Como parar de se comparar com outras pessoas
Um hábito destrutivo é comparar constantemente a sua vida e a si mesmo com outras pessoas e com suas vidas.
Você compara carros, casas, empregos, sapatos, dinheiro, relacionamentos, popularidade social e assim por diante.
E no final do dia você cria muitos sentimentos negativos. E talvez também fora de você.
Mas como você pode parar de fazer isso?
Ou, pelo menos, conseguir controlá-lo e usá-lo de uma maneira melhor?
Bem, aqui estão cinco dicas que me ajudarão.
- Seja amável
A maneira como você se comporta e pensa em relação aos outros parece ter um grande efeito sobre como você se comporta e pensa sobre si mesmo.
Julgue mais as pessoas e você tende a se julgar mais.
Seja mais gentil com as outras pessoas e ajude-as, e você tende a ser mais gentil e prestativo com você mesmo.
Um pouco contra-intuitivo, talvez, mas essa tem sido a minha experiência. Quanto mais você ama outras pessoas, mais você ama.
Então foque sua mente em ajudar as pessoas e ser gentil. Isso é muito útil para evitar-se de julgar a si mesmo e aos demais. Em vez disso, concentre-se nas coisas positivas em você e nas pessoas ao seu redor.
Você se torna mais OK consigo mesmo e com as pessoas em seu mundo, em vez de classificá-las e a si mesmo e criar diferenças em sua mente.
Você está bem e eles também estão.
- Não caia na armadilha do espírito do herói.
Quando você começa a tirar mitos das pessoas, mesmo que elas tenham produzido resultados extraordinários, você corre o risco de se desconectar deles.
Você pode começar a sentir que nunca conseguiria coisas semelhantes, porque elas são muito diferentes. Por isso, é importante ter em mente que todo mundo é apenas um ser humano, não importa quem eles sejam.
Quando você tem alguns heróis, é provável que você pense mais sobre o oposto também. E coloque as pessoas em pastas limpas e arrumadas. Você pode criar vilões como imagens de pessoas em seu mundo.
Mas, na verdade, as coisas podem ser um pouco confusas. Colocar alguém em um pedestal ou fazer um vilão a partir deles cria barreiras em sua cabeça e vida. Pode lhe dar uma sensação de estar certo. Mas também pode impedi-lo de experiências positivas.
A abertura é, a longo prazo, mais divertida do que julgar.
- Apenas perceba que você não pode vencer.
Apenas conscientemente perceber isso pode ser útil. Não importa o que você faça, você sempre pode encontrar alguém no mundo que tenha mais do que você ou seja melhor do que você em alguma coisa.
Sim, você pode se sentir bem por um tempo quando conseguir um carro melhor do que seu vizinho. Mas uma ou duas semanas depois, você verá alguém do próximo quarteirão com um carro ainda melhor que o seu.
- Desista dos dois lados da comparação.
Se você não pode parar de fazer comparações negativas, pare de fazer duas coisas.
Porque se você está no headspace onde você se compara para se sentir melhor consigo mesmo, é difícil pará-lo e também não começar a comparar de maneira que você se sente pior e inferior.
Então você pode precisar sair de todo esse hábito de comparação porque os dois lados estão sempre conectados. Desista do lado positivo para poder sair da desvantagem.
- Compare-se consigo mesmo.
Em vez de comparar-se com outras pessoas, crie o hábito de *comparar-se com o mesmo. * Veja o quanto você cresceu, o que alcançou e que progresso você fez em relação aos seus objetivos.
Esse hábito tem o benefício de criar gratidão, apreciação e gentileza para com você, enquanto observa o quão longe você chegou, os obstáculos que você superou e as coisas boas que você fez. Você se sente bem consigo mesmo sem ter que pensar menos nas outras pessoas.
Tenha um ótimo dia de auto-estima!