Imam Jafar As-Sadiq (AS)
PARTE 1
No tempo do nosso sexto Imam, Imam Jafar Sadiq (AS) vivia um jovem chamado Zakariyya que havia se convertido do cristianismo ao islamismo.
Quando Zakariyya foi ao Hajj, ele parou em Madina para visitar ao Imam Jafar Sadiq (AS). No encontro com o Imam (AS), Zakariyya perguntou como ele deve se comportar em relação ao pai, mãe e outros membros da família que ainda eram cristãos.
Imam Jafar As-Sadiq (AS) respondeu que o Islam é uma religião de misericórdia e da bondade para com tudo o que foi criado por Allah SWT. Também Islam detém muito os direitos dos pais .
Imam Jafer As-Sadiq (AS), em seguida, aconselhou o homem a ser ainda mais amável e mais útil para sua mãe que ele nunca tinha sido.
Quando Zakariyya voltou para casa, ele se tornou ainda mais do que antes para a sua mãe. Ele a ouviu e foi gentil com ela e sempre pronto para ajudá-la. Ele deu-lhe comida e bebida com suas próprias mãos. Ele lavou a ela e suas roupas e manteve a casa arrumada. E quando ele estava livre, ele ia sentar e conversar com ela e animá-la.
Sua mãe ficou muito surpresa e perguntou ao Zakariyya que lhe tinha feito tornar-se tão bom para ela.
Zakariyya explicou que o nosso 6 º Imam, tinha dito a ele para agir dessa maneira.
Sua mãe quis saber o que mais a religião do Islam havia ensinado seu filho.
Zakariyya sentou-se com sua mãe para contar tudo a ela sobre os ensinamentos do Islam e quando ele terminou, sua mãe tornou-se muçulmana também.
Moral da história
- Sempre se comportam com bom caracter (Akhlaq) para outras pessoas. Se eles poderem ver por si mesmos quão crianças decentes vocês são, então eles vão querer saber mais sobre o Islam.
- Nunca se esqueça dos direitos dos seus pais.
PARTE 2
No momento do nosso sexto Imam, Imam Jafar Sadiq (AS) houve uma escassez de trigo em Madina. Como resultado, o povo de Madina estava comprando tanto o trigo como eles poderiam pagar.
Haviam algumas pessoas que eram muito pobres e só podiam comprar trigo o suficiente para aquele dia.
Essas pessoas tiveram que pagar um pouco mais para o trigo a cada dia porque havia menos e menos trigo disponível.
Imam Jafar Sadiq (AS) perguntou ao seu servo quanto trigo havia em casa. O servo respondeu que eles tinham o suficiente para durar por vários meses.
Imam (AS), em seguida, disse ao servo para levar o trigo ao mercado e vender tudo para o povo.
O funcionário argumentou que, se ele fizer isso, então eles provavelmente não seriam capaz de comprar de volta todo o trigo e também teriam que pagar muito mais por isso.
Nosso sexto Imam (AS) disse a ele que isso não importava. Disse-lhe que, depois de ter vendido todo o trigo que ele só devia comprar trigo suficiente para cada dia.
Imam jafer Sadiq (AS) também disse ao seu servo que a partir de então o pão na sua casa devia ser feito a partir de trigo e cevada ½ ½.
Moral da história
- Imam Jafar Sadiq (AS) fez isso porque ele fez nao queria viver de uma maneira melhor, enquanto tantas pessoas estavam na fome.
- O Islam não permite a acumulação.
PARTE 3
Um dia, quando o nosso Sexto Imam, Imam Jafar Sadiq (AS) estava andando por uma rua, viu que algumas pessoas tinham deitado a comida que eles não poderiam comer na rua.
Imam Jafar Sadiq (AS) ficou muito triste ao ver isto. Ele disse ao povo que o que tinham feito era muito errado, porque havia muitas pessoas no mundo que passam fome porque não teêm comida.
Nosso Profeta Muhammad (SAWW) disse-nos que, se você não pensar nas necessidades dos outros muçulmanos, então você não é um muçulmano.
É por isso que Imam Jafar Sadiq (AS) costumava sair no meio das noites frias e escuras para dar comida aos pobres.
Moral da história
- Você nunca deve levar mais mais do que você precisa de alguma coisa.
- Você deve sempre pensar em outras pessoas, especialmente os muçulmanos, que não teem tanto quanto você tem.
PARTE 4
Um dia, o nosso sexto Imam, Imam Jafar Sadiq (AS) estava sentado com um grupo de amigos a comerem algumas uvas, quando um homem chegou e pediu ao Imam (AS) algo como ajuda.
Imam Jafar Sadiq (AS) deu ao homem um caicho de uvas. O homem não levou as uvas e pediu ao Imam (AS) algum dinheiro.
Imam Jafar Sadiq (AS) disse ao homem que Allah SWT. lhe daria isso. O homem começou a se afastar, em seguida, voltou e pediu as uvas. Imam (AS) disse-lhe que Deus lhe daria isso.
Pouco mais tarde um outro pobre homem veio e pediu ao Imam Jafar Sadiq (AS) para alguma ajuda. Imam (AS) deu-lhe um caicho de uvas. O homem pegou e agradeceu a Allah SWT.
Imam Jafar Sadiq (AS), em seguida, deu ao homem algum dinheiro, novamente o homem agradeceu a Allah SWT. Imam (AS), em seguida, deu sua camisa, o qual levou, e saiu orando por Imam (AS) .
Se o homem tivesse continuado agradecendo a Deus por aquilo que Imam Jafar Sadiq (AS) estava lhe dando, em seguida, Imam (AS) teria continuado a dar até que ele não tivesse mais nada para dar.
Moral da história
Sempre que você receber qualquer coisa lembre-se que, embora possa ser de alguém, Allah SWT. desejou para que você possa tê-lo. Assim, não só você devera agradecer a pessoa que te deu (JazakAllah), mas também agradecer a Allah (SWT). (Alhamdulillah).
Part 4 in English
One day our 6th Imam, Imam Ja’far as-Sadiq (AS) was sitting with a group of friends eating some grapes, when a man came and asked Imam (AS) for help.
Imam Ja’far As-Sadiq (AS) gave the man a bunch of grapes. The man did not take the grapes and asked Imam (AS) for money.
Imam Ja’far As-Sadiq (AS) told the man that Allah would give him that. The man started to walk away then came back and asked for the grapes. Imam (AS) told him that Allah would give him that.
A little while latter another poor man came and asked Imam Ja’far As-Sadiq (AS) for help. Imam (AS) gave him a bunch of grapes. The man took them and thanked Allah.
Imam Ja’far As-Sadiq (AS) then gave the man some money again the man thanked Allah. Imam (AS) then gave the man his shirt, who took it and went away praying for Imam (AS).
If the man had continued thanking Allah for what Imam (AS) was giving him, then Imam (AS) would have continued giving until he had nothing left to give.
Moral
Whenever you get anything remember that although it may be from someone, Allah has wished for you to have it. So not only should you thank the person who has given it to you (Jazakallah) but also thank Allah (Alhamdulillah).
1) Efeitos de Imam Jafar As-Sadiq na ‘revolução’ atravez da aprendizagem
Conhecimento diversificados e muito úteis relacionados com este mundo e no outro se tornou disponível para a humanidade em geral e para os muçulmanos em particular. De acordo com Al Mufeed e Tibrisi, até 4000 alunos se formaram no Instituto de aprendizagem de Imam As-Sadiq em Medina.
A diversidade do conhecimento que Imam ajudou a gerar é refletida por quatro factores principais:
- O volume de informações escritas que foi produzido pelo Instituto;
- (Ii) A variedade de disciplinas que estavam cobertas destes documento escritos;
- (Iii) Os níveis intelectuais dos alunos que participaram e se graduaram no Instituto e
- iv. As zonas geográficas, as quais foram representadas neste esforço para criar e disseminar conhecimento.
JABIR BIN HAYYAN AL AZADI
No Ocidente, ele é conhecido como Geber. Imam Jafar Sadiq (AS) ensinou-lhe Química – a disciplina na qual se acredita que ele tenha escrito, pelo menos, 100 livros, dos quais 22 ainda estão em vigor. Seus trabalhos publicados incluem: Kitab al REHMAN (Book of Mercy) Kitab al TAJM1 (Livro de concentração), AL ZILAKAL Shark1 (Book of Eastern Mercury, Livro do Reino, Livro de saldos).
Seus livros sobre Química foram traduzidos para várias línguas europeias, e influenciaram tremendamente o desenvolvimento da química moderna. A Enciclopédia Speculum Naturale descrita Jabir com estas palavras “A influência da GABER é muito pronunciada.”
Max Meyerhof tem a dizer sobre Jabir: “Sua influência pode ser rastreada durante todo o curso histórico da alquimia Europeia e Química”. Chemicalscientists posteriores, como Al Tugharia e Abu Al-Qasim Al iraqui que floresceram durante os séculos 12 e 13, respectivamente, consideraram Jabir como ~ “Mestre”
Considerando que os estudiosos do mundo contam Jabir como seu “mestre”, ele considera Imam Sadiq (AS) como o melhor professor que já teve! Ele associou a causa do seu sucesso ao Imam Sadiq (AS) referindo-se a ele como “meu guia espiritual e mestre, Jafer Ibne Muhanimaad.”
eu v). As áreas geográficas de onde os estudantes vieram.
Os quatro mil alunos inscritos e do desconhecido mil dos estudantes não-registrados nem todos faziam parte sozinho para Medina. A fama do Instituto de Imam Sadiq (AS) se espalhou tão longe que os alunos de diferentes inclinações, gostos e interesses de todo o mundo conhecido começaram a convergir em Medina. Alunos ansiosos veio de Koofa, Basra, Wasit (no Iraque);
do Egito, Pérsia, Bert> er África e Espanha. Todas as principais tribos árabes enviaram seus alunos a Imam Sadiq (A. S). Relata-se que os membros das tribos oi Bani Asad, Makharah leigos, Saleem Qhattan, Gaffar, Khazaah, Khashaam, Makhozoom, Bani Zabah e os coraixitas foram todos representados no Instituto em Medina.
Em seu livro História dos árabes Ameer Ali descreveu este aspecto do Instituto com estas palavras: “.. o chefe líder deste movimento de aprendizagem foi Hazrat Imam Sadiq (AS) ..
Ele tinha uma extensa visão, visão profunda e perfeito domínio de todos os ramos do conhecimento .. Sua montagem de aprendizagem e conhecimento não só foi atendido por aqueles que mais tarde se tornou Imames da escola religiosa, mas também por grandes personalidades de todas as partes do mundo, que formei lá para aproveitar de seus ensinamentos “.
1)THE EFFECT OF IMAM’S ‘REVOLUTION’ THRUGH LEARNING
Diverse and very useful knowledge relating to this world and the hereafter became available to mankind in general and Muslims in particular. According to Al Mufeed and Tibrisi, as many as 4000 students graduated from Imam Sadiq’s institute of learning in Medina.
The diversity of the knowledge that Imam helped to generate is reflected by 4 main factors, (i) The volume of written information that was produced by the Institute; (ii) The variety of discipline that were covered in these written document s; (iii) The intellectual levels of the students who attended and graduated from the institute and iv. The geographical areas, which were represented in this endeavor to create and disseminate knowledge.
JABIR BIN HAYYAN AL AZADI
- In the West he is known a GEBER. Imam Jafer Sadiq (A.S) taught him Chemistry – the discipline in which he is believed to have written at least 100 books of which 22 are still existing. His published works include: KITAB AL REHMAN (Book of Mercy) KITAB AL TAJM1 (Book of concentration), AL ZILAKAL SHARK1 (Book of Eastern Mercury, Book of the Kingdom, Book of Balances).
His books on Chemistry have been translated into several European languages, and have influenced tremendously the development of modem chemistry. The Encyclopedia Speculum Naturale described Jabir in these words “The influence of GABER is very pronounced.”
Max Meyerhof has this to say about Jabir: “His influence may be traced throughout the whole historic course of European alchemy and Chemistry.” Later chemical scientists such as Al Tugharia and Abu Al-Qasim Al Iraqi who flourished during the 12th and 13th centuries respectively regarded Jabir as~ “Master”
Whereas the scholars of the world regard Jabir as their “Master”, he regards Imam Sadiq (A.S) as the best teacher that he has ever had! He associated the cause of his success to Imam Sadiq (A.S) referring to him as “My spiritual guide and master, Jafer Ibne Muhanimaad.”
iv). The geographic areas from where the students came.
The four thousand registered students and the unknown thousand of the non-registered students did not all belong to Medina alone. The fame of the Institute of Imam Sadiq (A.S) had spread so far and wide that students of different inclinations, tastes and interests from all over the known world began to converge in Medina. Eager learners came from Koofa, Basra, Wasit (In Iraq);
from Egypt, Persia, Bert>er Africa and Spain. All the major Arabian tribes sent their learners to Imam Sadiq (A. S). It is reported that members from the tribes of Bani Asad, Makharah lay, Saleem Qhattan, Gaffar, Khazaah, Khashaam, Makhozoom, Bani Zabah and the Quraysh were all represented in the Institute in Medina.
In his book the History of Arabs Ameer Ali described this aspect of the Institute in these words: “.. the chief leader of this movement of learning was Hazrat Imam Sadiq (A.S)..
He had an extensive vision, deep insight and perfect mastery of every branch of knowledge .. His assembly of learning and knowledge was not only attended by those who later became Imams of religious school but also by great personalities from all parts of the world, who graduated there to avail of his teachings.”
Imam Jafer As-Sadiq (as)
O 6 º Imam, Jafar Ibn Muhammad As-Sadiq (as) nasceu em Madina aos 17 de Rabiul Awwal 83 Hijiri (23.4.702 dC).
Morreu em Medina aos 25 de Shawwal, 148 Hégira (7.12.765 AD) com a idade de 63 anos.
Período de Imamat 34 anos.
Sabe-se de vários livros de história e várias fontes de hadith que quando o Imam As-Sadiq AS. era um menino, ele costumava ir às escolas e madrassas, fundada por seu pai, o quinto Imam AS. e em vez de aprender como muitos outros jovens e alunos mais velhos faziam, ele costumava, discutir assuntos sérios de Fiqh e Jurisprudência com estudantes muito mais velhos das madrassas.
Em um desses discursos quando ele tinha apenas 11 anos de idade, quando ele entrou numa sala de aula em que os alunos estavam discutindo sobre o tema da astronomia, ele surpreendeu a todos, excepto ao seu próprio pai, que a terra não pode ser plana, por causa da forma como o sol nasce no leste e se põe no oeste, e dia e noite, a mudança em 24 horas, não pode ser possível.
Na sua opinião, a terra deve ser redonda, caso contrário, isso não teria acontecido de forma tão precisa. Todos os alunos ficaram surpresos, mas seu pai sorriu e não disse nada.
A história acima foi mencionada num livro compilado por cinco estudiosos franceses em Estrasburgo, na França, com o título: “O coração da Bolsa xiita.” O livro foi traduzido em persa e urdu e que agora está sendo traduzido em Inglês, com possíveis referências .
Chefes de outras religiões também vinham lá para discutir com os estudantes dos Imams, muitas questões de litígio e, em muitas ocasiões voltavam para casa abraçados ao Islam.
Às vezes, ele se defendia com os adversários, especialmente os ateus. Além das ciências religiosas, ele costumava ensinar a alguns alunos matemática, química, medicina e astronomia. Jabir Ibn Hayyan, o famoso pioneiro da física, química e matemática, foi seu discípulo, que escreveu cerca de quatrocentos tratados com base nas instruções de seu mentor.
Os juristas que aprenderam com ele e escreveram diversos volumes de livros sobre jurisprudência pode ser contado às centenas.
Imam Jafer As-Sadiq (as)
The 6th Imam, Ja’far Ibn Muhammad As-Sadiq (as) was Born in Madinah on 17th Rabiul Awwal 83 Hijiri (23.4.702 AD).
Died in Madinah on 25th Shawwal, 148 Hijri (7.12.765 AD) at the age of 63.
Period of Imamate 34 years.
It is known from various history books and various sources of Hadith that when Imam As-Sadiq was a young boy, he used to come to the schools and Madrasas founded by his father the 5th Imam and instead of learning as many other youngsters and older pupil did, he used to discuss serious matters of Fiqh and Jurisprudence with much older students of the Madrasas.
In one such discourses when he was only 11 years old, when he entered a class room where pupils were discussing on the subject of astronomy, he pointed out to the surprise of everyone except his own father, that the earth cannot be flat, because of the way the sun rises in the East and sets in the west and day and night change in 24 hours, it cannot be possible.
In his opinion the earth must be round, otherwise this would not have happened in such a precise manner. All the students were astonished but his father smiled and said nothing.
The above story was mentioned in a book compiled by Five French scholars at Strasbourg in France with the title, “The heart of the Shia Scholarship.” The book has been translated in Persian and Urdu and it is now being translated in English with possible references.
Heads of other religions also came there to discuss with the Imams students many matters of dispute and on many occasions returned home embracing Islam. Sometimes he himself argued with the opponents especially atheists. Apart from religious sciences, he used to teach to some students mathematics, chemistry, medicine and astronomy. Jabir Ibn Hayyan, the famous pioneer of physics, chemistry and mathematics, was his disciple who wrote about four hundred treatises based on his mentor’s instructions.
The jurists who learnt from him and wrote several volumes of books on jurisprudence can be counted by the hundreds.