendência. Ó povo de Kufa, vocês são hipócritas e enganadores. Vocês fingem estar arrependidos pela morte do meu irmão e seus companheiros. Que vocês sempre derramem lágrimas. Eu não acho nada em vocês além de bajulação, actos e pensamentos maus, orgulho, rancor e má vontade

Por Allah Você merecem tristeza duradoura em vez de alegria Vergonha em vocês, suas mãos estão imbruídas com o sangue do filho do Sagrado Profeta Aquele que foi seu único refúgio em caso de adversidade.

Por seu acto malévolo e deslealdade, vocês provocaram a guerra de Allah contra vocês. Ai de vocês! Ninguém irá interceder com Allah por vocês. “

Suas palavras furiosas provocaram pessoas de Kufa a vingar o martírio de Hussein. Isto assustou Ubaidullah e seus agentes cruéis. Ela também fez um sermão furioso na corte do califa que fez com que sua autoridade e governo despótico se sentissem minados.

Ela disse:

“Eu não temo ninguém além de Allah. Faça qualquer conspiração do mal que puder. Chamas estão esperando por você no além (na eternidade). Vocês serao responsábilizados por Allah por suas atrocidades.”

MILAGRES DE SAYYADA ZAINAB (SA)

Sayyeda Zainab (sa) filha do Imam Ali (as) (Zaynab bint Ali) é representada por responder a invocações, de forma milagrosa, como curar enfermos e aleijados. Fontes detalharam muitos desses milagres. aqui estão alguns exemplos:

Um milagre recente ocorrido no final dos anos sessenta e que foi noticiado nos jornais libaneses. Uma velha senhora chamada Haja Fawzia estava tão doente que não conseguia ficar em pé, andar ou mesmo ver.

No início de Muharram, as pessoas estavam se organizando em grupos para visitar o Santuário Sagrado da filha do Imam Ali (as) (Zaynab bint Ali). Haja Fawziah queria ir com eles. Ela disse ao seu irmão, Subhi, que poderia contratar duas mulheres para carregá-la e ajudá-la. Mas ele recusou a ideia dizendo que a bendita Senhora poderia ouvi-la e ajudá-la onde quer que estivesse. Haja Fawzia passou a noite chorando e ouvindo a história do martírio do Imam Hussein (as).  Então ela orou A Allah, o Todo-Poderoso, invocando a posição de prestígio de Sayyeda Zainab (sa) para curá-la.

Ao amanhecer, ela se preparava para orar quando sentiu uma mulher pegando sua mão e dizendo-lhe: “Levante-se. Eu sou Zainab bint Ali bin Abi Talib (as). Seu irmão lhe disse que Zainab pode curá-la se ela quiser. desejos enquanto você está na sua casa. Eu não curo ninguém a menos que Allah, o Altíssimo, queira que ele seja curado… A mão de Allah está sobre a minha”.

Haja Fawzia respondeu com espanto: “Mas eu não aguento”. Mas Sayyeda Zainab (sa) insistiu dizendo: “Levante-se”. A Haja levantou-se gritando: “Allah é grande”… Ela foi completamente curada… E a história é bem conhecida no Líbano.

Há também alguns outros milagres famosos como o da cura do filho único do comerciante paquistanês, Muhammad Ali Habib:

O filho tinha poliomielite e todos os esforços dos médicos foram inúteis. O pai, numa visita ao Santuário Sagrado, orou A Allah (SWT) para curar ao seu filho.

Na mesma noite, como dizem algumas fontes, a criança que dormia no seu quarto no Paquistão acordou e percebeu que já conseguia andar. Após este incidente, o comerciante paquistanês doou o “roza” (mauseleau) de prata que ainda protege o túmulo.