SERMÕES
﷽
O Sermão dado pelo nosso Profeta (saww) na ultima Sexta Feira do Sha’ban na recepção do mês de Ramzan
Ó Irmãos muçulmanos
Realmente em frente de vós está o mês de Allah (Ramadhan). Um mês de benção, clemênçia e perdão. Um mês o qual com Allah é o melhor de todos os meses. Seus dias , os melhores dos dias, suas noites , as melhores das noites, e suas horas as melhores das horas.
É o mês que nos convida a ser visita DELE (Allah), nos convida a ser alguém aproximado a ELE. Cada respiração que voçê tem glorifica a ELE, seu sono é ibadat, suas acções são aceites e seus Duas são respondidos.
Assim, peça a Allah um corpo são e um coração iluminado. Assim voçê pode jejuar e recitar o Al-Corão e será aquele o Infeliz que se priva do perdão de Allah neste grande mês.
Lembre se de fome e sede do dia de qayamat. Ofereca aos necessitados (khairat), trate bem dos mais velhos, sua crianças, mantenha e melhore boas relações com os seus familiares, evite a sua lingua, feiche os seus olhos ao que não é permitido ver, evite ouvir ao que não é permitido ouvir, trate bem aos orfãos.
Arrependa se perante Allah dos seus pecados e levante as suas mãos para fazer dua as veses possiveis, porque estes são os melhores dias (dias de Ramzan) e Allah durante estes dias olha a sua criação com bondade, respondendo-os e aceitando os nossos duas.
Ó Crentes
Realmente as suas almas são dependentes das suas acções, faça as independente com Istighfar (arrependimento), ilumine as com ibadat (prostrações); e fique a saber que Allah jura por si que não havera nenhum castigo para os que rezam e fazem sajda, e os mesmos não devem temer do fogo no dia em que levantara perante Allah para as contas.
Ó Crentes
Alguem que der Iftar a um muçulmano para jejuar durante este mês será o mesmo que alguem que livrou a alguem e os seus pecados serão perdoados.
Algumas pessoas que estavam la perguntaram ao nosso Profeta SWA. “Nós podemos convidar aos que jejuam?”
E o nosso Profeta SWA respondeu: “ Allah dá a recompensa até mesmo se o “iftar” for um copo de água.”
“Aquele que tiver bom moral (Akhlak) durante este mês será capaz de passar pelo “SIRAT” no dia em que os pés deslizarão”
“Aquele que cubrir as falhas dos outros será beneficiado que Allah restringirá a ira dele no dia do julgamento”.
“Como para aquele que honrar a um orfão, Allah o honrara no dia do julgamento”.
“E para aquele que espalhar a sua simpatia, Allah espalhara a sua clemência sobre ele”.
“E para aquele que cortar os laços das boas relações com os outros, Allah cortará a sua clemência sobre ele”.
“E aquele que praticar orações apropriadas deste mês, Allah o manterá distante do fogo”.
“E aquele que praticar orações obrigatórias neste mês, Allah o recompensara com setenta vezes mais’.
“E aquele que rezará bastante neste mês sagrado de Allah, terá carga dele iluminada no dia da medida”.
“E aquele que recitar o livro sagrado de Allah (Al-Quar’an), será dado a recompensa como se tivesse também resado noutros meses”.
Ó Crentes
Realmente durante este mês as portas do céu estão abertas, então peça a Allah todo generoso que não as feiche para voçê; As portas do inferno estão feichadas, assim peça a Allah todo misericordioso para que as mantenha as feichadas para voçê; durante este mês shaitan será preso, assim peça a Allah todo o poderoso que não o deixa ter poder sobre voçê.
O Sermão de Imam Ali (as) na primeira Sexta-Feira do Mês de Ramadhan
O Sermão da primeira Sexta-Feira do Ramadhan Imam Ali ibn Abu Talib (as) disse: Sobre Ibadah (Adoração), Namaz/Salat (Oração) e Zakat
Imam Ali ibn Abu Talib (as) e Ibadah (Adoração), do ponto de vista dos ensinamentos islâmicos, todo pecado deixa uma mancha negra e os efeitos da distorção no coração humano que, por sua vez, enfraquece a aptidão de uma pessoa para acções boas e justas e consequentemente, desvia-o ainda mais para outros pecados e actos imundos.
Por outro lado: a adoração, a oração e a lembrança de Allah (swt), desenvolvem a consciência religiosa do ser humano, fortalecem a sua aptidão para actos virtuosos e diminuem a sua propensão ao pecado.
Isso significa que a adoração, a oração e a lembrança de Allah (swt) eliminam os efeitos nocivos dos pecados e os substituem pelo gosto pela virtude e pela bondade.
No Nahj al-Balaghah há um sermão que trata de Salat, Zakat e entrega de confiança; depois de enfatizar a importância de Salat, Amir al-Muminin (as) diz ainda:
Certamente, a oração remove os pecados como tiras de folhas das árvores no outono, e liberta você da corda (dos pecados) amarrada no seu pescoço.
O Sagrado Profeta Muhammad (saww) comparou isso a um riacho refrescante à nossa porta, no qual se toma um banho purificador cinco vezes ao dia e à noite. Depois de tanta limpeza, alguma sujeira permanecerá nele ?
Além disso, um coração cheio da lembrança de Allah (swt) é um coração que encontra paz e tranquilidade.
Allah (swt) diz no Nobre Alcorão: “Aqueles que acreditam e cujos corações encontram satisfação na lembrança de Allah: pois sem dúvida na lembrança de Allah os corações encontram satisfação.”
(Sura al-Rad 13:28)
Ibadah ou serviço, do Deus Único e negação de tudo o mais como objecto de serviço e adoração, é um dos ensinamentos essenciais dos apóstolos enviados por Deus, uma característica nunca ausente nos ensinamentos de qualquer profeta.
Como sabemos, também na religião sagrada do Islão o culto ocupa uma posição preeminente, com a única diferença de que o culto no Islão não é considerado como uma série de rituais devocionais separados da vida quotidiana e pertencentes apenas a outro mundo.
A adoração no Islão está localizada no contexto da vida e é uma parte inalienável da filosofia da vida islâmica.
A fim de elucidar a abordagem do Imam Ali ibn Abu Talib (as) em relação à adoração, passaremos agora a citar algumas declarações do Nahj al-Balaghah sobre as diferenças nas várias abordagens das pessoas em relação à adoração.
*Um grupo de pessoas adorou a Allah (swt) pelo desejo de recompensa; esta é a adoração dos comerciantes.
*Outro grupo adorou a Allah (swt) por medo; esta é a adoração de escravos. Ainda
*Outro grupo adorou Allah (swt) por gratidão; esta é a adoração dos homens livres.
Mesmo que Allah (swt) não tivesse avisado aqueles que Lhe desobedecessem sobre o castigo, era obrigatório, como forma de gratidão pelos Seus favores, que Ele não fosse desobedecido.
Então Imam Ali (as) ele disse: muitas vezes “Ó povo de Kufah, pergunte-me antes de me perder!
(SALOUNI SALOUNI)
Pergunte-me sobre o Livro de Allah (swt) na verdade, por Allah. (swt), nem um único versículo foi revelado ao Profeta (saww) durante o dia ou à noite, durante uma viagem ou enquanto estava num lugar, que ele fez não recite para mim e me ensine sua exposição.
Existem dez partes da sabedoria no Alcorão Sagrado e eu sou uma porta, aquele que deseja adquirir sabedoria só pode entrar na cidade pela porta, e essa porta sou eu, você não perguntaria àquele que conhece o início e o fim do homem a sua ancestralidade ?
Pergunte-me antes que eu seja tirado de você, pois conheço melhor o que há no céu e na terra,
Pergunte-me antes de partir deste mundo, por aquele que dividiu a semente e deu origem à criação,
Conheço a Torá melhor do que aqueles que a seguem, (os judeus)
Eu conheço o Evangelho [a Bíblia melhor do que aqueles que a seguem, os cristãos)
E o Alcorão melhor do que aqueles que o seguem, os muçulmanos;
Mas ninguém foi capaz de perguntar depois da oração Jummah, todos vieram apertar a mão, então ibn muljim veio também,
Imam Ali (as) manteve a palma da mão na barba e disse que homem de sorte você é, com certeza vai pintar minha barba de vermelho, Ibn Muljim disse que não entendi o que você quis dizer,
Imam Ali (as) disse que as suas acções serão a testemunha.
REF- 1000 Virtudes e méritos do Imam Ali- pg-41/42. hadiths-100 a 116,