Passagem Imam Baquir (as)
Imam Baquir (as)
Um exemplo perfeito de comportamento e aspectos morais
Allah (swt) nunca apontaria uma pessoa como Imam e faria dela a sua prova decisiva sobre as pessoas, a menos que uma pessoa tenha conquistado a posição e alcançado a perfeição em suas virtudes, palavras e ações. Tal pessoa não diria nada além da verdade, e não faria nada além do bem…
Como seus ancestrais, Imam Baquir (as), quinto Imam dos xiitas, é um exemplo perfeito em termos de comportamento e outros aspectos morais. Em seu comportamento para com as pessoas, ele era tão casto e humilde que perdoaria e esqueceria os erros das pessoas tanto quanto possível. Esta maneira de Imam penetraria profundamente no coração das pessoas.
A seguinte narração indica claramente esta virtude magnífica:
Um homem cristão que pretendia zombar do Imam Baqir (as), mudou a palavra Baqir (Divisor de conhecimento) para Baqr (a Vaca) e se tornou anteriormente ao Imam Baqir (as) de forma insultuosa. Sem mostrar qualquer sinal de tristeza ou raiva, o Imam Baqir (as) simplesmente respondeu: “Não, eu não sou Baqr, eu sou Baqir.”
O cristão contínuo: “Você é filho da cozinheira.”
Imam Baqir (as): “Essa era a carreira dela. Isso não é vergonhoso.”
O cristão: “Sua mãe era negra, atrevida e rude.”
Imam Baqir (as): “Essas questões que você acusa minha mãe são verdadeiras, peço a Allah (swt) que perdoe os seus pecados; e se elas são falsas, peço a Allah (swt) que perdoe as suas acusações e mentiras. “
A paciência do Imam Baqir (as) foi suficiente para que o cristão fosse revolucionário e atraído pelo Islã. Mais tarde, ele se tornou um muçulmano.
A vida do Imam Muhammad Al-Baaqir Hadith 163 pg 44.
Imam Muhammad Baquir (AS)
A PRIMEIRA MOEDA ISLÂMICA FOI INTRODUZIDA POR IMAM BAQIR (AS)
Em 75 AH ele realizou o primeiro feito histórico, que não pode ser apagado da história do Islã. Até aquele ano romano as moedas eram aceitas como moeda em domínios muçulmanos e os cristãos estavam propagando suas crenças por meio dessas moedas.
Abdul Malik durante seu governo interrompeu o uso dessas moedas e tentou que Kalimah muçulmano fosse inscrito nas moedas daqui em diante. O César de Roma ouviu falar disso; ele conteve-o e também tentou suborná-los.
Mas Abdul Malik não aceitou; o após que ele o ameaçou que se você desfigurasse as minhas moedas e escrevesse Kalimah nelas, eu teria abusos no Islam e Profeta do Islam registrado em moedas e torne-as reais.
Abdul Malik não sabia o que fazer e sob conselho de alguns de seus amigos consultou o Imam Muhammad Baqir (as) e o Imam disse: Contenha o embaixador de Roma e molde novas moedas de tal e tal e projeto e tal e tal peso.
O testemunho da unidade de Deus deve ser inscrito de um lado e do outro o testemunho de 1 Manaqib e outros livros.
A profecia e o ano de envio devem ser considerados. E eles deverão ser introduzidos como moeda imediatamente e as moedas romanas deverão ser declaradas inúteis.
Assim, Abdul Malik pediu este conselho e depois que tudo isso foi realizado, o
O embaixador romano foi libertado e o César informou que as moedas romanas foram extintas em territórios islâmicos e novas moedas foram introduzidas para que o Islam não enfrente qualquer tipo de risco e tudo isso foi realizado de acordo com o conselho do Imam Muhammad Baqir (as) .
O César ficou absolutamente perplexo e constatou que além da família do Profeta, ninguém pode ser o sucessor desta política divina que mais uma vez derrotou o Cristianismo e declarou a veracidade de Mubahila.
Imam Muhammad al-Baqir (as) explica sobre GUNAH-E-SAGHIRA … e GUNAH-E-KABIRA …
Gunah-e-Saghira e Gunah-e-Kabira.
Dois homens vieram ao Imam Baqir (as) e disseram que gostariam de fazer Tawbah (pedir perdão e concordar) por seus pecados. O primeiro homem disse que cometeu muitos pecados pequenos / pecados menores (Gunah-e-Saghira), enquanto que o segundo disse que cometeu dois pecados grandes / pecados maiores / pecados notáveis (Gunah-e-Kabira).
Imam Baqir (as) disse ao primeiro homem para pegar uma pequena pedra para cada pequeno pecado (Gunah-e-Saghira) que ele havia cometido. Imam Al-Baqir (as) disse ao segundo homem para trazer uma grande pedra para cada um dos seus grandes pecados (Gunah-e-Kabira). Depois de um tempo, os dois homens voltaram ao Imam Al-Baqir (as), levando o que lhes foi pedido. Imam Baqir (as) agora pediu a ambos para colocar de volta cada pedra em seu lugar.
* O homem com as duas pedras grandes achou difícil carregá-las de volta em seus lugares originais, mas acabou conseguindo.
* O homem com as muitas pequenas pedras não conseguia se lembrar de onde havia todas elas coletadas, então não poderia colocá-las de volta em seus lugares originais.
Consequentemente, é muito difícil fazer Tawbah pelos pecados que parecem pequenos porque os esquecemos e os consideramos naturais.
É por isso que o Imam Ali (as) disse: “O maior pecado é aquele que o fazedor considera o menor.” ou “O pior pecado é aquele que o pecador considera levianamente.”
Imam Muhammad Al-Baqir (as)
Não considero uma coisa pequena insignificante
As narrativas afirmam que certa vez o Santo Profeta Muhammad (saww) durante uma viagem acampou em um lugar deserto absolutamente desprovido de qualquer vegetação.
Ele (saww) disse aos companheiros (Sahabahs) para coletar pausas. Todos eles disseram que estavam num lugar tão desolado que não era possível encontrar nenhuma pausa.
O Sagrado Profeta Muhammad (saww) tentou que cada um deles coletasse o máximo de pausas que pudesse ou pegasse o que quer que encontrasse. Consequentemente, companheiros (Sahabah) se espalharam em todas as direções. No tempo devido, cada companheiro trouxe uma pequena quantidade de pausas e os colocaram diante do Sagrado Profeta Muhammad (saww).
Quando todos eles fizeram uma pilha de pausas, o Santo Profeta Muhammad (saww) disse: “Os pecados também se acumulam dessa maneira.”
O Sagrado Profeta Muhammad (saww) queria mostrar com esta analogia que, embora possamos não estar cientes dos nossos pecados quando eles se acumulam, eles podem fazer uma grande pilha. Se calcularmos os pecados que cometemos em nossa vida, eles atingirão um número impressionante.
Nas palavras de Shaikh Saadi, o poeta persa:
Um aumento de queda sobre uma queda torna um riacho
Um aumento de um riacho sobre um riacho faz um oceano
No entanto, o Imam Muhammad Al-Baqir (as) não limita as suas palavras aos atos de desejo e pecado, ao invés disso, o Imam continua a discutir a nossa interação com as pessoas.
Como alguém pode subestimar um irmão/irmã, enquanto os grandes servos de Allah (swt) estão escondidos entre o resto do povo?
Vale ressaltar que esta frase não especifica um grupo específico de pessoas como os fiéis; em vez disso, abrange todas as criaturas de Allah (swt). O Islam não nos permitiu julgar as pessoas por suas aparências, a menos que seu verdadeiro caráter tenha sido revelado; e não nos permite ignorar os outros apenas porque ele / ela não tem uma aparência agradável para nós.
Imam Muhammad Baquir (AS) disse:
As mãos ganhando um sustento legalmente que o fogo do inferno não tocará
Ganhar a vida é uma inspiração (Ibadat)
Quando Sa’d Ansari respondeu ao Sagrado Profeta Muhammad (saww) que suas mãos estavam calejadas porque ele costumava trabalhar com uma corda e um pá para ganhar dinheiro para gastar com sua esposa e filhos, o Sagrado Profeta Muhammad (saww) beijou as suas mãos (como uma honra) e disse: “Esta é uma mão que o Fogo (do Inferno) nunca tocará.”
O Sagrado Profeta Muhammad (saww) disse: “Existem setenta ramos de entusiasmo, o melhor dos quais é ganhar a vida legalmente.”
Imam Ali (as) disse: “Nunca, nunca a prosperidade será alcançada permanecendo ocioso e preguiçoso.”
Imam Ali (as) disse: “Aquele que é sempre preguiçoso, sua esperança será dispersa (aqui e ali).”
Imam Baqir (as) disse: “Evite a preguiça e o descontentamento. Esses dois são a chave para todos os vícios.”
Imam Baqir (as) disse: “Abstenha-se (fique longe) da preguiça e da impaciência, pois ambos são certamente as chaves de todo o mal.”
Imam Baqir (as) disse: “A preguiça prejudica ambas as religiões e também este mundo.”
Imam Baqir (as) disse: “Eu odeio a pessoa que está desempregada e que apenas fica deitada de costas e diz: Ó Allah! Dê-me o sustento! Ele pede a Allah (swt) para lhe fazer um favor enquanto a pequena formiga sai da sua colônia de formigas para buscar seu sustento!
Imam Baquir (as)
As características salientes do caráter do Imam
Imam Mohammad Baqir (as) sempre usou um vestiário novo e limpo. Ele se perfumava e caminhava com muito conforto, devagar e com firmeza. Um dia, alguns tacanhos (pobres de espírito) o criticaram dizendo que o seu avô Ali (as) usava roupas velhas e baratas, então por que você veste roupas novas e limpas ?
Ele respondeu, já que naquela época todas as pessoas eram pobres, Ali (as) deveria ter usado roupas velhas e comida simples. Mas hoje as pessoas estão levando suas vidas com conforto e luxo; portanto, não devo usar essas roupas. O ato do meu avô naqueles dias era de acordo com a justiça e liderança e minha ação e modo de vida hoje também está de acordo com as (normas de) Justiça e liderança.
Sobre seus modos e treinamento, está escrito que ele nunca foi alto e sempre falou de forma calma e respeitável. Ele nunca ficou furioso e enfurecido e com quem, ele sabia que iria respeitá-lo e apertaria a mão dele e dizia: “este ato (apertar as mãos) aproxima os corações uns dos outros e acaba com as inimizades e hostilidades.”
Embora o Imam (as) tenha chorado muito durante a sua conversa confidencial com Deus, ele não chorou alto. Sempre que ele falava, ele começava e terminava a sua conversa com o nome de Allah (swt).
Ele tinha pomares e campos em abundância e em grande número, mas ele mesmo os visitava como um fazendeiro e compartilhava o trabalho com o agricultor e os trabalhadores, tinha comida com eles e conversava com eles. Ele era um mestre que mantinha relações de trabalho estreitas (boas) com seus servos.
Quaisquer produtos agrícolas que recebam dos seus pomares e campos, ele os daria em nome de Deus. Ele atende a todas as necessidades e critério dos seus obreiros a tal ponto que foi um dos homens mais generosos do seu tempo no Hijaz.
Sheikh Mufid escreve sobre Imam Baqir (as), “Ele teve acesso e familiaridade com todos os ramos do conhecimento e aprendizagem intuitiva. Ele levou uma vida ocupada na obediência de Allah (swt). Ele era forte e equilibrado na posição de piedade e honrava rigidamente a sua palavra, promessas e compromissos. Sua piedade, coração aberto, pureza espiritual e condutas humanas fizeram com que todos o amassem. E ele os treinou na ética islâmica.
Ibn-e-Hajar, que é um estudioso sunita preconceituoso, escreve sobre o caráter do Imam (as) “O Imam Mohammad Baqir (as) tinha um coração puro e limpo. Sua fala e discurso eram harmoniosos e de acordo com a sua prática. Sua conduta e seu trato com as pessoas eram humanamente islâmicas. Ele era um grande adorador gnóstico e incomparável. Ele era tão ornamentado e decorado com qualidades humanas que não tenho os meios e a capacidade para elogiá-lo. ”