Salatul – Layl (namaz – e – shab)
SALATUL – LAYL (NAMAZ – E – SHAB)
Namaz-e-Tahajjud
Allah (swt) disse no sagrado Al-Qur’an
“E (durante parte) da noite, abandonar o sono e vigiar para orar Salat, além da oração regular obrigatória. Seu Rabb (o Sustentador) pode (como uma recompensa) elevá-lo à posição de Alta Distinção, Glória e Louvor. “
[O Sagrado Alcorão: 17:79]
O versículo citado acima que prescreve Salatul-Layl foi colocado imediatamente ao lado do verso (17:78) que prescreve o Salat regular diário obrigatório. Deste modo, sublinha a grande importância do Salatul-Layl. Embora opcional, Tahajjud é considerado “mais próximo da oração obrigatória (Wajib)”.
“O que! Aquele que é obediente durante horas da noite, prostrando-se e de pé, cuida do futuro e espera pela misericórdia de seu Senhor! Diga: São aqueles que sabem e aqueles que não conhecem iguais? Somente o entendimento é consciente. “
(Surah Zumar 39: 9)
Nós viemos a saber bem que para orar Namaz-e-Shab e implorar perdão de Deus é o sinal de bom conhecimento, reconhecimento e sabedoria e evitar fazer é ignorância e tolice.
“Certamente os que guardam (contra o mal) estarão em jardins e fontes. Tomando o que seu Senhor lhes dá, certamente eles foram antes que os que fazem o bem.
(Surah Zariyat 51: 15-19)
“Assim, nenhuma alma sabe o que lhes é oculto, daquilo que refrescará os olhos, uma recompensa pelo que fizeram”.
(Surah Sajadah 32:17)
Importância
A Oração de Tahajjud (Namaz-e-Shab) ocupa o primeiro lugar em importância entre todas as outras orações opcionais (Sunnat).
Tahajjud significa “abandonar o sono” para rezar Salat.
O Profeta (Saww) disse: “Eu estarei em” Maqam-e-Mahmuda “no Dia da Ressurreição, quando eu buscar o perdão dos pecadores do Rabb (o Sustentador) que faz o que Ele quer”.
Nós, como pecadores, também gostaríamos de receber a intercessão e somos perdoados para estar na companhia do Profeta (saww) naquele Dia Medo. Mas, precisamos trabalhar duro para atingir o nível espiritual exigido para qualificar, enquanto ainda estamos vivendo.
Ao aconselhar o Imam ‘Ali (a.s), o Profeta repetiu três vezes,’ ‘Alayka Bis-Salatul-Layl “que significa,” incumbente sobre você (O! Ali) é Salatul Layl “.
Este Hadith sublinha ainda a importância de Salatul-Layl. Portanto, devemos tentar nunca perder isso.
Méritos
Ao rezar Salatul-Layl o seu sustento é aumentado, passa-se facilmente através do “Sakaraat” (grande e dolorosa dor que uma pessoa morrendo sofre no momento da morte) e encontra a felicidade no “Barzakh” (o mundo Espiritual onde as almas partidas permaneceram ou na Felicidade ou na miséria, até o Dia da Ressurreição).
O hadith do Imam Ja’far as-Sadiq (a.s.) está disponível em ‘Baladul Amin’, escrito por Khafahami
“Ele não é dos nossos xiitas o qual não reza Namaz-e-Shab.
E Imam Muhammad Baqir (a.s) disse que “Aqueles que crêem em Deus e no além, não devem passar a noite inteira sem executar Namaz-e-Shab.
E nosso Imam-e-Zamana (atfs) deu três enfases ao escrever uma carta a Abu Babiyah
(1) Reze Namaz-e-Shab como é necessário
(2) Reza mesmo Namaz-e-Shab
(3) Reze Namaz- e-Shab sem falhas.
Beneficios de rezar Namaz-e-Shab
Imam Jaffar Sadiq (a.s.) cita Imam Ali (as) que o Profeta (saww) disse que uma pessoa que reza Salatul-Layl recebe os seguintes vinte e quatro tipos de benefícios:
- Protege o prazer de Deus.
- Faz amizade com Anjos.
- O Sunnat dos Profetas (a.s.)
- Fornece os meios para buscar conhecimento.
- Constitui a raiz de nossa fé.
- Mantém um fisicamente apto.
- Drives Shaytan distância.
- Protege um dos inimigos.
- Serve como meio de aceitação de suas Duas e boas ações.
- Aumenta o seu sustento.
- Intercede com o Anjo da Morte.
- Ilumina o túmulo.
- Fornece cama confortável na sepultura.
- Ajuda a responder com facilidade o questionamento de Munkar e Nakir na sepultura.
- Dá companheirismo no túmulo.
- Fornece abrigo no Dia do Julgamento.
- Coroa um no dia do Reckoning.
- Veste um no Dia da Ressurreição.
- Fornece uma luz no Dia do Julgamento.
- Forma uma barreira contra o fogo do Inferno.
- Obtém o perdão de Deus no Dia do Julgamento.
- Aumenta o peso de boas ações na escala.
- Ajuda a cruzar a Ponte de “Siraat” sem qualquer dificuldade.
- Formas a chave para o Paraíso.
Tempo
O tempo para rezar Salatul-Layl é a partir da meia-noite (a meia-noite é contada como o tempo que é exatamente a metade do tempo entre o pôr-do-sol e o amanhecer real) ao tempo de Adhan para orações de Fajr.
No entanto, ele pode ser orado a qualquer momento após a oração de Isha, mas é melhor rezar durante a última parte da noite perto do tempo de Fajar
Nota: De acordo com Ayatullah Seestani, o tempo para Salatul-Layl é da meia-noite ao tempo de Adhan para orações de Fajr. No entanto, é melhor orar perto do tempo da oração de Fajr. Qualquer pessoa que tenha dificuldade para orar Salatul-Layl depois da meia-noite pode orar antes da meia-noite.