Imam Ali Zainul Abideen (as)
PARTE -1
Uma vez que um homem que afirmou ser um amigo do nosso 4º Imam, o Imam Ali Zainul Abideen (as) veio até ele e disse-lhe que tanto e assim havia dito coisas horríveis sobre ele.
Imam (as) respondeu que não tinha ouvido nada e não teria se o homem não lhe tivesse dito. Imam (as) continuou então que uma pessoa que havia aqui as coisas horríveis era como se ele tivesse disparado uma flecha e perdido o alvo, mas o homem que lhe havia dito era como se ele pegasse a flecha caída e atingisse o alvo (Imam ( A)) com ele.
Allah (swt) não gosta do hábito de espalhar escândalos e fofocas, mesmo que seja verdade.
Na época do Profeta Musa (as), uma vez que houve uma seca severa. Durante meses não houve chuva.
As pessoas oraram e rezaram, mas não veio chuva. Quando o Profeta Musa (as) foi ao monte Sinai para rezar, Deus revelou a ele que, entre o povo dele, havia alguém que espalhava escândalo e, por causa dessa pessoa, Deus não deixara chover. O Profeta Musa (as) pediu a Deus quem era esta pessoa para que ele pudesse dizer-lhe o que havia feito.
Allah (swt) respondeu que o Profeta Musa (as) queria que Ele fizesse o que Ele proibiu aos outros. (ou seja, falar sobre outros).
Moral
Não fale sobre outras pessoas quando elas não estão lá, mesmo que o que você diz é verdade.
PARTE 2
Na época do nosso 4º Imam, Imam Zainul Abideen (as), era muito difícil para o Imam (AS) ensinar o Islã ao povo. Isso acontecia porque os homens de Yazid costumavam acompanhar de perto os movimentos do Imam (as).
Imam Zainul Abideen (as) viu seu pai, Imam Husain (as), e outros amigos e familiares leais a morrerem pelo bem do Islão.
Imam Zainul Abideen (as) decidiu que a melhor maneira de ensinar às pessoas sobre o Islão era por meio de orações (Du’a). Como resultado, temos hoje uma bela coleção de seu Du’a num livro chamado: “Al-Sahifat al-kamilat al-Sajjadiyya” – O livro completo de Al-Sajjad, (Imam Zainul Abadeen (AS) também era conhecido como al- Sajjad).
Um extrato de um du’a para domingo (primeiro verso) de AL-Sahifat al-kamilat al-Sajjadiyya:
Em nome de Allah, o mais bondoso e o mais misericordioso. Em nome de Allah, de quem nada espero além da generosidade e de quem nada temo além da justiça! Confio apenas em Sua palavra e me apego apenas a Seu cordão!
Apenas nestas poucas linhas, o Imam (AS) está nos ensinando muito: Ele está nos ensinando que somente Allah é o provedor. Ele também é o Justo e é a essa justiça que devemos temer.
Havia um homem que era muito religioso e por ser tão seguro de si sempre costumava orar a Allah para julgá-lo pela Justiça, (somos instruídos a orar sempre a Allah para que nos julgue com Sua misericórdia).
Quando este homem morreu, ele viu uma balança que estava sendo pesada com todas as suas boas ações. Os anjos então trouxeram uma maçã que colocaram do outro lado da balança e a balança desceu para o lado da maçã.
O homem não entendeu como uma única maçã poderia superar todas as suas boas ações. Disseram-lhe então que aquela maçã era uma que ele havia provado no mercado sem a permissão do dono da loja. Porque o homem insistiu que Allah o julgasse com justiça, Allah não interveio com Sua misericórdia.
Imam Zainul Abideen (as) então terminou o primeiro versículo com a lição de que devemos confiar apenas em Allah e nos apegar somente a Ele.
Moral
- devemos sempre pedir a Allah (swt) que nos julgue com Sua misericórdia.
- Deveríamos tentar ler as du’as de Al-Sahifat al-Kamilat al-Sajjadiyya, pois há muito a aprender com elas.
PARTE 3
Nosso quarto Imam, o Imam Ali Zainul Abideen (as), era uma pessoa muito gentil e paciente. Ele geralmente nunca ficava irritado e sempre tinha um sorriso no rosto.
Um dia, quando Imam Ali Zainul Abideen (as) estava andando pela rua com alguns de seus amigos, ele viu um homem velho carregando uma carga pesada enquanto seu filho andava ao lado dele.
Imam Ali Zainul Abideen (as) perdeu seu sorriso e ficou vermelho de raiva. Todos os seus amigos ficaram muito surpresos ao ver o Imam (as) desta forma, uma vez que nunca tiveram visto a ele com raiva.
Eles perguntaram ao Imam Ali Zainul Abideen (as) o que tinha acontecido para fazê-lo tão irritado. Imam (as) respondeu que ele estava com raiva de ver um filho andar com o seu pai e deixá-lo transportar uma carga pesada e não ajudá-lo.
Moral
Você deve sempre ajudar seus pais, mesmo que eles não lhe peçam.
Por exemplo, você pode arrumar seus brinquedos depois de terminar de jogar com eles.
PARTE 4
Nosso quarto Imam, Imam Ali Zainul Abideen (AS) sempre se lembrou do ditado do Sagrado Profeta (SAWW): que se um muçulmano não pensasse nas necessidades de seus irmãos muçulmanos, então ele não era muçulmano.
É por isso que quando já estava escuro e todas as pessoas dormiam, o Imam Ali Zainul Abideen (AS) levantou-se, colocou um pouco de comida num saco e carregou-o nos ombros para as casas das pessoas pobres.
Quando o Imam Ali Zainul Abideen (AS) saiu à noite, na escuridão da noite e enquanto todos dormiam, mas o Imam (AS) cobria o rosto caso alguém estivesse acordado, para que ninguém pudesse reconhecê-lo.
O Imam Ali Zainul Abideen (AS) cuidou de cerca de 100 famílias assim, sem que elas informassem quem estava ajudando.
Foi somente quando o Imam Ali Zainul Abideen (AS) morreu e as pessoas não receberam mais a comida é que descobriu que deveria ter sido o Imam Ali Zainul Abideen (AS) que os ajudou durante todo esse tempo.
Moral
Quando você faz algo bom, você não deve contar a todos porque Allah pode ver e Ele é quem lhe dará Thawaab pelo que você fez. Na verdade, Allah diz que Ele lhe dará mais Thawaab se você fizer o bem e não contar a todos.