Em nome de Allah. O beneficiente, O Misericordioso

Em nome de Allah. O beneficiente, O Misericordioso

Navroz

Navroz é uma palavra persa que significa “um novo dia”.

Este dia marca o primeiro dia do calendário persa, que é baseado no ano solar.

Na verdade, a cada dia é um novo dia, mas é neste dia que o sol completa o seu ciclo de passar por todas as “Estações Celestiais”, que são 12 em número e entrando no primeiro conhecido como Haml (RAM) – Áries 31 dias iniciando uma semana de festividades.

 Este dia cai em 21 de Março e é conhecido como Navroz. Leva o sol 365 dias e noites, 5hrs 28mins e 50 segundo para completar o circuito completo das 12 estações. Esta entrada do sol é conhecida como Tahweel – e – Shams (entrada do Sol) e celebrado como Ide – e – Navroz. 

 

IMPORTÂNCIA 

Neste dia Allah (SWT) foi criada a terra, o universo, os ventos frios começaram a soprar e a terra tornou-se fértil para suportar árvores, legumes, frutas e outras necessidades para a humanidade.

 

CELEBRAÇÃO DO NAVROZ

Kumers, o primeiro rei do Irão 3266 anos antes do (Jesus) Isa (as) determinou os dias e as estações em um ano e ordenou todas as pessoas a aprenderam a pronunciar e proclamar a importância deste dia. 100 anos mais tarde, foi Jamshed que chamou este dia Navroz e comemorou como Ide.

 

Navroz no Islam

Embora Navroz não é um Ide comum entre os muçulmanos, os xiitas dão muita importância.

 

Uma vez Imam Jafar Sadiq (as) disse ao Moalla bin Khunais sobre a importância deste dia:

  1. O sol alcançou o seu brilho
  2. O vento começou a soprar
  3. A Arca do Profeta Nuh (as) parou perto do Monte Judi (perto de Najaf, no Iraque) e salvo do afogamento
  4. O Profeta Ibrahim (as) quebrou os ídolos (estatuas ditos deuses) da sua comunidade
  5. Anjo Jibrael trouxe a primeira revelação ao nosso Santo Profeta (saww)
  6. O Santo Profeta (saww) levantou ao Imam Ali (as) nos seus ombros para retirar os ídolos (estatuas ditoas deuses) do Kaa’ba
  7. O Santo Profeta (saww) anunciou a Imam Ali (as) como seu sucessor no  Ghadir – e – Khum
  8. O nosso 12º Imam reaparecerá e há-de pendurar ao Dajjal num lugar conhecido como kinasa em Kufa neste dia

 

Foi neste dia que 3.000 pessoas foram ressuscitadas dentre os mortos depois de 60 anos como mencionado no Alcorão Sagrado (2: 243). Em um lugar chamado Raawerdaan, entre Kufa e Basra.

Uma praga atacarava aqui todos os anos e as pessoas que tinham os meios migravam para outras aldeias. Uma vez que eles estavam fugindo da epidemia, Deus enviou dois anjos, um de frente e um da traz que gritaram “morrer!” e imediatamente todas as pessoas, juntamente com os seus animais morreram no local.

 

Depois de cerca de sessenta anos, quando os ossos se tinham deteriorado, Ezikel ibne Yuza, o segundo vice-sucessor do Profeta Mussa (as) aconteceu a passar por este caminho e comecou a me perguntar como poderia ser possível para Deus criá-los novamente.

Uma voz se ouviu o que lhe disse para regar a água sobre os ossos. Ezekial fez conforme as instruções e ficou surpreendido ao ver os ossos se unirem na forma de seres humanos, e assim foram ressuscitados dentre os mortos. Era o dia de Navroz.