Em nome de Allah. O beneficiente, O Misericordioso

Em nome de Allah. O beneficiente, O Misericordioso

Vizinhos

Direitos dos Vizinhos no Islam.

PARTE 1

Um muçulmano deve manter boas relações com seus parentes, mas ele não deve injustamente favorecê-los sobre os outros. Além disso, um muçulmano deve ser bom para os seus vizinhos, não importa a sua religião. Mas o Profeta Muhammad (SAWW) nos ensinou que um “vizinho” não é apenas a porta de um lado, mas inclui todos aqueles que vivem em  40 casas em todas as direções – efetivamente um bairro inteiro.

Suratul An-Nissa (04) – Ayaat – 36. 

Adorai a Allah SWT. e não Lhe atribuais parceiros. Tratai com benevolência vossos pais e parentes, os órfãos, os necessitados, o vizinho próximo, o vizinho estranho, o companheiro, o viajante e os vossos servos, porque Allah SWT. não estima arrogante e jactancioso algum. (Alcorão 4:36)

 

Um  Ansar (emigrante) veio ao Profeta Muhammad (SAWW) e disse que ele comprou recentemente uma casa em uma área particular e que a sua pessoa mais próxima era tal que ele não tinha nenhuma esperança de qualquer bondade  e que ele sentia se inseguro das suas travessuras. O Profeta Muhammad (SAWW) disse ao Imam Ali (AS), Salman Al-Farsi, Abu Zar Ghaffari e Miqdad ibn Aswad para ir à mesquita e anunciar: “Ele não é um crente cujo vizinho é inseguro de suas travessuras. ” Eles anunciaram  três vezes e, em seguida, o Profeta Muhammad (SAWW) apontava para 40 portas para a direita e 40 para a esquerda, indicando que 40 casas em cada sentido do bairro constituem queridos. Qualquer um é obrigado a observar os seus direitos.

Esta preocupação com os nossos vizinhos pode assumir muitas formas. Significa garantir que os nossos vizinhos têm as necessidades básicas, para um muçulmano não deve comer, se o seu vizinho está passando fome. Isso significa que os muçulmanos devem desejar para os seus vizinhos o que eles desejam para si. Significa compartilhar a sua felicidade e tristeza. Além disso, significa não espioná-los e respeitar a sua privacidade, não fofocar sobre eles, para não prejudicá-los de alguma forma, e para manter as áreas de uso comum – como entradas em edifício de apartamentos, ruas e calçadas – limpas.

O Profeta Muhammad (SAWW) foi dito de uma mulher que orou muito durante a noite  e jejuou muito durante o dia e dava esmolas generosamente, mas cujos vizinhos reclamavam  da sua língua abusiva. Ele disse que ela estaria no inferno. Quando o Profeta Muhammad (SAWW) foi dito de outra mulher que não faz todos esses actos de adoração se não apenas as obrigatória (wajib), mas cujos vizinhos estavam felizes com ela, ele disse que ela estaria em Paraíso. 

 

PARTE 2

Assim, vemos a importância de ser bom para os nossos vizinhos, tanto em ações como em palavras.

O Profeta Muhammad (SAWW) sobre os direitos do próximo, disse: “É para ajudá-lo se ele pede a sua ajuda, para emprestar-lhe se ele pede emprestado de você, para satisfazer as suas necessidades, se ele se torna pobre , para consolá-lo, se ele é visitado por uma aflição, para parabenizá-lo, se está satisfeito com a boa fortuna, para visitá-lo se ele ficar doente, para assistir ao seu funeral se ele morrer, não para tornar a sua casa mais alta do que do seu vizinho sem o seu consentimento para que você negar-lhe a brisa, para oferecer-lhe frutos quando você comprar alguns ou para levá-los secretamente para sua casa, se você não fizer isso (oferecer-lhe), nao da nas maos dos seus filhos quando estiverem com os vizinhos de modo a não perturbar os filhos deles, nem incomodá-lo por o cheiro tentador de seu alimento, a menos que você enviar-lhe um pouco. 

” A Escala de Sabedoria, P.234/235 No.1308”

Nobre Alcorão nos diz que toda a humanidade é descende de um casal, Adão e Eva. Assim, somos todos irmãos e irmãs, e as nossas diferenças de línguas e cores são apenas uma misericórdia para que pudéssemos conhecer um ao outro. Língua e raça nunca deve ser uma razão para discriminar pessoas.



PARTE 3

Imam Ali (AS) disse: A pessoa é seu irmão na fé, ou o seu equivalente na humanidade.

Islam e a Vizinhança (Neighborhood): Bondade a um vizinho não-muçulmano

O vizinho tem um estatuto especial no Islam. O Islam encoraja os muçulmanos a tratar os seus vizinhos, de forma suave, que reflete o espírito verdadeiro e genuíno do Islam como exemplificado em seu aspecto tolerante especialmente com pessoas de outras religiões. Não faz diferença se os vizinhos são muçulmanos ou não-muçulmanos. Uma senhora afirmou que ela uma vez perguntou ao Nabi Muhammad (SAWW), “O Mensageiro de Allah! Tenho dois vizinhos. Para quem devo enviar os meus presentes?” O Profeta Muhammad (SAWW) disse: “Para aquele cujo portão está mais perto de você.”

É claro a partir do Hadith acima, Professa que os muçulmanos são encorajados a não só tratar os nossos vizinhos amavelmente, mas também para trocar presentes com eles. O texto de Hadith não indica se a pessoa com quem estamos a trocar  presentes é um muçulmano ou não.

 

PARTE 4

Abaixo estão 10 dicas sobre como abordar seus vizinhos não-muçulmanos em uma maneira amável que exemplifica costumes islâmicos:

  1. Ser bom para os vizinhos não é restrito apenas para aqueles que compartilham o mesmo edifício com você. Seu companheiro de quarto no dormitório é o seu vizinho, a pessoa sentada atrás de você ou ao seu lado em um ônibus ou em um ponto de ônibus é seu vizinho, a uma partilha de seu escritório no trabalho é seu vizinho, a pessoa que desfruta de ar fresco ao seu lado em um jardim público é também um vizinho. Você deve tratar todas as pessoas gentilmente e socializar com eles dentro do âmbito permitido de lei sharia islâmico.
  2. Apresente à sua família a seus vizinhos quando você se mudar para um novo local ou quando novos vizinhos entrarem também irá ajudar a aliviar os receios ou tensões que possam ter sobre os muçulmanos. Além disso, não se esqueça de dizer ADeus quando você ou eles se mudares.
  3. Cuidar deles continuamente, especialmente nos momentos de necessidade e sofrimento, como “o próximo em necessidade é um vizinho, na mesma.” Se um vizinho é idoso ou doente crónico, ofereca se voluntariamente em dicas, conselhos para ele ou ela.
  4. Ao lidar com os vizinhos, é mais seguro com aqueles do mesmo sexo. Isso não significa que você deve parar de socializar no trabalho ou escola com seus colegas não-muçulmanos ou colegas do sexo oposto, mas esteja ciente das armadilhas de sheitan. Fora da hora do trabalho ou das aulas etc a socialização deve ser com pessoas do mesmo sexo.
  5. Ao socializar com os não-muçulmanos, ser cauteloso de se tornar demasiado suave, por causa da sua crenca e princípios. Por exemplo, não sair para beber com eles. Eles irão respeitá-lo mais por respeitar os seus princípios do que por quebrar as regras.

 

PARTE 4.1

  1. Além de compartilhar idéias, você pode compartilhar as refeições com eles, convidando-os para jantar no fim de semana ou aceitar seu convite para o mesmo, desde que você informá-los sobre suas restrições alimentares (Halal e Haram) como um muçulmano.
  2. Realizar visitas mútuas para que as famílias possam interagir de forma construtiva. Se a discussão se voltar para a religião, o foco em áreas de interesse comum. Por exemplo, se seus vizinhos são cristão, então você não deve entrar em uma discussão fútil com eles sobre se Jesus é Deus encarnado ou não. Em vez disso, diga-lhes em que medida o Islã homenageia todos os Profetas e Mensageiros de Deus como um todo, e que Jesus é concedido um status especial entre os profetas de Deus e Mensageiros.
  3. Ao socializar com os vizinhos, apresentar a sua religião (o Islão) da melhor maneira. Se você se depara com uma questão difícil ou uma distorção sobre o Islã, não ter vergonha de parar por um tempo e dizer-lhes que você vai tentar entrar em contato com uma pessoa mais experiente para buscar a orientação sobre a questão levantada. Assim, logradouro deve ser reforçada, e as áreas de dissensão nunca deve ser levantada.
  4. Se os seus vizinhos mostrar interesse no Islam, convidá-los a participar de eventos islâmicos, e até mesmo para acompanhá-lo até a mesquita para ver como é. Pode ser que seus corações se suavizou ao Islam, e se eles permanecem não-muçulmano, pelo menos você conseguiu quebrar a barreira. Você também pode visitar a igreja onde seus vizinhos se eles orar convidamos você a fazer isso, mas aqui você deve ser cauteloso para não praticar qualquer ato que sua religião proíbe. Em breve, ser apenas um monitor  vigilante.
  5. Tenha sempre em mente a recompensa do poderoso que está guardada  para você, a partir de agora, quando você mostrar a bondade de um vizinho.

 

PARTE 5

   Sayyed Jawad Ameli, um Mujtahid grande, estava tendo o seu jantar, quando alguém bateu a sua porta. Um servo do seu mestre, Ayatullah Sayyed Mehdi Bahrul Uloom, apareceu e disse: “. Seu mestre mandou você vir imediatamente Ele acabou de sentar-se para o seu jantar, mas se recou a comer até que ele fosse.”

   Não havia tempo a perder. Sayyed Jawad Ameli deixou o seu jantar e correu para a residência do Ayatullah Sayyed Mehdi Bahrul Uloom . Assim como ele entrou, o mestre olhou com desaprovação para ele e disse: ” Sayyed Jawad você não tem medo de Allah SWT.? Você não sente vergonha na frente de Allah SWT. ?”

   Isso foi como um choque para ele, pois ele não conseguia se lembrar de fazer qualquer coisa para incorrer na ira do seu mestre. Sayyed Jawad Ameli disse: “Meu senhor pode me orientar onde eu falhei ?.”

      Ayatullah Sayyed Mehdi Bahrul Uloom respondeu: “Faz agora uma semana que o seu vizinho e a sua família estão sem trigo e arroz Ele estava tentando comprar em algumas lojas a crédito, mas o comerciante se recusou a conceder-lhe crédito e voltou a casa de mãos vazias e a família está sem um bocado de comida. “

     Sayyed Jawad Ameli foi encontrado de surpresa. “Por Deus”, ele disse, “Eu não tenho conhecimento sobre isso.”

     É por isso que eu estou descontente com isto tudo .

     Como você pode não ter consciência do seu proprio vizinho ? Sete dias de dificuldades se passaram e você está ma dizer que  não sabe sobre isso !. Bem, se você tivesse tomado conhecimento e ignorado , apesar do seu conhecimento, então você não seria mesmo um muçulmano “, Ayatullah Sayyed Mehdi Bahrul Uloom acrescentou.

    Em seguida, ele instruiu-o a levar toda a comida da sua mesa para o seu visinho. “Sente-se com ele para comer, para que ele não se sinta envergonhado. Leve esta soma de valores para a sua alimentação futura. Colocá-a debaixo dum travesseiro ou tapete para que ele não se sinta humilhado, e informa-me quando este trabalho estiver concluído, para eu nao comer antes. “

 

PARTE 6 (O ultimo)

Salamun Alaikum, um leve aceno de cabeça, um Olá breve no corredor ou talvez ajudando com um carro preso na neve durante o inverno. Isso é geralmente a mais de comunicação que muitos de nós temos com aqueles que são fisicamente mais perto de nós do que a maioria dos nossos parentes, nossos vizinhos.

O Profeta Muhammad (SAWW.) disse uma vez, “Jibril (Gabriel) AS. manteve recomendação dos vizinhos, tratem com bondade até que eu pensei que ele iria atribuir uma parte da herança.”

Mas vamos pensar em algo menor. Como sobre comida? Tem sido dito que a comida une. Enquanto todos nós temos nossos próprios gostos, alimentos como frutas, legumes, batatas fritas, bolachas, biscoitos, pães, etc, podem ser encontrados em praticamente todas as nossas casas, mesmo aqueles que se agarram firmemente às suas identidades étnicas.

Quando foi a última vez que nos ofereceu as criancas do andar de baixo um saco de batatas fritas ou bolachas ? Quando foi a última vez que cortou alguma melancia em um dia quente e ofereceu a nossos vizinhos?

“O Abu Dharr! Sempre que você preparar um caldo, coloque bastante água nela e deia um pouco para os seus vizinhos”, o Profeta Muhammad (SAWW) aconselhou ao seu companheiro.

Na África e em muitos outros países muçulmanos, através da partilha de alimentos com os nossos vizinhos, estamos literalmente a reduzir os ataques de fome de muitos. Mas não é só sobre a fome sempre que compartilhe com os vizinhos. Aqui, a partilha é realmente sobre a bondade, a cerca de unir as pessoas, compartilhando o que é comum à nossa humanidade. É também sobre a construção de relações de vizinhança através de pequenos actos de bondade.

“Por Deus, ele não é um crente! Por Deus, ele não é um crente! Por Deus, ele não é um crente,” O Profeta Muhammad (SAWW) disse.

Foi perguntado: “Quem é que é, ó Mensageiro de Allah SWT.?”

O Profeta Muhammad (SAWW) disse: “Aquele cujo vizinho não se sente seguro do seu mal.”

Pode ser que não é tão ruim. Pelo menos não gritar e gritar com os nossos vizinhos, ameaçá-los, enganá-los ou mentir para eles. Mas somos lembrados da nossa negligência para com os nossos vizinhos quando percebemos que a forma como nós os tratamos diz respeito à nossa relação com Deus, que é a essência do que somos como muçulmanos.

O Profeta Muhammad (SAWW) disse: “O melhor dos companheiros para com Allah SWT. é o único que é melhor para seus companheiros e o melhor de vizinhos para Allah SWT. é o único que é o melhor deles com o seu próximo.”

Depois de conhecer factos acima, é boa oportunidade para lembrar o ditado de Bibi Fátima Zahra (SA): “Al-Jaar Thumma Al-Daar” – “(Cuidado com os direitos dos) os vizinhos antes (a sua própria) para casa.”

Aqui estão mais algumas tradições que mostram o amor islâmica para os vizinhos:

O Profeta disse: Esse homem não é de mim que dorme satisfeito enquanto seu vizinho dorme com fome.

Al-Imam `Ali ibn Al-Husayn (AS) em seu Risalat al-Huqúq, disse: Estes são os seus deveres para com o próximo: Proteja os seus interesses quando eles estao ausentes; lhe mostre respeito quando ele está presente; ajudá-lo quando ele é infligido com qualquer injustiça.

 

Fim