Em nome de Allah. O beneficiente, O Misericordioso

Em nome de Allah. O beneficiente, O Misericordioso

Hadith dos Parentes

“E seu Deus comandou que você não servirá (qualquer) se não a Ele, e que você mostrará hold a seus pais. Se qualquer um ou ambos deles alcançarem velhice com você, não diga a eles (tanto como) Ugh” nem os repreende , e fala com eles uma palavra “generosamente.  

Noble Qur’an, Surat Bani Isra’il (17) Verse 23

(Al-Quran)

1 – O Maior Acto Obrigatório

O Comandante dos Fiéis Imam Ali (as) disse: “A bondade para com os pais é o maior ato obrigatório”.

Mizanul Hikmah, Volume 10, Página 709

2 – A melhor das acções

Imam as-Sadiq (as) disse: “As melhores ações são: Salat na hora estipulada, bondade para com os pais e Jihad no caminho de Allah.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 85

3 – Apego aos Pais

[Certa vez, uma pessoa se aproximou do Mensageiro de Allah (saww) e disse: “Tenho um pai e uma mãe idosos, que devido ao seu apego a mim, não estão interessados que eu vá para a Jihad.”]

[Ouvindo isso], o Nobre Profeta (saww) disse: “(Se for esse o caso, então) Fique com os seus pais, pois, por Aquele em cujo controle está minha alma, seu apego de um dia e uma noite para você é melhor que um ano de Jihad.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 82

4 – A acção mais amada

[Ibne `Abbas afirma:] “Eu questionei o Mensageiro de Allah (saww): Qual ação é a mais amada aos olhos de Allah, o Poderoso, o Glorioso ?” 

Ele (saww) respondeu: “(Oferecendo) orações nos horários estipulados.” 

Perguntei então: “Qual é o próximo acto mais querido ?” 

Ele (saww) respondeu: “Bom para com os pais.” Perguntei-lhe novamente: “Depois deste qual é o acto mais querido ?” 

Ele (saww) disse: “Jihad no caminho de Allah.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 70

5 – Olhando para os pais

O Mensageiro de Allah (saww) disse: “Todo filho justo que lança um olhar de misericórdia e afecto sobre os seus pais receberá, por cada olhar seu, recompensas equivalentes a um Hajj aceite.” Aqueles ao redor do Profeta questionaram: “Ó Profeta de Allah! Mesmo se ele olhasse para eles cem vezes por dia ?” O Mensageiro de Allah (saww) respondeu: “De facto! Allah é o Maior e o Mais Bondoso.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 73

6 – A Grande Posição dos Pais

Imam al-Ridha (as) disse: “Allah, o Poderoso, o Glorioso, ordenou três coisas com as quais ele associou outras três coisas. 

Ele associou o pagamento do zakat às orações, de modo que quem oferece orações, mas desiste de oferecer o zakat, suas orações são rejeitadas. 

Ele associou a gratidão a Ele com a gratidão aos pais, de modo que aquele que é grato a Allah, mas ingrato a seus pais, será considerado ingrato a Allah. 

Ele associou a justiça aos laços de parentesco, de modo que aquele que é justo, mas cortou relações com seus parentes, será considerado não justo.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 77

7 – Bondade com os Pais

Imam as-Sadiq (as) disse: “A bondade para com os pais é uma indicação do excelente conhecimento que uma pessoa tem de Allah. Isso ocorre porque não há adoração que possa levar uma pessoa à felicidade de Allah mais rapidamente do que demonstrar respeito para com seus pais muçulmanos por causa de Allah.”

Biharul Anwar, Volume 74, pág.77

8 – Obediência aos pais

O Mensageiro de Allah (saww) disse: “Aquele que segue as ordens de Allah no que diz respeito à obediência aos pais, terá duas portas do Paraíso abertas para ele. E se acontecer de haver apenas um dos pais, uma porta do Paraíso se abrirá para ele.”

Kanzul `Ummal, Volume 16, Página 67

9 – A Estação Mais Exaltada

O Mensageiro de Allah (saww) declarou: “Aquele que é obediente aos seus pais e ao seu Senhor será acomodado nos lugares mais exaltados no Dia do Juízo.”

Kanzul `Ummal, Volume 16, Página 467

10 – Reembolso de Dívidas

O Mensageiro de Allah (saww) disse: “Aquele que realiza o Hajj em nome dos seus pais e paga as suas dívidas será levantado por Allah no Dia do Juízo entre os justos.”

Kanzul `Ummal, Volume 16, Página 468

11 – Agradar aos Pais

O Mensageiro de Allah (saww) disse: “Aquele que agrada aos seus pais, verdadeiramente agradou a Allah, e aquele que irritou aos seus pais, verdadeiramente irritou a Allah.”

Kanzul `Ummal, Volume 16, Página 470

12 – Protegido pelo ‘Arsh (Trono) de Allah

Imam as-Sadiq (as) relatou: “Certa vez, quando o Profeta Musa (as) estava envolvido em uma conversa com o seu Senhor, O Poderoso, O Glorioso, ele observou uma pessoa sob o `Arsh (Trono) de Allah, ao que ele (as) perguntou: 

Ó ‘Meu Senhor! Quem é essa pessoa que está sendo protegida pelo Seu ‘Arsh ?” 

Allah (swt) respondeu: “Esta pessoa foi gentil e boa com seus pais e nunca se entregou à calúnia (deles).”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 65

13 – Viaje e seja Bom!

O Mensageiro de Allah (saww) disse: “Viaje pelo menos por dois anos para fazer o bem aos seus pais. Viaje (mesmo) por um ano para estabelecer laços de parentesco (com seus parentes).”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 83

14 – Aumento da vida e dos meios de subsistência

O Mensageiro de Allah (saww) disse: “Aquele que deseja uma vida longa e um aumento nos meios de subsistência deve demonstrar bondade para com os seus pais e estabelecer laços de parentesco (com seus parentes).”

Kanzul `Ummal, Volume 16, Página 475

15 – Benefícios da Gentileza com os Pais

[Hanan Ibn Sudair narra: “Estávamos na presença do Imam as-Sadiq (as) e entre nós estava Muyassir. Durante a discussão, o tópico de silah rahim (estabelecer laços de parentesco com os parentes) veio à tona, ao que] o Imam (as), [dirigindo-se a Muyassir], disse: ‘O’ Muyassir! Em diversas ocasiões, seu fim se aproximou, mas em cada ocasião, Allah atrasou a sua morte devido aos seus actos de silah rahim com os seus parentes. Se você deseja aumentar a sua expectativa de vida, demonstre bondade e bondade para com seus pais.’”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 84

16 – Em primeiro lugar – seja bom com sua mãe

Imam as-Sadiq (as) relata que uma vez uma pessoa se aproximou do Nobre Profeta (saww) e perguntou: 

“Ó Profeta de Allah! Para com quem devo demonstrar bondade e bondade ?” 

O Nobre Profeta respondeu: “Para sua mãe.” 

O homem então perguntou: “E depois disso para quem?” 

O Nobre Profeta disse novamente: “Sua Mãe”. 

Ele perguntou novamente: “E depois ?” 

Mais uma vez, ele respondeu: “Sua mãe”. 

Pela quarta vez o homem perguntou: “E depois?” 

Desta vez ele disse: “(Depois para) Seu pai”.

Biharul Anwar, Volume 74, Página 49

17 – O que você semear, você colherá!

O Mensageiro de Allah (saww) disse: “Seja bom com seus pais e seus filhos serão bons com você. (E) Olhe para as mulheres dos outros com pureza (em conduta e intenção) e suas mulheres serão olhadas com pureza.”

Kanzul `Ummal, Volume 16, Página 466

 18 – Os Direitos do Pai

Imam ar-Ridha (as) narra que uma pessoa certa vez perguntou ao Mensageiro de Allah (saww): “Quais são os direitos do pai sobre o filho ?” O Nobre Profeta respondeu: “Ele não deve chamar seu pai pelo nome, não deve andar na frente dele, não deve sentar-se até que seu pai se sente e não deve praticar tais actos que resultem em abuso de pessoas contra seu pai. ”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 45

19 – Adoração no Olhar

O Mensageiro de Allah (saww) disse: “O olhar de uma criança para os seus pais por amor a eles é um acto de adoração (ibadat).”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 80

 20 – Significado de Boa Conduta

Abu Wallad al-Hannat narra que certa vez perguntou ao Imam as-Sadiq (as) sobre o significado das palavras de Allah (no Alcorão): (E seja bom para os pais.”)

O Imam (as) respondeu: “Ser bom com eles significa acompanhá-los de uma boa maneira e nunca esperar que eles lhe peçam o que precisam”.

Biharul Anwar, Volume 74, Página 79

21 – Responsabilidades para com os Pais

Imam as-Sadiq (as) disse (em relação aos pais): “Não lance o seu olhar sobre eles, excepto com amor e compaixão; não eleve a sua voz acima da deles; não levante as mãos acima das deles; não ande na frente deles.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 79

 22 – Em nome dos pais

Imam as-Sadiq (as) disse: “O que impede uma pessoa de fazer o bem aos seus pais – vivos ou mortos – oferecendo orações, fazendo caridade, realizando o Hajj em nome deles, (sabendo que) as recompensas desses actos também lhe são concedidos, além dos seus pais ? Além disso, devido às suas boas acções e orações (por eles), Allah, o Poderoso e o Glorioso, conceder-lhe-á um bem abundante.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 46

23 – Pais Maus e Bondade

O Imam Muhammad al-Baqir (as) disse: “Há três coisas que Allah, o Poderoso e o Glorioso, não permitiu que ninguém abandonasse: devolver um legado ao seu dono, independentemente de ele ser uma boa pessoa ou um maligno; cumprir as promessas e convênios, independentemente de terem sido feitas a uma pessoa boa ou má; ser bom e gentil com os pais, independentemente de serem bons ou maus.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 56

24 – Pais Politeístas

Numa carta a Ma`mun, o Imam ar-Ridha (as) escreveu: “Fazer o bem aos pais é obrigatório, mesmo que sejam politeístas, porém, não devem ser obedecidos em actos que vão contra os mandamentos de Allah.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 72

25 – Visitando os túmulos dos pais

Foi narrado que o Mensageiro de Allah (saww) disse: “Quem visitar os túmulos dos seus pais ou de um deles todas as sextas-feiras, Allah perdoará seus pecados e o considerará como um daqueles que foram gentis com os seus pais.

Kanzul `Ummal, Volume 16, Página 468

 26 – Bondade com os Pais e Paraíso

Imam ar-Ridha (as) relata que o Nobre Profeta (saww) disse: “Seja bom e gentil com os seus pais para que asua recompensa seja o paraíso, e se você foi rejeitado por eles , sua morada será o fogo (do Inferno).

Al-Kafi, Volume 2, pág.348

27 – Um olhar severo

Imam as-Sadiq (as) disse: “Se Allah soubesse de algo mais trivial e insignificante do que a palavra ‘ugh’, ele teria proibido (de ser falado aos pais). Proferir ‘ugh’ (para os pais) é a forma mais branda de má conduta para com os pais. Uma das maneiras pelas quais uma pessoa pode ser considerada rejeitada pelos pais é lançar um olhar duro e severo sobre eles.”

Al-Kafi, Volume 4, Página 50

28 – Um olhar odioso

O Imam as-Sadiq (as) disse: “Allah não aceitará as orações de uma pessoa que olha para os seus pais com ódio, mesmo que eles tenham sido injustos com ele!”

Al-Kafi, Volume 4, Página 50

29 – Deixando os pais tristes

O Comandante dos Fiéis Imam Ali (as) disse: “Aquele que faz os seus pais ficarem tristes foi de facto rejeitado por eles.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 64

 30 – O descontentamento do Imam

O Imam Muhammad al-Baqir (as) relata: “Certa vez, meu pai viu uma pessoa e seu filho caminhando juntos. Enquanto caminhavam, o filho estava encostado no braço do pai. (Este acto do filho foi tão abominável e enfurecedor para meu pai que) ele (as) nunca falou com ele durante toda a sua vida.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 64

31 – Brigando com o Pai

Imam as-Sadiq (as) disse: “Há três indivíduos que quem discutir com eles sofrerá humilhação e desgraça: o pai; um (apenas) governante; e um endividado.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 71

32 – Fragrância do Paraíso

O Mensageiro de Allah (saww) disse: “Cuidado para não ser rejeitado por seus pais, pois na verdade a fragrância do paraíso que pode ser cheirada a uma distância de mil anos, nunca alcançará as narinas de um que foi rejeitado por seus pais e que rompeu os laços de parentesco (com seus parentes)”.

Biharul Anwar, Volume 74, Página 62

33 – Não há entrada no Paraíso!

Imam as-Sadiq (as) disse: “A pessoa que foi rejeitada pelos seus pais, aquela que consome intoxicantes e aquela que pratica actos de bondade para com os outros, mas impõe obrigações a eles, nunca entrará no Paraíso.

Biharul Anwar, Volume 74, Página 74

34 – Allah não terá misericórdia deles!

O Mensageiro de Allah (saww) declarou: “No Dia do Juízo, haverá quatro grupos de pessoas sobre as quais Allah não lançará Seu olhar de misericórdia: aqueles que foram rejeitados por seus pais, aqueles que impõem obrigações aos outros depois de lhes fazer o bem, aqueles que rejeitam o conceito de sorte e destino e aquele que consome intoxicantes.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 71

35 – Castigo Neste Mundo

O Mensageiro de Allah (saww) declarou: “Existem três pecados, cujas punições são aceleradas e não adiadas para o futuro: renegar os pais, cometer opressão sobre o povo e ingratidão com respeito à bondade.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 74

36 – O Pecado Grave

Imam as-Sadiq (as) disse: “Um pecado que escurece os céus é ser rejeitado pelos pais.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 74

37 – Miséria

Imam as-Sadiq (as) declarou: “Ser rejeitado pelos pais é um dos Grandes Pecados. Isso ocorre porque Allah, o Poderoso e o Glorioso, classificou tal pessoa como desobediente e miserável.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 74

38 – Perdição

Imam as-Sadiq (as) relata: “Certa vez, o Mensageiro de Allah (saww) aproximou-se de um jovem que estava prestes a morrer e disse-lhe: “Diga ‘Não há Deus, excepto Allah.” 

Mas a língua do jovem parecia estar presa e ele não conseguia pronunciar as palavras. Quando isso aconteceu várias vezes, o Profeta disse a uma senhora que estava perto da cabeça do jovem: 

“Este jovem tem mãe ?” A senhora respondeu: “Sim, sou a mãe dele”. 

O Profeta perguntou a ela: “Você está com raiva dele ?” 

Ela confessou: “Sim. Não falo com ele há seis anos.” 

Ao ouvir isso, ele lhe disse: “Fique satisfeita com ele.” 

Ela concordou e disse: “Ó Profeta de Allah! Para o seu prazer, que Allah esteja satisfeito com ele.” 

(Então, voltando-se para o jovem) ele disse: “Diga ‘Não há Deus, excepto Allah’). (Desta vez) o jovem foi capaz de recitar as palavras e pouco depois, sua alma deixou seu corpo.”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 75

39 – Actos sem Benefícios

 

O Mensageiro de Allah (saww) disse: “Aquele que foi rejeitado por seus pais é informado: ‘Aja como quiser, pois não o perdoarei.’ Enquanto aquele que é bom com seus pais é dito: ‘Aja como quiser. Eu serei indulgente com você.’”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 80

40 – Perdão dos Pecados

Imam Zainul `Abidin (as) relata: “Certa vez uma pessoa se aproximou do Mensageiro de Allah (saww) e disse: 

‘Ó’ Profeta de Allah! Cometi todos os actos malignos conhecidos. Existe alguma chance de eu ser perdoado ?’ 

O Mensageiro de Allah perguntou-lhe: ‘Algum dos seus pais ainda está vivo ?’ 

O homem respondeu: ‘Meu pai.’ 

Ele (saww)  lhe disse: ‘Vá e seja bom e gentil com ele.’ Quando ele saiu, o Mensageiro de Allah murmurou: ‘Se ao menos sua mãe estivesse viva.’”

Biharul Anwar, Volume 74, Página 82